30 de agosto de 2007

Bacalhau com crumble de broa de milho



Uma interpretação chiquérrima do tradicional bacalhau com broa...! A receita original é da autoria do jovem e talentado chefe José Avillez, responsável pela cozinha do 100 Maneiras, restaurante do luxuoso Hotel Villa Albatroz de Cascais. A receita vinha numa reedição da prestigiada revista Gula (edição portuguesa) e deu-me logo vontade de por mãos à obra. Não estava muito bem explicada, mas fui deduzindo algumas coisas com o que percebo de culinária, e cheguei a este delicioso prato cuja apresentação é tão importante quanto o sabor... Perfeito para um jantar especial à luz das velas.

Ingredientes para 2 pessoas

- 1 posta de bacalhau demolhado (200 g)
- leite q.b.
- 3 cebolas cortadas em meias-luas finas
- 4 dentes de alho laminados
- 1 folha de louro
- 2 dl de vinho branco
- 30 g de pimento morrone de conserva (ou piquillo) cortado em tiras
- 2 rodelas de tomate seco
- azeite q.b.
- mangericão picado q.b.

Crumble

- 100 g de broa de milho esfarelada
- 10 g de casca de lima cortada em palitos finíssimos
- 10 g de pimenta preta moída na altura
- manteiga q.b.

Preparação

Colocar o bacalhau numa tigela e cobrir com leite. Deixar repousar por 1 hora. Pré-aquecer o forno a 180ºC.

Escorrer muito bem o bacalhau e reservar. Dispor as meias-luas de cebola, os alhos laminados e o louro numa assadeira. Colocar a posta de bacalhau por cima. Regar com o vinho branco e um fio de azeite. Levar a assar no forno por 15-20 minutos, a 180ºC.

Misturar um pouco de mangericão picado com azeite e deixar tomar gosto.

Retirar a assadeira do forno. Lascar o bacalhau e reservar. Reservar metade da mistura de cebola e alho, escorrida do líquido. Com a outra metade, fazer um molho usando o liquidificador ou a varinha mágica. Reservar.

Preparar o crumble: saltear a broa de milho esfarelada em manteiga, juntamente com os palitos de casca de lima e a pimenta até ficar bem dourada. Retirar do lume e reservar.

Aquecer um pouco o pimento morrone e os tomates secos previamente escorridos. Misturar as tiras de pimento com as meias-luas de cebola reservadas.

Montar os pratos com o auxílio de um aro: começar por colocar uma camada da mistura de cebola e pimento no aro. Sobrepor as lascas de bacalhau e cobrir com um pouco de molho de cebola. Polvilhar com o crumble de broa e finalizar com o tomate seco.

Decorar o prato com o azeite de mangericão e servir de imediato.

Bacalhau demolhado : Bacalhau dessalgado - Broa de milho : Pão de milho português - Pimento : Pimentão - Aquecer : Esquentar - Varinha mágica : Mixter

29 de agosto de 2007

Batatas gratinadas com queijo roquefort



Sempre que preparo uma receita deste tipo, o meu pensamento voa para três amantes confessas de batatas: Ines, Silvia e Agdá... ;-)

Este não é propriamente um prato de Verão, mas cozinhei-o para aproveitar um pedaço de queijo azul não suficientemente bom para acabar simplesmente saboreado com pão fresco e um copo de vinho tinto do Douro. Todavia, o gratinado ficou excelente. É impecável como acompanhamento ou até prato completo.

Ingredientes para 4 pessoas

- 1 kg de batatas
- 150 g de queijo azul (roquefort, gorgonzola...)
- 200 g de natas light
- 50 g de manteiga
- tomilho picado q.b.
- noz-moscada moída
- sal & pimenta moída na altura

Preparação

Pré-aquecer o forno a 200ºC. Untar uma assadeira com metade da manteiga. Reservar.

Descascar as batatas e cortá-las em rodelas finíssimas. Lavar e secar muito bem. Reservar.

Esmagar o queijo azul com um garfo e juntar as natas. Temperar com um pouquinho de noz-moscada, uma pitada de tomilho picado, sal e pimenta. Misturar muito bem e reservar.

Dispor uma camada fina de rodelas de batata no fundo da assadeira. Regar com um pouco do creme de queijo e recomeçar a operação até se esgotarem os ingredientes.

Espalhar a manteiga restante cortada em pedacinhos pela superfície das batatas e levar ao forno por 1 hora, a 200ºC. Retirar a assadeira do forno e servir de seguida.



Natas : Creme de leite - Pimenta : Pimenta do reino

A minha sacolinha ecológica



No outro dia, a querida Dani Toré - autora do delicioso Umbigo no Fogão - lançou a Corrente Ecobags. Achei a ideia excelente! Aqui podem ver a minha sacolinha ecológica... Fabricada com fibras 100% recicladas, naturais e biodegradáveis, foi comprada por uma pechincha num supermercado qualquer. Não se nota na fóto, mas esta sacolinha tem lá dentro (nas partes laterais) um sistema engenhoso para manter as garrafas direitas. Mostre-nos também a sua...! :-)

Tarte de amêndoas e pinhões



A tarte de amêndoas é dos bolos portugueses tradicionais que mais gosto. Também sou fã da versão confeccionada com pinhões no lugar das amêndoas que encontramos à venda nas pastelarias de Alcácer do Sal. Esta tarte divinal da fóto - que combina os dois frutos secos, foi feita pela D. Ana V., uma senhora alentejana querida natural de Santo André, amiga e vizinha dos meus sogros. A D. Ana é sem dúvida uma das mais dotadas doceiras que jamais conheci. A sua tarte de amêndoas e pinhões é literalmente de comer e chorar por mais...!

Ingredientes para 6 pessoas

Massa

- 3 ovos
- 3 colheres (sopa) de manteiga amolecida
- 7 colheres (sopa) de açúcar
- 1 colher (café) de raspa de limão
- 10 colheres (sopa) de farinha de trigo
- manteiga para untar

Cobertura

- 3 colheres (sopa) de manteiga
- 3 colheres (sopa) de leite
- 3 colheres (sopa) de açúcar
- 100 g de amêndoas laminadas
- 50 g de pinhões



Preparação

Pré-aquecer o forno a 190ºC. Untar uma forma redonda com manteiga e reservar.

Bater a manteiga com o açúcar até obter um preparado esbranquiçada. Juntar os ovos, a raspa de limão e a farinha. Bater até a massa se apresentar lisa e homogénea.

Transferir a massa para a forma e levar ao forno por aproximadamente 15 minutos.

Preparar a cobertura: colocar a manteiga, o leite e o açúcar num tachinho. Levar a aquecer em lume brando sem parar de mexer com uma vara de arames até o preparado ficar cremoso e bem ligado. Juntar as amêndoas e os pinhões. Envolver.

Retirar a massa do formo e cobrir a superfície com o preparado anterior. Levar ao forno por mais 10 minutos, ou até a tarte se apresentar dourada.

Retirar a tarte do forno e deixar amornar. Servir a tarte levemente morna ou fria.


Tarte : Torta - Pinhões : Pinoles, pinoli...

28 de agosto de 2007

Salada de cappelletti à minha moda



Quando está calor, sabe muito bem uma saladinha fresca e colorida de massa... Perfeita para almoços no jardim e piqueniques.

Ingredientes para 4 pessoas

- 250 g de cappelletti colorido sem recheio
- 1 latinha de salsichas (tipo Nobre)
- 1/2 queijo de cabra fresco cortado em cubinhos (tipo Palhais)
- 1 pepino cortado em cubinhos
- 1 tomate grande cortado em cubinhos
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 1 colher (sopa) de vinagre
- 1 colher (café) de mostarda de Dijon
- 1 colher (café) de orégãos picados
- sal & pimenta

Preparação

Levar a massa a cozer al dente em água a ferver temperada de sal. Escorrer, passar por água fria corrente e escorrer novamente. Reservar.

Escorrer as salsichas e grelhá-las ligeiramente numa frigideira anti-aderente, em seco. Cortar as salsichas em pedacinhos e reservar.

Colocar o vinagre, a mostarda, sal, pimenta e os orégãos no fundo de uma saladeira. Bater até os ingredientes ficarem bem ligados. Juntar o azeite aos poucos, sem parar de bater até o molho se apresentar cremoso e homogéneo.

Adicionar a massa cozida, o pepino e o tomate. Envolver. Acrescentar os pedaços de salsicha e os cubinhos de queijo. Misturar delicadamente e cobrir com película alimentar. Deixar repousar no frigorífico por 1 hora antes de servir.

Ver também : Salada de fusilli com frango e pêssego

Massa : Macarrão
Orégãos : Orégano - Frigorífico : Geladeira
Pimenta : Pimenta do reino

Rissóis de atum



Sempre que posso, tento evitar fritos... Mas a verdade é que não consigo resistir a um bom rissol caseiro. Também não faço rissóis com frequência, nem em grandes quantidades. Após ter testado os de camarão, de peixe e de frango, experimentei estes, absolutamente deliciosos degustados frios, com uma cerveja gelada ou um copo de vinho verde a acompanhar nas tardes quentes de Verão...

Ingredientes para +/- 24 unidades

Massa

- 350 g de farinha de trigo
- 50 g de margarina vegetal
- 2 ovos batidos
- 0,5 l de água
- 1 pitada de sal
- farinha para polvilhar
- pão ralado q.b.
- óleo vegetal

Recheio

- 3 latas de atum em óleo
- 2 ovos cozidos picados
- 2 colheres (sopa) de maionese
- 3 colheres (sopa) de rodelas de azeitonas pretas
- 1 colher (sopa) de salsa picada

Preparação

Escorrer muito bem o atum e esmagá-lo com o auxílio de um garfo. Colocar o atum numa tigela. Juntar a salsa, as rodelas de azeitona, os ovos picados e a maionese. Misturar e reservar no frigorífico.

Levar a água a ferver juntamente com o sal e a margarina. Adicionar a farinha de uma só vez e mexer muito bem sem tirar do lume, até a massa se apresentar lisa e a descolar do tacho.

Retirar o tacho do lume. Transferir a massa para a bancada e deixar arrefecer. Amassar um pouco com as mãos. Estender a massa finamente com um rolo sobre a bancada polvilhada de farinha. Recortar círculos de massa com o auxílio de uma chávena de chá ou de um copo grande virado.

Distribuir o recheio de atum pelos discos de massa. Fechar em meias-luas, pressionando as bordas com a ponta dos dedos para soldar.

Passar os rissóis pelo ovo batido e depois por pão ralado. Levar a fritar dos dois lados em óleo aquecido até ficarem dourados e estaladiços. Escorrer sobre papel absorvente e deixar arrefecer por completo antes de servir.

Rissóis : Rissoles - Pão ralado : Farinha de rosca - Frigorífico : Geladeira - Chávena : Xícara - Arrefecer : Esfriar - Descolar : Desgrudar - Papel absorvente : Papel toalha

27 de agosto de 2007

Picanha grelhada à brasileira



A picanha conquistou os Portugueses há algum tempo, e já é muito frequente esta suculenta peça de carne bovina aparecer nos churrascos lusos do Domingo. Para sorte nossa, encontra-se à venda por todo o lado picanha de excelente qualidade directamente importada do Brasil. Até hoje, a mais deliciosa que jamais comi foi uma grelhada no espeto, num restaurante de rodízio da minha terra, o Boi Preto - que recomendo; é maravilhoso: seja do ponto de vista da comida como do serviço ou do quadro. Mas de vez em quando, também a grelhamos em casa, pois o meu carnívoro assumido de marido é mais que fã. Toda a gente conhece mais ou menos a receita, mas aqui fica a nossa, simples e deliciosa...

Ingredientes para 4 pessoas

- 1 peça de picanha
- sal grosso q.b.
- 2 colheres (sopa) de óleo vegetal
- 6 dentes de alho descascados

Preparação

Com o auxílio de uma faca bem afiada, fazer uns sulcos na camada de gordura da carne, formando um xadrez. Temperar toda a peça de carne com sal grosso.

Cortar fatias de aproximadamente 3-4 cm de espessura partindo da parte mais larga da picanha. Reservar.

Picar os dentes de alho e colocá-los num almofariz juntamente com o óleo. Fazer uma pasta homogénea e reservar.

Preparar a churrasqueira. Grelhar os pedaços de picanha não muito perto das brasas (+/- 15 cm) até obter o ponto de cozedura desejado. Virar a carne uma única vez, salpicando nesse momento com um pouco de pasta de alho.

Servir de imediato, acompanhando com feijão preto, farofa, arroz branco, abacaxi grelhado e salada.

Corrente de amizade


Getty Images

Agradeço do fundo do coração os queridos Vitor Hugo, Laurinha, SMAS, Célia, Luna, Miss Shiva, Marizé, Migas, Valentina, Anette e Conceição por me terem incluído nas suas correntes de amizade. Fiquei sinceramente emocionada e lisonjeada. :-)

Normalmente, eu deveria nomear também mais 10 blogueiros para prolongar esta corrente, mas é-me impossível fazê-lo: gosto muito de vocês todos que me inspiram, visitam, deixam comentários queridos e encorajam a continuar em frente com o blog.

Beijinhos para todos os blogueiros e blogueiras que constam nesta lista... E também para os não-blogueiros que me visitam.

Risotto com tomate e espinafre



Sempre que faço risotto tenho um pensamento para a querida Eliana, uma especialista na matéria... É uma comidinha simples, mas que pede paciência e dedicação. Não se pode abandonar a proximidade do fogão para ir mudar o CD que estava a tocar ou atender uma chamada telefónica enquanto se cozinha um risotto...! Todavia, o resultado final vale a pena...

Ingredientes para 4 pessoas

Caldo

- 3 l de água
- 80 g de cenouras cortadas em pedaços
- 50 g de aipo cortado em pedaços*
- 1 cebola cortada em quartos
- 1 dente de alho descascado
- 1 folha de louro
- 1 haste de orégãos
- 1 haste de tomilho
- 5 hastes de salsa
- sal & pimenta

* ou a rama verde de 1 alho-francês

Arroz

- 1 ramo de espinafres
- 100 g de tomates secos cortados em pedaços
- 2 tomates sem pele nem sementes cortados em cubos
- azeite q.b.
- 1 dl de vinho branco seco
- 1/2 cebola picada finamente
- 400 g de arroz arborio (ou carolino)
- 150 g de queijo parmesão ralado
- sal & pimenta

Preparação

Preparar o caldo de legumes: colocar a água, o aipo, a cenoura, a cebola, o dente de alho, o louro, a salsa, os orégãos e o tomilho numa panela. Temperar com sal e pimenta. Levar a ferver. Baixar o lume e cobrir com uma tampa. Deixar cozer até o caldo reduzir para metade. Filtrar o caldo e reservar.

Lavar, arranjar e secar os espinafres. Aquecer um pouquinho de azeite e refogar ligeiramente as folhas de espinafre juntamente com o tomate seco e o tomate fresco. Regar com um fio de vinho branco, deixar evaporar e reservar.

Levar a cebola picada a dourar num pouco de azeite. Juntar o arroz e refogar por uns minutos. Adicionar o vinho branco restante e deixar evaporar em lume forte.

Adicionar pequenas quantidades de caldo quente aos poucos, sem parar de mexer, por aproximadamente 20 minutos, ou até o arroz ficar cozido al dente. À medida que o arroz vai secando, verter mais um pouco de caldo, sempre que for necessário. Rectificar os temperos.

Retirar o risotto do lume. Envolver o preparado de espinafres e tomate, assim como o queijo ralado. Servir de imediato.

Ver também : Risotto com funcho


Aipo
: Salsão - Orégãos : Orégano - Alho-francês : Alho-poró - Ramo : Maço - Pimenta : Pimenta do reino

23 de agosto de 2007

Sopa tailandesa de camarão e legumes



Adoro sopas asiáticas ! São muito aromáticas e tão equilibradas do ponto de vista nutritivo que constituem refeições completas. Esta, tailandesa, requer alguns ingredientes exóticos mais raros, mas vale a pena experimentar de tão boa que é: levemente picante, perfumada, rica... Uma perdição de sopa...!

Ingredientes para 4 pessoas

- 2 colheres (sopa) de pasta de tamarindo
- 4 malaguetas vermelhas pequenas picadas finamente
- 2 dentes de alho esmagados
- 2 cm de raiz de gengibre descascada e picada finamente
- 4 colheres (sopa) de molho de peixe
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 1,25 l de caldo de peixe
- 8 folhas de lima kaffir (ou folhas de lima corrente)
- 100 g de cenouras cortadas em rodelas finas
- 350 g de batatas cortadas em cubinhos
- 1 chávena (chá)* de maçarocas de milho bebés cortadas ao meio no sentido longitudinal (ou uma quantidade equivalente de milho em grão enlatado)
- 3 colheres (sopa) de coentros frescos picados grosseiramente
- 100 g de tomates-cereja cortados em metades
- 225 g de camarão médio descascado

* 1 chávena (ou xícara) de chá = 1 boião (pote) de iogurte

Nota : comprei a pasta de tamarindo, o molho de peixe, as maçarocas de milho bebés e as folhas de lima kaffir no supermercado Exotica Asia Market de Sacavém (onde há descontos especiais para os leitores deste blog).

Preparação

Colocar a pasta de tamarindo, as malaguetas picadas, o alho esmagado, o gengibre, o molho de peixe, o açúcar e o caldo de peixe numa panela. Juntar as folhas de lima previamente esfarrapadas. Levar a ferver, mexendo sempre para ligar os ingredientes.

Reduzir o lume e adicionar as rodelas de cenoura, os cubinhos de batata e o milho. Envolver.

Deixar a sopa cozer em lume brando, sem tampa, por 10 minutos, ou até os legumes ficarem tenros.

Acrescentar os coentros picados, os tomates-cereja e o camarão sem parar de mexer. Cozinhar por mais 5 minutos. Distribuir a sopa por tigelas e servir de imediato.


Coentros frescos : Cheiro verde (Nordeste)

22 de agosto de 2007

Peitos de frango ao creme de espargos



Não aprecio mesmo nada sopas desidratadas. Mas costumo sempre ter alguns pacotes na despensa - essencialmente de cebola, rabo de boi ou camarão, que uso exclusivamente como bases para molhos e temperos. E de vez em quando, acho engraçados e práticos os pratos que se podem fazer com elas, como este - razoavelmente bom - que surgiu um dia onde eu andava pouco inspirada para cozinhar...

Ingredientes para 4 pessoas

- 4 peitos de frango sem peles nem ossos
- 400 g de natas light
- 1 pacote de sopa instantânea de espargos*
- 1 colher (sopa) de manteiga
- salsa picada q.b.

* também fica bom com sopa de cebola ou creme de legumes.

Preparação

Pré-aquecer o forno a 200ºC. Untar uma assadeira com a manteiga e reservar.

Colocar a sopa desidratada num prato e passar os peitos de frango por esta, pressionando um pouco com a ponta dos dedos para a carne ficar bem coberta.

Transferir os peitos de frango para a assadeira e regar com as natas. Levar ao forno a 200ºC por 20-25 minutos ou até os peitos de frango se apresentarem cozidos e dourados.

Colocar os peitos de frango numa travessa e polvilhar com salsa picada à gosto. Servir de seguida, acompanhando com legumes cozidos ou arroz.


Espargos : Aspargos - Natas : Creme de leite

Restaurante vegetariano

A primeira vez...

Empadas de queijo



Desde que vi o dourado irresistível destas empadas de queijo no delicioso blog Pitadinhas, não parei de salivar... Testei-as quase de imediato após ter lido o post da querida Laurinha e garanto que vou repetir muitas vezes: adorei! Estas empadas ficam óptimas como entradas ou aperitivos. Também podem ser levadas para piqueniques, churrascos, etc. E sabem tão bem quentes como mornas ou frias. Obrigada pela preciosa receita, Laurinha...!

Ingredientes para +/- 10 unidades

Massa

- 5 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado finamente
- 3 colheres (sopa) bem cheias de margarina vegetal amolecida
- 4 colheres (sopa) de leite
- 6 colheres (sopa) de farinha de trigo
- sal
- margarina para untar

Recheio

- 250 g de queijo das Minas* fresco esmagado com um garfo
- 1/2 chávena (chá)** de leite
- 4 ovos ligeiramente batidos
- sal & pimenta

* não tinha. Usei queijo mozzarella ralado grosseiramente, mas julgo que também ficam muito boas com outro tipo de queijo fresco tipo Palhais e afins...
** 1 chávena (ou xícara) de chá = 1 boião (pote) de iogurte

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar forminhas para empadas com um pouco de margarina. Reservar.

Preparar a massa: misturar o queijo parmesão com a margarina, sal (pouco, o queijo já tendo bastante sal), o leite e a farinha. Amassar com as mãos até a massa ficar bem ligada e homogénea.

Dividir porções de massa pelas forminhas e forrar, estendendo a massa com a ponta dos dedos. Reservar.

Misturar o queijo com o leite, os ovos, sal e pimenta. Distribuir o recheio pelas forminhas e levar ao forno por aproximadamente 30 minutos, a 180ºC. Retirar as empadas do forno e desenformar.


Pimenta
: Pimenta do reino

Mozzarella : Mussarela

21 de agosto de 2007

Espetadas de salmão com pimentos



Gosto muito de salmão, mas acho que aquele criado em viveiro que encontramos à venda por todo o lado é muito gordo. Prefiro de longe o salmão selvagem, mais saboroso e magro, mas difícil de arranjar. Só aprecio salmão de viveiro grelhado, no entanto. Fiz estas simples espetadas com um filete enorme e ficaram deliciosas...

Ingredientes para 4 pessoas

- 1 filete de salmão de aproximadamente 600 g
- sumo de 1 limão grande
- 2 colheres (sopa) de azeite
- ervas picadas q.b. (orégãos, tomilho, alecrim...)
- sal & pimenta moída na altura
- 1/2 pimento vermelho
- 1/2 pimento verde
- 4 tomates-cereja
- azeite para untar

Preparação

Lavar e secar o filete de salmão. Cortá-lo em cubos não muito pequenos. Colocar os cubos de salmão numa tigela. Juntar o sumo de limão, o azeite, ervas à gosto, sal e pimenta. Envolver e deixar repousar por pelo menos 30 minutos.

Lavar e arranjar os pimentos, removendo as partes brancas e as sementes. Cortar os pimentos em cubos e reservar. Preparar a churrasqueira (ou um grelhador de cozinha).

Escorrer e secar os cubos de salmão. Picar 1 tomate-cereja no topo de cada espeto de madeira e, depois, alternar cubos de salmão e de pimentos até se esgotarem os ingredientes.

Grelhar as espetadas sobre uma grelha untada de azeite, não muito perto das chamas, até se apresentarem douradas mas não queimadas, virando-as de vez em quando. Servir de imediato, com salada mista e arroz branco.

Sumo : Suco - Orégãos : Orégano
Pimento : Pimentão - Filete : Filé
Pimenta : Pimenta do reino

Tigelada



A tigelada é um doce tradicional do centro de Portugal confeccionado numa caçoila de barro e composto por ingredientes simples - ovos, leite e açúcar, com aromas delicados de limão e canela. Esta tigelada que podem ver na fóto - deliciosa - foi feita pela nossa tia Mimi, uma cozinheira de mão cheia radicada no Alentejo mas natural da Beira Baixa. Aqui segue a receita desta sobremesa à moda antiga...

Ingredientes para 6-8 pessoas

- 300 g de açúcar
- 2 colheres (sopa) de farinha
- 9 ovos
- raspa de 1 limão
- 1 colher (chá) de canela em pó
- 7,5 dl de leite

Preparação

Pré-aquecer o forno a 220ºC. Bater ligeiramente os ovos.

Misturar muito bem o açúcar com a farinha. Juntar os ovos batidos aos poucos, sem parar de bater com uma vara de arames.

Adicionar a raspa de limão, a canela em pó e o leite. Envolver. Transferir o preparado para uma panela de barro média e levar ao forno a 220ºC por 40 minutos.

Retirar a panela do forno e deixar arrefecer por completo. Reservar no frigorífico. Servir a tigelada na própria panela de barro, decorada com rodelas de limão e paus de canela.


Arrefecer : Esfriar - Frigorífico : Geladeira

20 de agosto de 2007

Entrecosto à texana



Quem é que nunca ouviu falar nos famosos spare ribs tão apreciados nos churrascos americanos...? Esta é uma receita do Texas, um estado já bastante influenciado pelo México, sobretudo no que toca a culinária. A carne fica deliciosamente agridoce, estaladiça e caramelizada...

Ingredientes para 4 pessoas

- 2 kg de entrecosto de porco
- 4 colheres (sopa) de ketchup
- 3 colheres (sopa) de mel
- 2 dentes de alho espremidos
- 1 colher (sopa) de mostarda
- 2 colheres (sopa) de óleo
- sal & pimenta

Preparação

Cortar o entrecosto em pedaços grandes e reservar.

Num prato fundo, misturar o ketchup com a mostarda, o mel, o óleo, o alho espremido, sal e pimenta. Juntar os pedaços de entrecosto e envolver muito bem. Cobrir com película aderente e deixar repousar no frigorífico por pelo menos 45 minutos.

Preparar a churrasqueira (ou pré-aquecer o forno a 200ºC).

Escorrer os pedaços de carne, reservando a marinada. Grelhar a carne no churrasco até ficar bem cozida e dourada, virando os pedaços só uma vez. Pincelar frequentemente com a marinada (no forno, assar a carne sobre a grelha por 35-40 minutos em posição gril, na parte mais alta do forno e com o tabuleiro por baixo da grelha).

Transferir os pedaços de carne para uma travessa e servir de imediato, acompanhando com salada mista, arroz à mexicana e pão de alho.

Entrecosto : Costela, costelinha
Ketchup : Catchup - Pimenta : Pimenta do reino
Frigorífico : Geladeira

Cake de curgete, queijo de cabra e ervas



Em França, durante o Verão, é muito habitual confeccionar este tipo de bolos salgados. São óptimos para piqueniques, aperitivos, lanches, etc. mas também podem constituir refeições ligeiras acompanhados com salada. Este é aromático e fresco...

Ingredientes para 6 pessoas

- 200 g de farinha para bolos com fermento*
- 3 ovos
- 50 g de queijo emmental ralado (ou gruyère, queijo da Ilha...)
- 1 dl de azeite
- 1,5 dl de leite
- 150 g de queijo de cabra fresco cortado em cubinhos**
- 3 colheres (sopa) de ervas frescas picadas***
- 1 curgete pequena ralada
- sal & pimenta
- azeite e farinha para a forma

* ou 200 g de farinha de trigo + 1 saqueta de fermento em pó.
** tipo Palhais. Ou queijo feta.
*** salsa, cebolinho, hortelã...

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma rectangular (tipo bolo inglês) com azeite e polvilhar com farinha. Reservar.

Misturar a farinha com um pouco de sal e pimenta. Juntar os ovos e envolver. Adicionar o azeite e o leite. Bater muito bem até a massa se apresentar lisa e homogénea.

Acrescentar os cubinhos de queijo de cabra, o queijo ralado, a curgete ralada e as ervas picadas. Misturar delicadamente com o auxílio de uma colher de pau.

Transferir o preparado para a forma. Levar ao forno por 45 minutos, a 180ºC. Verificar a cozedura do bolo com um palito ou uma lámina fina. Deixar amornar um pouco e desenformar sobre uma grelha. Deixar arrefecer por completo antes de fatiar.


Curgete
: Aboborinha - Pimenta : Pimenta do reino

Cebolinho : Ciboulettes - Arrefecer : Esfriar

14 de agosto de 2007

Bolinhos de atum



Uns bolinhos fofos e saborosos, óptimos para aproveitar sobras de batatas cozidas. Deliciosos servidos quentes ou mornos, com uma salada mista...

Ingredientes para 4 pessoas

- 200 g de batatas cozidas
- 1 cebola picada finamente
- 1 dente de alho espremido
- 1 pitada de piri-piri em pó
- sal & pimenta
- 1 limão (ou lima)
- 1 colher (chá) de pimento vermelho picado finamente
- 1 lata de atum em óleo
- 1 ovo batido
- 50 g de pão ralado
- óleo vegetal para fritar

Preparação

Escorrer muito bem o atum. Esmagar com um garfo e reservar.

Fazer um puré com as batatas cozidas. Colocar o puré numa tigela. Juntar a cebola, o alho e o piri-piri. Temperar com sal e pimenta. Envolver muito bem.

Regar com o sumo de 1/2 limão. Incorporar o pimento picado e o atum. Misturar até o preparado se apresentar ligado e homogéneo.

Moldar bolinhas com as mãos. Passar as bolinhas pelo ovo batido e depois pelo pão ralado.

Aquecer óleo numa fritadeira e juntar os bolinhos. Fritar até ficarem dourados de todos os lados.

Escorrer sobre papel absorvente e transferir para um prato de servir. Decorar com rodelas do limão restante e servir de imediato. Acompanhar com salada mista.

Piri-piri : Pimenta - Pimenta : Pimenta do reino - Pimento : Pimentão - Pão ralado : Farinha de rosca - Sumo : Suco - Papel absorvente : Papel toalha

13 de agosto de 2007

Espinafres com cogumelos à oriental





Até dia 17 de Agosto, o espinafre é o rei da quinzena no portal Colher de Tacho. Resolvi apresentar esta receita chinesa muito boa apesar de ser pouco fotogénica. Um acompanhamento delicioso e diferente para pratos orientais...

Ingredientes para 4 pessoas

- 25 g de pinhões
- 500 g de folhas de espinafres limpas
- 1 cebola vermelha fatiada finamente
- 2 dentes de alho fatiados finamente
- 3 colheres (sopa) de óleo vegetal
- 400 g de cogumelos frescos (tipo champignon)
- 3 colheres (sopa) de passas de uva
- 2 colheres (sopa) de molho de soja
- sal

Preparação

Limpar muito bem os cogumelos, removendo os pés terrosos. Cortar em metades e reservar. Lavar e secar as folhas de espinafres.

Torrar ligeiramente os pinhões em seco numa frigideira anti-aderente. Reservar.

Aquecer o óleo num wok. Juntar as fatias de alho e de cebola. Saltear em lume forte por 1 minuto.

Adicionar as folhas de espinafres e os cogumelos. Saltear até as folhas de espinafres se apresentarem murchas. Escorrer o excesso de líquido.

Acrescentar as passas, os pinhões torrados e o molho de soja sem parar de mexer. Saltear até os ingredientes ficarem bem quentes e combinados entre eles.

Temperar com sal à gosto e transferir para uma travessa. Servir de seguida.


Pinhões : Pinoles - Passa de uva : Uva passa

Coxas de frango com tomilho



Esta é uma receitinha daquelas simples e infalíveis mas que fazem sempre sucesso. O frango fica aromático, estaladiço e muito saboroso...

Ingredientes para 4 pessoas

- 8 coxas de frango (sobrecoxas)
- 3 dentes de alho picados finamente
- 5 colheres (sopa) de azeite
- 2 dl de vinho branco
- 2 colheres (sopa) de massa de pimentão
- sumo de 1 limão
- tomilho picado q.b.
- sal & pimenta

Preparação

Colocar as coxas de frango numa tigela. Juntar o alho picado, a massa de pimentão, o sumo de limão, o vinho branco, tomilho picado à gosto, sal e pimenta. Envolver muito bem e cobrir com película transparente. Deixar marinar no frigorífico por 1 hora.

Pré-aquecer o forno a 180ºC.

Escorrer as coxas de frango (resarvar a marinada) e colocá-las numa assadeira. Regar com o azeite e levar ao forno por 40 minutos a 180ºC, regando frequentemente com a marinada.

Retirar a assadeira do forno e transferir as coxas de frango para um prato de servir. Acompanhar com curgetes salteadas ou migas de batata à beirã.

Massa de pimentão : Pasta de pimentão
Sumo : Suco - Frigorífico : Geladeira
Pimenta : Pimenta do Reino

Piza de frigideira



Andava curiosa por testar pizza fritta, como lhe chamam em Itália. É uma piza que não necessita de forno, já que se cozinha numa frigideira. Ideal nos dias de calor ou para quem não tem forno. E fica tão boa como uma piza "normal", acreditem.

Ingredientes para 4 pessoas

Massa

- 10 g de fermento padeiro granulado (1 saqueta Fermipan)
- 1 dl de água morna
- 250 g de farinha de trigo
- 1 pitada de sal
- farinha para polvilhar
- azeite q.b.

Recheio

- 4 colheres (sopa) de polpa de tomate
- 2 tomates fatiados
- 200 g de fatias finas de queijo mozzarella
- 50 g de queijo gorgonzola
- 2 fatias finas de presunto cortadas em tiras
- 1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado em fios
- orégãos picados q.b. (ou mangericão)

Nota : quantidades para 4 pizas individuais ou 2 médias, consoante o tamanho da frigideira usada.

Preparação

Dissolver o fermento na água morna. Incorporar a mistura na farinha e juntar o sal. Amassar muito bem durante aproximadamente 10 minutos. Formar uma bola com a massa e colocar dentro de uma tigela polvilhada de farinha. Cobrir com um pano e deixar repousar por 20-30 minutos num local aquecido e ao abrigo de correntes de ar.

Separar a massa em quatro bolas de tamanho idêntico. Estender cada bola de massa com o auxílio de um rolo na bancada polvilhada de farinha, formando discos adaptados ao tamanho da frigideira.

Aquecer um pouco de azeite numa frigideira anti-aderente. Juntar um disco de massa e e cozinhar em lume médio só de um lado por aproximadamente 7 minutos. Verificar que o disco de massa se apresenta bem dourado do lado onde cozeu e colocá-lo delicadamente num prato, com a face cozida virada para cima.

Pincelar com 1 colher (sopa) de polpa de tomate e adicionar 1/4 das fatias de tomate por cima. Distribuir 1/4 das fatias de mozzarella e espalhar um pouco de gorgonzola previamente esmigalhado assim como 1/4 das tiras de presunto. Polvilhar com um pouco de parmesão ralado e orégãos picados à gosto.

Colocar novamente a piza na frigideira aquecida, com a face crua virada para baixo. Cozinhar por mais 7 minutos em lume médio ou até a massa se apresentar firme e cozida. No final da cozedura, cobrir com uma tampa por 1-2 minutos para o queijo ficar bem derretido.

Retirar a piza da frigideira e mudar o azeite. Recomeçar com os discos de massa restantes. Servir as pizas quentes ou mornas.

Mozzarella : Mussarela
Presunto : Presunto defumado
Orégãos : Orégano

9 de agosto de 2007

Petisco de lambujinhas



Como a maior parte dos Portugueses, gostamos muito de petiscar mariscos e frutos do mar durante as tardes de fim de semana. Os petiscos variam consoante o que se vai encontrando de mais fresco e atraente na peixaria. Desta vez, foram umas lambujinhas que cozinhei seguindo uma receita da nossa bem conhecida Mónica, autora do delicioso blog Diário da Cozinha... Obrigada, Mónica. Gostamos muito do petisco.

Ingredientes para 4 pessoas

- 2 kg de lambujinhas
- 3 cebolas grandes cortadas em rodelas finas
- 6 dentes de alho fatiados
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 colher (sopa) de concentrado de tomate
- 1 copinho de vinho branco seco
- 1 malagueta picada
- 1 raminho de coentros frescos
- sal & pimenta

Preparação

Alourar as rodelas de cebola juntamente com o alho no azeite aquecido. Temperar com sal, pimenta e a malagueta picada.

Juntar o concentrado de tomate e o vinho branco. Envolver e levar a ferver.

Adicionar as lambujinhas e o ramo de coentros. Cobrir com uma tampa e cozinhar até as lambujinhas começarem a abrir, sacudindo o tacho de vez em quando. Retirar o tacho do lume e servir de imediato, acompanhando com pão fresco.

Concentrado de tomate : Extrato de tomate
Coentros frescos : Cheiro verde - Ramo : Maço
Pimenta : Pimenta do reino

Cuajada de iogurte



A cuajada - ou coalhada - uma espécie de pudim típico de Espanha, mais precisamente do País Basco, é tradicionalmente feita com leite de ovelha e coalho, mas também resulta muito bem com leite de vaca e iogurte, já que não é óbvio encontrar leite de ovelha fresco à venda... A cuajada tem uma textura densa e um sabor simples de pudim de leite à moda antiga. Uma sobremesa deliciosa quando servida bem fresca... Descobri a receita no blog francês Cerises et Clafoutis.

Ingredientes para 6-8 pessoas

- 1 iogurte natural
- 2 ovos
- 2 medidas* de farinha de trigo
- 4 medidas de leite
- 2 medidas de açúcar
- 125 g de manteiga derretida
- canela em pó q.b.

* usar o boião (pote) de iogurte vazio para medir

Preparação

Pré-aquecer o forno a 160ºC.

Numa tigela, misturar muito bem o iogurte com a manteiga derretida.

Adicionar os ovos, o açúcar, o leite e a farinha. Bater com uma vara de arames até o preparado se apresentar ligado e homogéneo.

Deitar o preparado para uma forma redonda sem buraco e polvilhar com canela à gosto. Levar ao forno a 160ºC por 40 minutos.

Retirar a cuajada do forno e deixar arrefecer por completo. Reservar no frigorífica até ao momento de servir.


Arrefecer : Esfriar - Frigorífico : Geladeira

8 de agosto de 2007

Tosta de bacon com tomate




Com este calor terrível, quando tenho de tomar uma refeição "à solo", não me apetece nada cozinhar coisas elaboradas e demoradas. Uma simples tosta acompanhada de salada de alface constitue frequentemente o meu almoço, nestas alturas. E procuro sempre quebrar a monotonia da tosta mista...

Ingredientes para 1 unidade

- 2 fatias de pão de forma
- 10 g de manteiga
- 2 fatias finas de queijo cheddar (ou flamengo)
- 4 rodelas de tomate
- 2 fatias finas de bacon

Preparação

Pré-aquecer o forno a 200ºC. Cortar as fatias de bacon en metades.

Barrar as fatias de pão com a manteiga. Sobre uma, colocar 1 fatia de queijo, 2 rodelas de tomate e metade do bacon.

Fechar com a fatia de pão restante. Cobrir com a fatia de queijo restante. Decorar com as rodelas de tomate e o bacon que sobraram.

Colocar a sande numa assadeira pequena e levar a gratinar no forno por 15 minutos, a 200ºC. Retirar a tosta do forno e servir de seguida, acompanhando com salada verde.


Tosta
: Tostex - Tosta mista : Misto quente - Queijo flamengo : Queijo prato - Sande : Sanduíche

Sopa de feijão verde à ribatejana



Cada região de Portugal tem a sua versão própria da sopa de feijão verde. Esta é a receita típica do Ribatejo, a minha terra. Uma sopa simples, rústica e aromática, tão equilibrada do ponto de vista dos ingredientes que constitue uma refeição em si...

Ingredientes para 5 pessoas

- 350 g de feijão verde
- 300 g de batatas
- 2 cebolas
- 2 dentes de alho
- 3 tomates maduros
- 1 dl de azeite
- 5 ovos
- 1 pão tipo caseiro cortado em fatias
- 1 folha de louro
- 1 haste de hortelã fresca
- sal & pimenta

Preparação

Descascar, lavar e arranjar os vegetais. Cortar a cebola em rodelas finas e picar os alhos. Cortar os tomates em cubinhos e o feijão verde em pedaços, no sentido diagonal. Cortar as batatas em rodelas finas.

Aquecer o azeite numa panela. Juntar as rodelas de cebola, os alhos picados, os cubinhos de tomate e a folha de louro. Refogar até o tomate ficar desfeito, mexendo com frequência.

Adicionar 1,5 l de água quente e levar a ferver. Temperar com sal e pimenta. Juntar os pedaços de feijão verde e as rodelas de batata. Cozinhar em lume brando por 25 minutos.

Escalfar os ovos um por um, colocando-os numa concha ligeiramente mergulhada à superfície da sopa. Reservar os ovos escalfados.

Distribuir as fatias de pão por pratos fundos. Juntar a sopa por cima, umas folhas de hortelã e os ovos escalfados. Servir de imediato.


Feijão verde
: Vagem

Pimenta : Pimenta do reino

7 de agosto de 2007

Quiche de atum com tomates-cereja



Além de ser muito boa, esta quiche tem um visual bonito. A receita original é da minha amiga Corinne, autora do lindo blog francês Pause-Café...

Ingredientes para 4-6 pessoas

Massa

- 300 g de farinha de trigo
- 150 g de manteiga amolecida cortada em pedacinhos
- 1 pitada de sal
- 8 cl de água fria
- farinha para polvilhar

Recheio

- 250 g de tomates-cereja
- 2 latinhas de atum em óleo
- 1 colher (sopa) de mostarda de Dijon
- 4 ovos
- 20 cl de natas
- 10 cl de leite
- ervas de Provence q.b.
- sal & pimenta
- queijo ralado em fios q.b. (emmental, gruyère, queijo da Ilha...)

Preparação

Pré-aquecer o forno a 160ºC.

Misturar a farinha com o sal. Juntar os pedacinhos de manteiga e amassar com a ponta dos dedos até obter um areado grosso. Adicionar a água aos poucos até a massa se apresentar maleável e bem ligada. Formar uma bola.

Estender a massa com o auxílio de um rolo na bancada polvilhada de farinha. Forrar uma tarteira com a massa e picar o fundo com os dentes de um garfo. Barrar o fundo da massa com a mostarda.

Escorrer muito bem o atum e esmagá-lo com o auxílio de um garfo. Espalhar o atum pela massa e distribuir os tomates-cereja.

Numa tigela, bater os ovos com as natas, o leite, um pouco de ervas de Provence, sal e pimenta. Verter a mistura sobre a quiche e polvilhar com queijo ralado.

Levar ao forno a 160ºC por 45 minutos. Retirar a quiche do forno e deixar amornar. Servir a quiche levemente morna ou fria, acompanhando com salada de alface.

Ver também : Tarte de atum, tomate e mostarda



Natas
: Creme de leite

Pimenta : Pimenta do reino

6 de agosto de 2007

Arroz à mexicana



Lembro-me ter tirado esta receita de um sítio qualquer ligado com a Embaixada do México em França, mas não me lembro qual... O que importa mesmo, é o arrozinho ser óptimo para acompanhar comida tex-mex.

Ingredientes para 3-4 pessoas

- 1 chávena (chá)* de arroz
- 2 chávenas (chá) de água quente
- 2 dentes de alho picados
- 2 colheres (sopa) de concentrado de tomate
- 2 tomates cortados em cubos
- 1 fatia grande de cebola
- 1 cenoura grande cortada em cubinhos
- 1/2 chávena (chá) de ervilhas frescas ou descongeladas
- 1/2 chávena (chá) de óleo vegetal
- sal & pimenta

* 1 chávena de chá (ou xícara de chá) = 1 boião (pote) de iogurte

Preparação

Cozer o arroz em água a ferver temperada de sal por 20-25 minutos. Escorrer e passar por água fria. Escorrer novamente e reservar.

Levar a água a ferver juntamente com a fatia de cebola, os alhos picados, o concentrado de tomate, os cubos de tomate, sal e pimenta. Cozinhar por aproximadamente 10-15 minutos em lume brando. Filtrar o caldo e reservar.

Aquecer o óleo numa frigideira. Fritar o arroz cozido até ficar dourado. Juntar os cubinhos de cenoura e as ervilhas. Misturar muito bem e regar com o caldo ainda quente.

Cobrir a frigideira com uma tampa e cozinhar em lume muito brando por 20 minutos. Deixar repousar durante 10 minutos antes de servir.


Concentrado de tomate : Extrato de tomate
Pimenta : Pimenta do reino