15 de maio de 2006

Batatas à padeira



Esta receita bem conhecida entre nós tem origens francesas. Chamam-lhe "batatas à padeira" porque era antigamente cozinhada em forno de lenha. Uma delícia para acompanhar pratos de carne ou até peixe.

Ingredientes para 4 pessoas

- 800 g de batatas
- 6 cebolas médias
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 50 g de manteiga
- 5 dl de caldo de legumes (ou de galinha)
- sal & pimenta moída na altura
- orégãos q.b.
- manteiga

Preparação

Pré-aquecer o forno a 220ºC.

Lavar e descascar as batatas. Cortar em rodelas finíssimas e limpar com um pano. Reservar.

Descascar as cebolas e cortar em rodelas finas. Aquecer o azeite numa frigideira grande com a metade da manteiga. Cozinhar as rodelas de cebola na frigideira sem deixar tomar cor, mexendo de vez em quando.

Untar uma assadeira com manteiga. Espalhar uma camada fina de rodelas de batata no fundo e cobrir com uma camada de rodelas de cebola. Temperar com sal, pimenta e uma pitada de orégãos. Repetir a operação até se esgotarem os ingredientes.

Regar com a gordura que restou na frigideira e com o caldo bem quente. Cobrir a assadeira com uma folha de alumínio alimentar e levar a cozer no forno por 30 minutos, à 220ºC.

Remover a folha de alumínio e espalhar a manteiga restante cortada em pedacinhos. Levar de novo a cozer no forno, sempre a 220ºC, até não haver mais líquido (mais ou menos 30 minutos). Servir logo à saída do forno.

Ver também a receita do gratin dauphinois

Sem comentários:

Enviar um comentário

Tempere à gosto !