31 de outubro de 2006

Bolinhos dos Santos



Na região Centro de Portugal (Ribatejo Norte, Beira Litoral...) existe uma tradição muito antiga. Cá, nos não vamos visitar os mortos, já que acreditamos que as suas almas é que nos vêm visitar à casa. Para que estas sejam bem acolhidas, abrimos a porta à vizinhança durante todo o dia 1 de Novembro. As mesas estão repletas de água-pé, bolos e castanhas assadas para oferecer, e podem ver-se muitos grupos de pessoas a passear pelas estradas e a parar de casa em casa. Mas sobretudo, este é o dia das crianças, que andam a bater às portas com um saquinho de pano branco (que muitas vezes já tinha pertencido aos pais ou aos avós) para pedir o "bolinho", dizendo: "Ó Ti Maria, um bolinho pelas alminhas!". Aliás, na minha terra, o dia 1 de Novembro é tradicionalmente chamado o Dia do Bolinho. E aqui vai a receita tradicional dos bolinhos dos Santos tal como ainda hoje são confeccionados na minha aldeia (existem algumas variantes de uma terra para outro) para este dia tão especial de amizade e de convívio...

Ingredientes para 20 unidades

- 600 g de farinha de trigo
- 100 g de açúcar
- 1 colher (chá) de erva-doce em pó
- 1 colher (café) de canela em pó
- 100 g de manteiga amolecida
- 2 ovos + 1 ovo batido
- 30 g de fermento de padeiro
- 1,5 dl de leite morno
- 1,2 dl de azeite
- 50 g de amêndoas laminadas
- 100 g de passas de uva
- 50 g de nozes picadas
- manteiga para untar, açúcar q.b.

Preparação

Colocar a farinha, o açúcar, a erva-doce, a canela, a manteiga e 2 ovos numa tigela grande. Misturar muito bem. Dissolver o fermento no leite morno e juntar ao preparado. Misturar muito bem até a massa ficar homogénea.

Adicionar o azeite aos poucos, amassando entre cada adição. Amassar até a massa absorver o azeite e juntar os frutos secos de forma homogénea.

Retirar o tabuleiro do forno e untar com manteiga. Reservar. Pré-aquecer o forno a 200ºC.

Colocar bolinhas de massa sobre o tabuleiro do forno e deixar levedar num lugar morno, longe de correntes de ar, por mais ou menos 30-40 minutos.

Pincelar as bolas com ovo batido e polvilhar com um pouquinho de açúcar. Levar a cozer no meio do forno por 20-25 minutos, a 200ºC. Servir os bolinhos mornos ou frios.

Halloween na cozinha


Autor : Stivers

«Será que o molho tem alho...?»

30 de outubro de 2006

Frango salteado com mangericão



Esta receita tipicamente tailandesa é uma maravilha de sabor e de simplicidade. A sugestão original é da Pascale, autora do famado blogue francês C'est moi qui l'ai fait.

Ingredientes para 2 pessoas

- 2 peitos de frango cortados em cubos
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 2 colheres (sopa) de alho picado finamente
- 3 colheres (sopa) de chalotas* picadas finamente
- 2 malaguetas frescas (verdes ou vermelhas)
- 2 colheres (sopa) de molho preto de soja
- 1 colher (chá) de açúcar
- 1 macheia de folhas de mangericão picadas

* ou cebolinhas roxas

Preparação

Remover as hastes das malaguetas. Cortá-las em metades no sentido longitudinal, removendo as sementes. Cortar as malaguetas em pedacinhos e reservar.

Aquecer 1 colher (sopa) de óleo num wok ou numa frigideira funda. Juntar os cubos de frango e dourar de todos os lados em lume forte por 5-6 minutos. Retirar a carne do wok e reservar.

Adicionar o óleo restante no wok e aquecer. Juntar os alhos e as chalotas picados. Cozinhar por 2-3 minutos sem parar de mexer.

Juntar os cubos de frango reservados, os pedacinos de malagueta, o açúcar e o molho de soja. Cozinhar em lume forte por 3 minutos ou até o molho ficar com a aparência de caramelo.

Polvilhar com o mangericão picado e envolver. Servir de seguida, acompanhando com arroz branco, massa chinesa ou salada.

Ovos verdes



Esta receita é muito prática naqueles dias em que não temos tempo nem paciência para pratos complicados. Todavia, é saborosa e nutritiva. A receita foi-me inspirada pela Paula, do blogue Rap'ó Tacho.

Ingredientes para 4 pessoas

- 8 ovos
- vinagre
- 1 colher (sopa) bem cheia de manteiga
- 2 colheres (sopa) de ervas* picadas finamente
- sal & pimenta
- 1 prato de farinha
- 1 ovo batido
- óleo q.b.

* salsa, cebolinho, cerefólio, estragão...

Preparação

Colocar os ovos num tacho. Cobrir com água fria e juntar um fio de vinagre. Levar a ferver. Cozer por 10 minutos após a água ferver. Escorrer os ovos e deixar arrefecer por completo em água fria.

Descascar os ovos. Cortá-los em metades no sentido longitudinal. Retirar as gemas com o auxílio de uma colher de chá, tendo o cuidado de não partir as claras. Reservar.

Colocar as gemas numa tigela e esmagar muito bem com o auxílio de um garfo, incorporando a manteiga e as ervas ao mesmo tempo. Temperar com sal e pimenta. Envolver.

Rechear cuidadosamente as claras com o preparado, pressionando para o recheio não se desfazer durante a cozedura.

Passar os ovos pela farinha e mergulhá-los no ovo batido. Levar a dourar de todos os lados no óleo aquecido e escorrer sobre papel absorvente. Servir de seguida, com arroz de tomate e salada de alface.

Pêra-abacate com camarão



Uma entrada rápida, simples e deliciosa.

Ingredientes para 4 pessoas

- 2 abacates maduros mas firmes
- 12 camarões médios cozidos
- 2 colheres (sopa) de maionese
- 1 colher (sopa) de ketchup
- 1 colher (café) de tabasco (ou piri-piri)
- sal & pimenta
- cebolinho picado q.b.

Preparação

Preparar o molho cocktail: numa tigela misturar muito bem a maionese com o ketchup, o tabasco, sal e pimenta. Reservar.

Descascar os camarões e reservar.

Cortar os abacates em metades no sentido longitudinal. Remover os caroços. Retirar delicadamente a polpa com o auxílio de uma colher e cortá-la em cubos. Reservar as meias cascas.

Juntar os cubos de polpa de abacate ao molho cocktail e envolver. Rechear as cascas dos abacates com o preparado. Polvilhar com cebolinho à gosto. Decorar com os camarões e servir bem fresco, com salada verde.

27 de outubro de 2006

Mussaca brasileira



Tal como desconhecia a piza portuguesa até recentemente, não sabia que existia uma versão brasileira da mussaca grega... Encontrei a receita numa revista brasileira de culinária (Cozinhando com Malu) e resolvi testá-la, para comparar com a receita original e variar um pouco. E não ficou nada mal...

Ingredientes para 4 pessoas

- 4 beringelas pequenas
- sal & pimenta
- azeite q.b.
- 400 g de carne de vaca picada
- mangericão picado q.b.
- 2 colheres (sopa) de concentrado de tomate
- 2/3 chávena* de água
- 1 chávena bem cheia de molho bechamel
- 1/2 chávena de queijo mozzarella ralado
- farinha q.b.

1 chávena = 1 boião de iogurte

Preparação

Lavar as beringelas. Cortá-las em rodelas finas sem descascar. Polvilhar com sal fino e deixar escorrer sobre papel absorvente por pelo menos 30 minutos.

Preparar o molho bechamel como explicado aqui.

Escorrer muito bem as rodelas de beringelas e secá-las. Passar por farinha e levar a dourar numa frigideira com um pouco de azeite. Adicionar azeite de vez em quando se for necessário. Escorrer as beringelas sobre papel absorvente e reservar.

Pré-aquecer o forno a 190ºC. Untar uma assadeira com azeite. Reservar.

Juntar mais um pouco de azeite na frigideira e refogar a carne picada por alguns minutos. Temperar com sal, pimenta e mangericão picado à gosto. Adicionar a água e o concentrado de tomate. Cozinhar em lume brando, mexendo de vez em quando, até a preparação ficar espessa.

Colocar camadas alternadas de rodelas de beringelas e de preparado de carne na assadeira. Cobrir com o molho bechamel e polvilhar com o queijo mozzarella.

Levar a assar no forno por mais ou menos 30 minutos, a 190ºC. Servir de seguida, com salada mista.

26 de outubro de 2006

Folhadinhos de brie com nozes



Recentemente, comprei uma fatia de queijo brie num supermercado qualquer. Costumo gostar bastante deste queijo francês amanteigado que é fabricado no campo, não muito longe de Paris... Só que aquela fatia não me soube bem... Em lugar de atirar com o queijo para o lixo - detesto desperdiçar comida - dei-lhe outra vida, transformando-o em pequenos aperitivos muito agradáveis.

Ingredientes para 24 unidades

- 1 massa folhada congelada
- 1 fatia de queijo brie*
- 100 g de queijo emmental ralado
- 24 metades de nozes

* ou outro queijo amanteigado

Preparação

Deixar a massa descongelar fora do frigorífico. Pré-aquecer o forno a 210ºC.

Estender a massa na bancada levemente polvilhada com farinha. Com o auxílio de um copo pequeno, recortar 24 círculos. Forrar 2 placas de silicone próprias para mini-tarteletes com os círculos de massa.

Cortar o queijo brie em fatias, removendo a crosta branca. Recortar as fatias em quadradinhos de tamanho adaptado ao dos círculos de massa.

Colocar um quadradinho de brie sobre cada círculo de massa. Distribuir o queijo ralado pelas tarteletes et decorar com as metades de nozes.

Levar a dourar no forno por 10-12 minutos, a 210ºC. Servir os folhadinhos mornos ou frios.

Coelho com cogumelos



Não comia coelho há anos ! Mas como o meu marido gosta muito desta carne, resolvi contentá-lo com este prato. A receita é um clássico da culinária tradicional francesa. Lá, chamam-lhe "coelho à caçadora", mas é uma versão ligeiramente diferente da portuguesa. Se gostarem de coelho, experimentem: fica uma delícia.

Ingredientes para 4-6 pessoas

- 1 coelho cortado em pedaços
- 4 colheres (sopa) de azeite
- 30 g de farinha
- 4 chalotas (ou cebolinhas roxas) picadas
- 4 dentes de alho picados
- 200 g de bacon cortado em cubinhos
- 30 cl de vinho branco
- 15 cl de caldo de galinha
- 2 tomates maduros picados grosseiramente
- 250 g de cogumelos frescos (tipo champignon)
- 1 folha de louro
- 1 haste de tomilho
- sal & pimenta moída na altura

Preparação

Aquecer o azeite num tacho de barro grande. Refogar as chalotas e os alhos picados.

Juntar os pedaços de coelho e os cubinhos de bacon. Dourar de todos os lados e polvilhar com a farinha. Envolver muito bem.

Regar com o vinho branco e o caldo de galinha. Temperar com sal e pimenta. Adicionar o louro e o tomilho. Cobrir com uma tampa e cozinhar em lume brando por 35 minutos.

Limpar os cogumelos, removendo as bases terrosas dos pés. Laminar os cogumelos.

Juntar os cogumelos e os tomates picados à carne. Cobrir novamente e cozinhar em lume brando por mais 20-25 minutos. Rectificar os temperos e servir de seguida, acompanhando com arroz branco.

Vinho vs Leite


Clicar na imagem para ampliar

Filosofia na cozinha...

Autor : Iotti - Agradecimentos : Irene

Pudins de leite condensado



Sou louca por leite condensado...! Quando vi a receita desta sobremesa numa revista de culinária, não resisti em testá-la. E não me arrependi...

Ingredientes para 6 pessoas

- 6 folhas de gelatina sem sabor
- 1 dl de leite
- 1/2 lata de leite condensado
- 5 dl de natas
- 1 pitada de baunilha em pó
- compota de frutos silvestres
- 1 raminho de hortelã fresca

Preparação

Demolhar as folhas de gelatina num pouco de água fria por +/- 5 minutos. Escorrer muito bem a gelatina, apertando com as mãos. Colocar num tacho com o leite e aquecer em lume brando, mexendo com uma vara de arames até a gelatina dissolver por completo.

Retirar o tacho do lume e juntar o leite condensado. Envolver muito bem e incorporar as natas previamente batidas com a baunilha.

Passar o interior de 6 forminhas por água fria. Escorrer sem secar. Distribuir o preparado pelas forminhas e levar a solidificar no frigorífico por pelo menos 2 horas.

No momento de servir, espalhar um pouco de compota de frutos silvestres no fundo de pratos de sobremesa. Passar rapidamente a base das forminhas por água quente e desenformar delicadamente os pudins sobre a compota, com o auxílio de uma lámina fina.

Decorar com folhinhas de hortelã e servir.

25 de outubro de 2006

Arroz de frango à beirã



Uma receita tipicamente portuguesa, daquelas que sabem mesmo bem no Outono e no Inverno...

Ingredientes para 4 pessoas

- 1 frango do campo cortado em pedaços
- 1 chouriço de carne
- sal & pimenta
- 1 nabo descascado
- 1/2 couve lombarda
- 2 cebolas picadas
- 3 dentes de alho picados
- 1 dl de azeite
- 300 g de arroz

Preparação

Colocar os pedaços de frango e o chouriço num tacho grande. Cobrir com 7,5 dl de água. Temperar com sal e pimenta. Levar a cozer por 1h15. Retirar as carnes do tacho, reservando o caldo.

Remover os ossos do frango e desfiar a carne. Cortar o chouriço em rodelas. Reservar.

Cozer o nabo e a couve no caldo de cozedura do frango por 20 minutos. Retirar os legumes do tacho, reservando novamente o caldo. Cortar os legumes em pedaços e reservar.

Pré-aquecer o forno a 220ºC.

Refogar os alhos e as cebolas no azeite aquecido. Regar com o caldo reservado e deixar levantar fervura. Juntar o arroz. Temperar com sal e pimenta. Cozinhar em lume brando por 10 minutos.

Espalhar metade do arroz no fundo de uma assadeira. Cobrir com o frango desfiado, o nabo e a couve. Terminar com o arroz restante. Decorar a superfície com as rodelas de chouriço.

Levar a gratinar no forno por 15 minutos, a 220ºC, ou até o arroz ficar levemente dourado. Servir de seguida.

Feira de Santa Iria, Ourém



Frutos secos, passas e outras coisas boas...

24 de outubro de 2006

Caldo de agriões com açafrão



Sopa de agriões, gosto imenso. Mas nem sempre cozinhada da mesma maneira...!

Ingredientes para 4 pessoas

- 2 molhos pequenos de agriões
- 1 cebola picada
- 250 ml de natas
- 1 l de caldo de galinha
- sal & pimenta
- fios de açafrão q.b.
- 4 fatias finas de bacon
- 2 fatias de pão de mistura
- azeite q.b.

Preparação

Lavar muito bem os agriões, removendo os talos mais grossos e separando as folhinhas. Escorrer.

Levar o caldo de galinha a ferver. Juntar os agriões, a cebola e 1 pitada de fios de açafrão. Deixar fervilhar em lume médio por 15 minutos.

Temperar com sal e pimenta. Adicionar as natas e triturar a sopa fora do lume. Manter a sopa quente em lume muito brando.

Picar as fatias de bacon com o auxílio de um garfo. Aquecer uma frigideira anti-aderente e grelhar o bacon em seco, até ficar dourado e estaladiço. Escorrer sobre papel absorvente.

Fritar as fatias de pão num fundo de azeite. Escorrer sobre papel absorvente e cortar em cubinhos.

Distribuir a sopa por tigelas ou pratos fundos. Juntar as fatias de bacon e uns cubos de pão frito. Decorar com fios de açafrão e servir de seguida.

Mexilhão com piri-piri



Um petisco delicioso à moda do litoral... Os piri-piris frescos dão um toque discretamente picante a esta receita.

Ingredientes para 4 pessoas

- 2 kg de mexilhões
- 2 piri-piris frescos (vermelhos ou verdes)
- 3 dentes de alho cortados em metades
- 1 folha de louro
- 1 haste de tomilho
- 1 dl de azeite
- 1 colher (sopa) de concentrado de tomate
- 2 dl de vinho branco seco
- sal & pimenta moída na altura

Preparação

Lavar muito bem os mexilhões em água fria, raspando as conchas e arrancando cuidadosamente os fios amarelos. Escorrer. Remover as hastes dos piri-piris.

Colocar os mexilhões num wok (ou numa panela) com os piri-piris, a folha de louro, o tomilho, os alhos e o azeite.

Quando o azeite ficar quente, refrescar com o vinho branco. Temperar com sal e pimenta. Deixar apurar um pouco e adicionar o concentrado de tomate.

Cobrir com uma tampa e sacudir o wok com frequência para difundir o calor. Retirar do lume logo que as conchas começarem a abrir. Servir de seguida, com pão de boa qualidade.

Cenouras com pétalas de alho



Gosto muito de cenouras, mas por vezes farto-me de as cozinhar sempre da mesma maneira...

Ingredientes para 4 pessoas

- 500 g de cenouras cortadas em rodelas grossas
- 40 cl de natas
- 1 dente de alho grande descascado
- 1 cebola grande descascada
- 1 l de caldo de legumes
- 1 raminho de cebolinho
- sal
- azeite q.b.

Preparação

Levar o caldo de legumes a ferver e juntar as rodelas de cenouras. Deixar fervilhar por 10 minutos em lume médio e escorrer.

Picar a cebola finamente e colocá-la num tacho com um fio de azeite, as natas e um pouquinho de sal. Deixar apurar em lume brando e adicionar as cenouras.

Fatiar finamente o dente de alho e dourar rapidamente numa frigideira com um fundo de azeite.

Distribuir as rodelas de cenouras por tigelinhas. Polvilhar com o cebolinho picado e decorar com as fatias de alho. Servir de seguida.

20 de outubro de 2006

Cotovelinhos gratinados



Em França, este prato simples é muito apreciado quando chove ou que as noites começam a ficar mais frescas... Cada família tem a sua receita do "gratin de coquillettes". Esta é a versão do célebre e jovem chefe Cyril Lignac, que além de ser proprietário de um restaurante parisiense famado, também anima vários programas de culinária no canal M6.

Ingredientes para 2 pessoas

- 150 g de cotovelinhos
- 2 fatias grandes de fiambre
- 100 g de queijo emmental ralado
- 25 cl de leite
- 20 cl de natas
- 20 g de farinha
- 20 g de manteiga
- 2 gemas
- nóz-moscada moída q.b.
- sal & pimenta
- 1 fio de azeite
- manteiga q.b.

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Cortar as fatias de fiambre em tiras e reservar.

Levar a massa a cozer "al dente" em água a ferver temperada com sal e um fio de azeite.

Derreter a manteiga num tacho. Deixar que fique com uma cor de avelã e juntar a farinha. Misturar muito bem. Adicionar o leite em fio, sem parar de mexer com uma vara de arames. Levar a ferver sem parar de mexer. Deixar engrossar um pouco e incorporar as natas.

Retirar o tacho do lume e incorporar as gemas. Temperar com sal, pimenta e uma pitada de nóz-moscada. Adicionar as tiras de fiambre e misturar muito bem.

Escorrer os cotovelinhos e passá-los rapidamente sob água fria. Escorrer novamente e juntar ao tacho de molho branco com fiambre. Envolver.

Espalhar uma camada de massinhas no fundo de uma assadeira e polvilhar com queijo ralado. Cobrir com outra camada de cotovelinhos e recomeçar até se esgotarem os ingredientes, terminando com queijo ralado.

Espalhar pedacinhos de manteiga pela superfície e levar a gratinar no forno por 10-15 minutos, a 180ºC. Servir de seguida.

Cozinheira de mão cheia...



«Hum... Vamos ter que improvisar o final da receita !!»

Agradecimentos : Colette

19 de outubro de 2006

Clafoutis de maçãs


Mais um clafoutis para aproveitar os frutos do Outono... Enquanto coze no forno, esta sobremesa enche a casa de aromas deliciosos. A receita original é da Miss Cricri.

Ingredientes para 4-6 pessoas

- 4 maçãs pequenas
- 2 ovos + 1 gema
- 200 g de natas
- 25 cl de leite
- 50 g de amido de milho (Maizena)
- 150 g de açúcar
- 1 pitada pequena de baunilha em pó
- 1 pitada de sal
- manteiga q.b.
- açúcar q.b.
- canela em pó q.b.

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma redonda com manteiga e polvilhar com açúcar. Reservar.

Misturar o amido de milho com o açúcar, o sal e a baunilha. Juntar os ovos, assim como a gema, e bater.

Adicionar as natas, alternando com o leite, sem parar de bater até a massa se apresentar lisa e homogénea.

Descascar as maçãs e remover a parte dura com as sementes. Cortar as maçãs em cubos e espalhar pelo fundo da forma. Despejar a massa por cima.

Levar a cozer no forno por 1 hora, a 180ºC. Polvilhar com um pouco de açúcar e de canela à saída do forno. Deixar arrefecer por completo e reservar no frigorífico até ao momento de servir.

Ver também a receita do clafoutis de uvas

Frango frito com especiarias




Esta receita de frango - exótica, aromática e crocante - não é tão calórica como parece, já que antes de ser frita, a carne é previamente cozida, o que limita muito a asbsorpção de óleo.

Ingredientes para 4 pessoas

- 1 frango cortado em 8 pedaços
- 1 cebola cortada em metades
- 1 folha de louro
- 10 grãos inteiros de pimenta preta
- 200 g de farinha
- 1 colher (chá) de caril em pó
- 1 colher (chá) de nóz-moscada em pó
- 1 colher (chá) de piri-piri em pó
- 1 colher (café) de pimenta preta
- sal
- 0,5 dl de óleo
- molho de iogurte ou maionese

Preparação

Colocar os pedaços de frango num tacho, com a cebola, a folha de louro e os grãos de pimenta inteiros. Cobrir com água e temperar com sal. Levar a cozer por 30 minutos após a água começar a ferver. Escorrer* os pedaços de frango e reservar.

Colocar a farinha, todas as especiarias e um pouquinho de sal num saquinho de plástico. Fechar e sacudir muito bem para misturar. Inserir os pedaços de frango cozido no saco, fechar e sacudir de novo. Verificar que os pedaços de frango estão uniformemente cobertos de farinha com especiarias.

Aquecer o óleo. Fritar os pedaços de frango no óleo até ficarem bem dourados e estaladiços. Escorrer sobre papel absorvente e servir de seguida, com o molho de iogurte (ou a maionese). Acompanhar com curgetes indianas ou legumes em papelote.

* Filtrar o caldo com um passador de rede fina e conservar no frigorífico para a preparação de outra receita que necessite de caldo de aves.

Quiche de atum com agriões



Além de ter um sabor muito bom, esta quiche é bastante equilibrada do ponto de vista nutricional...

Ingredientes para 4 pessoas

Massa

- 200 g de farinha
- 125 g de margarina vegetal fria
- água tépida

Recheio

- 2 colheres (sopa) de azeite
- 2 latas pequenas de atum em óleo
- 400 g de agriões (ou espinafres)
- 1 chávena* de leite (ou leite de soja)
- 3 ovos
- 200 g de queijo creme
- 1 colher (chá) de cebolinho picado
- sal & pimenta
- 1 tomate

* 1 chávena = 1 boião de iogurte

Preparação

Preparar a massa: dispor a farinha em monte na bancada. Abrir um poço no meio e juntar a margarina cortada em pedacinhos. Amassar muito bem com a ponta dos dedos. Adicionar água tépida aos poucos, amassando sempre, até a massa ficar lisa e homogénea, mas firme. Moldar uma bola e reservar no congelador por 20-30 minutos.

Pré-aquecer o forno a 180ºC.

Lavar muito bem os agriões e separar as folhinhas, removendo os talos mais grossos. Escorrer cuidadosamente e reservar.

Escorrer muito bem o atum. Esmigalhar com o auxílio de um garfo. Aquecer o azeite numa frigideira e refogar ligeiramente o atum. Juntar as folhas dos agriões e saltear. Reservar.

Polvilhar a bancada com um pouco de farinha. Estender a massa com o auxílio de um rolo, formando um disco. Forrar uma tarteira com a massa. Espalhar o preparado de atum e agriões pela massa.

Bater os ovos com o queijo creme, o leite, o cebolinho, sal e pimenta. Cobrir a quiche com a mistura.

Cortar o tomate em gomos finos. Decorar a quiche com os gomos de tomate, formando uma estrela no centro.

Levar a quiche a cozer no forno por 35-40 minutos, a 180ºC. Servir a quiche levemente morna ou fria, com salada.

18 de outubro de 2006

Costeletas de porco com alho e salsa



Preparadas deste modo, as costeletas ficam tenras e deliciosamente aromáticas. Uma receita que encontrei no blogue francês À boire et à manger.

Ingredientes para 2 pessoas

Costeletas

- 2 costeletas de porco grandes com osso (lombo)
- 1 ovo batido
- 1 prato com farinha
- 1 prato com pão ralado
- 1 dente de alho esmagado
- 2 colheres (sopa) de salsa picada
- sal & pimenta
- azeite q.b.

Arroz de alho

- 1 copo de arroz carolino
- 1 dente de alho grande picado
- 1 fio de azeite
- 2 copos de água quente
- sal & pimenta

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Misturar o pão ralado com o alho, a salsa, sal e pimenta. Remover a gordura das costeletas.

Passar as costeletas de porco por farinha, ovo batido e pão ralado. Colocar a carne numa assadeira untada com um pouco de azeite e levar a assar no forno por 20 minutos, virando à meio da cozedura.

Preparar o arroz : alourar o alho picado no azeite. Juntar o arroz - sem o lavar previamente - e fritar até ficar dourado. Regar com a água. Temperar com sal e pimenta. Cobrir com uma tampa e cozinhar em lume brando por 12-15 minutos.

Retirar as costeletas do forno. Aquecer um pouquinho de azeite numa frigideira anti-aderente. Alourar as costeletas no azeite por 2 minutos de cada lado.

Colocar o arroz numas forminhas. Reservar por 2-3 minutos e desenformar nos pratos. Acompanhar com as costeletas e servir de seguida.

Folhados de milho, alho-francês e queijo



Estes deliciosos e requintados folhadinhos são óptimos servidos como entrada ou até refeição leve, acompanhados com uma boa salada. Descobri a receita - que adaptei muito ligeiramente - no bonito e interessante livro de Maria de Lourdes Modesto, Cozinhar com Vegetais (Ed. Verbo).

Ingredientes para 10-12 unidades

- 1 rolo de massa folhada congelada
- 2 alhos-franceses (parte branca unicamente)
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 lata pequena de milho (1)
- 150 g de queijo amanteigado (2)
- 3 tomates secos pequenos
- 3 colheres (sopa) de natas
- 2 gemas
- 1 colher (sopa) de salsa picada
- sal & pimenta
- 1 ovo batido
- óleo, farinha

(1) Ou 300 g de milho congelado
(2) Serra da Estrela, Azeitão, Alcains...


Preparação

Deixar a massa folhada descongelar fora do frigorífico. Retirar o tabuleiro do forno e forrá-lo com papel vegetal untado com um pouquinho de óleo. Reservar. Pré-aquecer o forno a 240ºC.

Lavar e escorrer os alhos-franceses. Cortar em rodelas finas e levar a refogar na manteiga misturada com o azeite até ficarem quase transparentes.

Lavar e escorrer o milho. Juntar ao preparado de alho-francês, assim como o queijo sem crosta e cortado em pedaços, os tomates secos previamente laminados e as natas. Mexer até o queijo derreter por completo, em lume brando. Temperar com sal, pimenta e a salsa picada. Incorporar as gemas fora do lume, envolver e deixar amornar.

Estender a massa folhada na bancada ligeiramente polvilhada com farinha, com o auxílio de um rolo. Recortar quadrados de massa de 10 cm.

Distribuir o preparado anterior pelos quadrados e fechar em forma de triângulos, apertando bem as bordas com a ponta dos dedos para soldar. Picar os triângulos com um garfo e decorar à gosto. Pincelar com ovo batido.

Colocar os folhados sobre o tabuleiro reservado. Levar a cozer no meio do forno, a 240ºC, por 5 minutos. Baixar a temperatura do forno a 200ºC e deixar cozer até a massa se apresentar estaladiça, fofa e dourada.

Servir os folhados frios ou levemente mornos, com salada.

17 de outubro de 2006

Feijoada de novilho



Uma receita simples e deliciosamente "à antiga" que a minha avó Josefina costuma fazer...

Ingredientes para 4 pessoas

- 1 cebola grande picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 folha de louro
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 600 g de novilho (para estufar, guisar...) cortado em cubos
- 1 chouriço de carne cortado em rodelas
- 1 haste grande de salsa
- 1 copo de vinho branco
- 2 colheres (sopa) de concentrado de tomate
- 2 cenouras grandes cortadas em pedaços
- 4 batatas cortadas em cubos
- 1 lata grande de feijão branco
- sal & pimenta

Preparação

Alourar a cebola, o alho e o louro com o azeite aquecido numa panela de barro, mexendo com frequência.

Juntar os cubos de carne e as rodelas de chouriço. Dourar de todos os lados, mexendo de vez em quando. Temperar com sal, pimenta, a haste de salsa e o concentrado de tomate. Misturar e regar com o vinho branco.

Adicionar os pedaços de cenoura. Cobrir com uma tampa e cozinhar em lume brando por pelo menos 2 horas. Se for necessário, juntar um pouco de água ou de vinho branco durante a cozedura para a carne não secar.

30 minutos antes do final da cozedura, adicionar as batatas. Juntar água quente suficiente para cozerem e cobrir com a tampa. Passados 20 minutos, acrescentar o feijão branco previamente lavado e escorrido. Envolver e cozinhar por mais 10 minutos.

Rectificar os temperos e servir de seguida, na própria panela de barro.

Workshop de Pastelaria Criativa



Com Debbie Brown.

10 de Março de 2007 - Montemor-o-Velho / COIMBRA

16 de outubro de 2006

Marmelada

Foi uma senhora alentejana, a querida D. Ana de Santo André - excelente cozinheira, que me ofereceu os marmelos e a receita! Esta marmelada fica deliciosa: relembra aqueles lanches da nossa infância, em casa da avó...

Ingredientes para 2 kg de frutos

- 2 kg de marmelos maduros
- 1,5 kg de açúcar amarelo
- casca de 1 limão
- 1 pau de canela

Preparação

Descascar os marmelos, deixando um bocadinho de casca em cada um. Remover os caroços e cortar os frutos em cubos.

Colocar os pedaços de marmelos num tacho grande, com o açúcar amarelo, a casca de limão e o pau de canela. Cozinhar em lume forte até os marmelos rejeitarem todo o líquido.

Quando o preparado começar a ficar espesso, baixar o lume. Cozinhar em lume brando por aproximadamente 1h30, mexendo de vez em quando.

Retirar o tacho do lume. Remover a casca de limão e o pau de canela. Triturar os marmelos.

Distribuir o preparado por caixinhas de plástico ou tigelas impecavelmente limpas. Fechar muito bem e deixar arrefecer até ao dia seguinte para a marmelada solidificar por completo.

Conservar num sítio escuro e seco, ou no frigorífico após abertura.

Dia Mundial do Pão


Hoje, comemora-se o Dia Mundial do Pão 2006. Com tantos pães bons que temos por cá, de Norte à Sul, sem esquecer as Ilhas, vai ser um dia em grande...!




Fóto : Tabuleiro de Tomar, Portugal

Ameijolas gratinadas



Um petisco divinal à maneira da região francesa de Normandia... De comer e chorar por mais!

Ingredientes para 4 pessoas

- 16-20 ameijolas
- 3 chalotas pequenas (ou cebolinhas roxas)
- 220 g de manteiga amolecida
- 1 raminho de salsa
- 1 raminho de estragão
- 1 raminho de cebolinho
- 1 copinho de vinho branco
- 3 colheres (sopa) de pão ralado
- sal & pimenta

Preparação

Demolhar as ameijolas em bastante água fria, com uma macheia de sal grosso, por pelo menos 4-5 horas. Lavar muito bem em água corrente e escorrer.

Pré-aquecer o forno a 230ºC.

Colocar as ameijolas num tacho, com o vinho branco. Cobrir com uma tampa e cozinhar por 2-3 minutos, sacudindo o tacho para difundir o calor. Retirar o tacho do lume logo que as conchas começarem a abrir.

Retirar as ameijolas do tacho com o auxílio de uma escumadeira. Remover a concha superior de cada ameijola. Filtrar o caldo e reservar.

Picar finamente as ervas com as chalotas. Transferir para uma tigela e juntar a manteiga amolecida, assim como 2 colheradas (sopa) do caldo reservado. Temperar com sal e pimenta. Envolver muito bem até a mistura ficar homogénea e cremosa.

Rechear as ameijolas com o creme e colocá-las numa assadeira grande. Dispor a assadeira na parte mais alta do forno e gratinar até a manteiga se apresentar derretida, dourada e levemente espumosa.

Servir de seguida, com rodelas de limão, manteiga com sal e pão torrado.

Nota : esta receita também fica muito boa com amêijoas ou mexilhões.

Dica para o churrasco



Que ideia brilhante...! Realmente, há pessoas espertas...

Agradecimentos : Rui

Legumes em papelote



Assados em papelote, os legumes ficam mais saudáveis e saborosos... Um acompanhamento delicioso tanto para peixe como para carne.

Ingredientes para 4 pessoas

- 1 beringela grande
- 1 tomate grande maduro
- 1 curgete grande
- 2 batatas grandes
- sal & pimenta
- 2 dentes de alho laminados
- 4 hastes de tomilho
- 2 dl de azeite

Preparação

Pré-aquecer o forno a 200ºC.

Lavar e arranjar os legumes. Cortá-los todos em meias-luas, sem os descascar (a excepção das batatas), deixando as batatas mais finas que os restantes.

Distribuir os legumes por 4 folhas de papel de alumínio alimentar. Temperar com sal e pimenta. Juntar os dentes de alho laminados e polvilhar com o tomilho.

Moldar delicadamente as folhas de alumínio em conchas de forma a envolver os legumes. Regar uniformemente com o azeite e fechar os papelotes.

Colocar no tabuleiro do forno e assar por 30-35 minutos a 200ºC. Servir de seguida, directamente nos papelotes abertos.

13 de outubro de 2006

Croque-madame



O "croque-madame" é outra versão do croque-monsieur, uma espécie de tosta mista francesa bastante popular. Costuma-se comer esta refeição ligeira nos cafés, à hora do almoço ou do lanche. Geralmente, acompanha-se com cerveja.

Ingredientes para 1 unidade

- 2 fatias grandes de pão de forma
- 2 colheres (sopa) de molho bechamel
- 1 fatia de fiambre
- 1 fatia fina de queijo (gruyère, emmental, flamengo...)
- manteiga q.b.
- óleo q.b.
- 1 ovo
- sal & pimenta
- 1 pitada de cebolinho picado

Preparação

Pré-aquecer o forno a 200ºC.

Preparar o molho bechamel como explicado aqui. Barrar generosamente uma fatia de pão com o molho.

Cobrir com a fatia de fiambre dobrada e a fatia de queijo. Fechar com a fatia de pão restante e barrar com manteiga.

Levar a gratinar no forno por 10 minutos, ou até o queijo se apresentar derretido.

Estrelar o ovo numa frigideira anti-aderente untada com óleo. Temperar com sal, pimenta e o cebolinho picado.

Cobrir a tosta com o ovo estrelado e servir de seguida.

Canja de galinha à guineense



Quem é que não gosta de uma canjinha...? Uma receita um pouco diferente, à moda da Guiné-Bissau...

Ingredientes para 4 pessoas

- 1/2 galinha
- 1,5 l de água
- sal
- piri-piri q.b.
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 3 tomates maduros cortados em pedacinhos
- 100 g de massinhas (letrinhas, pevides...)*
- 1 haste grande de hortelã

* a receita original prevê arroz carolino

Preparação

Colocar a galinha num tacho grande, com a água. Temperar com sal e piri-piri à gosto. Levar a cozer por 1h15 (ou 35 minutos na panela de pressão). Retirar a galinha do tacho e deixar amornar. Filtrar o caldo com o auxílio de um passador de rede fina e reservar.

Desfiar a galinha, removendo a pele e os ossos. Reservar.

À parte, refogar a cebola com os alhos picados no óleo aquecido. Juntar os pedacinhos de tomate e envolver.

Regar com o caldo reservado e levar a ferver. Adicionar as massinhas (ou o arroz) e a galinha desfiada. Cozinhar por mais 10-12 minutos e rectificar os temperos.

Distribuir a canja pelos pratos ou as tigelas. Decorar com folhas de hortelã e servir de seguida.

12 de outubro de 2006

Já comeu fruta hoje...?

Image Hosted by ImageShack.us
A maçã, Vystropov

O Health Club Equilíbrio no Bombarral inaugurou o primeiro Ponto Saudável Rocha do Oeste DOP (Denominação de Origem Protegida). E o que pode fazer ali? Comer pêra-rocha gratuitamente!

... De certeza ?

Até poderia ser o título de um filme de Tim Burton, mas é uma feira onde se promovem qualidades e se valoriza... a maçã. O Mundo da Maçã, é este mesmo o nome, decorre em Alcobaça de 12 a 15 de Outubro de 2006.

Na MercoAlcobaça pode experimentar-se mil e uma receitas com este fruto e assistir a espectáculos de música.

Fonte : Visão

Piza portuguesa



No outro dia, andava eu pelo bonito blogue Chucrute com Salsicha quando me deparei com um post que me deixou curiosa. Fer, a autora, falava lá de uma piza portuguesa da qual o filhote gostava tanto que, chegadinho de fresco ao Brasil após 10 anos de ausência, foi a primeira coisa que lhe apeteceu comer apenas desembarcado do avião...! Como portuguesa, nunca tinha ouvido falar na tal especialidade... Andei à procura na net e descobri que afinal, a tal piza portuguesa era tipicamente brasileira. No entanto, daquilo que li, terá sido o dono português de um restaurante em terras brasileiras que inventou a composição. Também encontrei a receita e percebi a razão pela qual esta é de longe a piza favorita da maior parte dos Brasileiros: os ingredientes combinam lindamente e a portuguesa é uma das mais boas pizas que jamais comi.

Ingredientes para 2 pessoas

Massa

- 2 chávenas* de farinha
- 1 colher (sopa) de fermento
- 1 pitada de sal fino
- 1 chávena de água tépida
- 4 colheres (sopa) de azeite

* 1 chávena = 1 boião de iogurte

Cobertura

- molho de tomate
- 150 g de queijo mozzarella ralado grosseiramente
- 100 g de fiambre picado grosseiramente
- 1 tomate cortado em rodelas finas
- 1 cebola cortada em rodelas finas
- 1 ovo cozido cortado em rodelas
- 8 azeitonas pretas
- azeite q.b.
- orégãos picados q.b.
- salsa picada q.b.

Preparação

Peneirar a farinha juntamente com o sal e o fermento. Colocar a farinha em monte sobre a bancada e abrir um poço no meio. Juntar o azeite e a água. Amassar muito bem e fazer uma bola com a massa. Deixar repousar por 20 minutos.

Pré-aquecer o forno a 230ºC.

Estender a massa na bancada polvilhada com farinha com o auxílio de um rolo, formando um disco. Transferir a massa para um forma redonda grande.

Pincelar a massa com uma camada bastante espessa de molho de tomate. Cobrir com o queijo mozzarella e o fiambre. Distribuir as rodelas de tomate, de ovo cozido e de cebola por cima.

Polvilhar a piza com orégãos e salsa à gosto. Decorar com as azeitonas e regar com um fio de azeite. Levar a cozer no forno, a 230ºC, por 20-25 minutos. Servir de seguida.

11 de outubro de 2006

Pernas de frango com ervas aromáticas



Uma receita francesa cheia de aromas deliciosos...

Ingredientes para 4 pessoas

- 4 pernas de frango
- 3 dentes de alho descascados
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1 raminho de estragão
- 1 raminho de cebolinho
- 1 raminho de tomilho
- 2 colheres (sopa) de mostarda com sementes
- vinho branco
- sal & pimenta

Preparação

Picar finamente as ervas juntamente com o alho. Juntar a mostarda, sal, pimenta e envolver. Barrar as pernas de frango com a mistura e cobrir com película aderente. Reservar no frigorífico por 6 horas.

Pré-aquecer o forno a 200ºC.

Colocar as pernas de frango numa assadeira e distribuir a manteiga cortada em pedacinhos por cima. Levar a assar no forno por 45 minutos.

Passados 10 minutos, regar com vinho branco. Virar as pernas de frango à meio da cozedura. Regar de vez em quando com o próprio molho. Se for necessário, juntar mais um pouco de vinho branco ou de água para a carne não secar.

Servir de seguida, com feijão verde e cenoura cozidos.

Galinha moderna



- O que é que estás por aí a dizer...? Põe ovos e pronto !
- Não ! Quero epidural...

Agradecimentos : Joaquim Castilho

Clafoutis de uvas



O clafoutis é uma sobremesa típica da culinária tradicional francesa. Meio bolo, meio pudim, o clafoutis costuma ser confeccionado com frutas da época. A receita mais conhecida é a base de cerejas, mas qualquer outro fruto pode ser ser utilizado, como ameixa ou uva, por exemplo... Uma delícia à antiga!

Ingredientes para 4-6 pessoas

- 4 ovos
- 150 g de açúcar
- 6 colheres (sopa) de farinha
- 4 dl de leite
- 100 g de manteiga derretida
- 1 cálice pequeno de rum
- 350 g de uvas
- manteiga e açúcar q.b.

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC.

Bater os ovos com o açúcar. Incorporar a farinha sem parar de bater. Juntar o leite, a manteiga derretida e o rum. Envolver.

Untar generosamente uma forma redonda com manteiga e polvilhar com açúcar. Reservar.

Lavar e secar as uvas. Colocar as uvas no fundo da forma e distribuir a massa por cima. Levar a cozer no forno por 40-45 minutos, a 180ºC.

Polvilhar com açúcar à saída do forno. Deixar arrefecer por completo e servir.

10 de outubro de 2006

Pataniscas de flores de abóbora

Pode parecer surpreendente cozinhar flores... Todavia, esta receita oriunda da região de Provença é muito antiga e popular no sul de França, onde as flores de abóbora vendidas nos mercados - e consideradas como um produto alimentar luxuoso - são caríssimas. Cá em Portugal, não deve ser muito fácil comprá-las na praça, mas se como eu viverem no campo, sabem de certeza que nesta época há montes delas pelos quintais. Garanto que vale a pena experimentar: esta é uma das mais simples e deliciosas iguarias que jamais provei...!

Ingredientes para 4 pessoas

- 20 flores amarelas e grandes de abóbora (curgete, gila, etc.)
- 150 g de farinha de trigo
- 2 ovos (gemas separadas das claras)
- azeite q.b.
- 25 cl de leite frio
- 1 raminho de salsa
- sal & pimenta



Preparação

Lavar muito bem as flores, removendo as hastes e os pistilos. Secar delicadamente e reservar.

Colocar a farinha numa tigela, fazendo um poço no meio. Juntar as gemas, 1 pitada de sal, outra de pimenta e 1 colher (chá) de azeite. Envolver com o auxílio de uma vara de arames, adicionando o leite em fio sem parar de mexer. Incorporar rapidamente as claras batidas em castelo. Juntar a salsa previamente picada e misturar.

Aquecer bastante azeite numa frigideira grande.

Mergulhar as flores uma por uma no polme. Fritar (não muitas de cada vez; as flores não se devem tocar umas as outras) dos dois lados no azeite até ficarem douradinhas e estaladiças. Escorrer cuidadosamente sobre papel absorvente.

Servir as pataniscas mornas, com coulis de tomate frio.

Porco com caril e gengibre



Uma receita chinesa muito agradável e aromática...

Ingredientes para 4 pessoas

- 4 costeletas de porco grandes (lombo)
- 2 cebolas médias raladas grosseiramente
- 2 tomates médios cortados em cubos
- 3 dentes de alho esmagados
- 1 colher (chá) bem cheia de gengibre ralado
- 1 malagueta pequena
- 2 hastes de tomilho
- 1 folha de louro
- 2 colheres (sopa) de molho de soja preto
- 1,5 colheres (sopa) de caril em pó
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 25 g de manteiga
- sal & pimenta

Preparação

Remover os ossos e a gordura das costeletas. Cortar a carne em cubos.

Aquecer o azeite num wok (ou numa frigideira funda) e levar os cubos de carne a dourar de todos os lados, em lume forte. Temperar com sal e pimenta. Retirar a carne do wok e reservar.

Retirar metade da gordura do wok e juntar a manteiga. Refogar as cebolas raladas assim como os alhos até ficarem bem dourados. Adicionar o molho de soja e envolver.

Juntar a carne reservada, os cubos de tomate, a malagueta, a folha de louro e o tomilho. Polvilhar com o gengibre, o caril e pimenta. Misturar muito bem. Cozinhar em lume brando por 30-35 minutos. Se for necessário, refrescar com um pouquinho de água durante a cozedura. Rectificar os temperos.

Servir de seguida, com massa chinesa ou arroz branco.

9 de outubro de 2006

Tarte de peixe e ervilhas



Esta tarte salgada é perfeita para fazer comer peixe e vegetais a quem diz não gostar (as crianças, por exemplo...). Além do mais, é excelente!

Ingredientes para 4 pessoas

Massa

- 250 g de farinha
- 1/2 pacotinho de fermento
- 1 pitada de sal fino
- 1 pitada de caril em pó
- 1 pitada de tomilho picado
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 1 copinho de água tépida

Recheio

- 1 colher (sopa) de azeite
- 2 cebolas pequenas picadas
- 1 dente de alho picado
- 2 pimentos vermelhos de conserva cortados em cubinhos
- 300 g de ervilhas congeladas
- 200 g de filetes de pescada
- sal & pimenta
- 1 colher (chá) de caril
- 1 colher (chá) de mangericão picado
- 1 ovo grande
- 10 cl de natas
- 1/2 copo de leite
- 2 colheres (sopa) de mostarda de Dijon
- 1 macheia pequena de sêmola de trigo (couscous)
- 75 g de queijo ralado (emmental, gruyère...)



Preparação

Misturar a farinha peneirada com o fermento, o sal fino, o caril e o tomilho picado. Colocar a mistura no robô multi-usos e juntar o azeite. Amassar, adicionando a água tépida aos poucos. Fazer uma bola com a massa e reservar no congelador por 20 minutos.

Picar grosseiramente os filetes de pescada e reservar. Pré-aquecer o forno a 200ºC.

Alourar a cebola e o alho no azeite. Juntar os cubinhos de pimento e as ervilhas. Cozinhar em lume brando por 10 minutos. Adicionar o peixe. Temperar com sal, pimenta, o caril e o mangericão picado. Cozinhar até o líquido evaporar por completo.

Estender a massa com o auxílio de um rolo na bancada polvilhada com farinha. Forrar uma tarteira com a massa. Picar o fundo com um garfo e barrar com a mostarda. Espalhar a sêmola (a sêmola vai absorver o excedente de líquido) e cobrir com o preparado de peixe e vegetais.

Bater o ovo com as natas, o leite, sal e pimenta. Distribuir a mistura pela tarte e polvilhar com o queijo ralado. Levar a cozer no forno por 40-45 minutos, a 200ºC. Servir a tarte levemente morna ou fria, com salada de alface.

Sabores de infância


Autor : T. McCracken

«Que fixe, tem exactamente o mesmo sabor que as latas de sopa que a minha mãmã costumava abrir e aquecer.»

Frango do campo com massa



Um prato à camponesa simples e delicioso...

Ingredientes para 4 pessoas

- 1 frango do campo cortado em 8 pedaços
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 raminho de salsa
- 2 tomates maduros picados grosseiramente
- 2 cenouras cortadas em pedaços
- 2 dl de vinho branco
- 5 dl de água a ferver
- sal & pimenta
- 1 malagueta
- 1 colher (chá) de pimentão doce (colorau)
- 300 g de massa grande (conchas, macarrão riscado, cotovelos...)

Preparação

Aquecer o azeite num tacho grande. Refogar a cebola e o alho. Juntar os pedaços de frango e dourar de todos os lados, mexendo de vez em quando.

Polvilhar com a metade da salsa picada. Adicionar os tomates picados e os pedaços de cenoura. Regar com o vinho branco e a água a ferver. Temperar com sal, pimenta, o pimentão doce e a malagueta. Cobrir com uma tampa e cozinhar por 50 minutos em lume brando.

Juntar a massa e cozinhar por mais 12 minutos. Polvilhar com a salsa restante e servir de seguida.

6 de outubro de 2006

Batatas amassadas no forno



Foi no suculento e lindo blogue da Valentina, o já célebre Trem Bom, que encontrei esta receita. As batatas ficam perfeitas, preparadas deste modo: crocantes por fora, fofinhas por dentro e sobretudo cheias de aromas. Um acompanhamento delicioso para carnes grelhadas ou assadas. Obrigada pela dica, querida amiga!

Ingredientes para 4 pessoas

- 1,2 kg de batatinhas
- azeite q.b.
- sal grosso q.b.
- tomilho seco picado q.b.
- sementes de erva-doce q.b.

Preparação

Pré-aquecer o forno a 220ºC.

Lavar muito bem as batatinhas e levá-las a cozer com a pele em água a ferver temperada com sal até ficarem cozidas mas ainda um pouco firmes. Escorrer.

Untar uma assadeira com azeite. Colocar as batatinhas na assadeira. Esmagar delicadamente com um martelinho de cozinha ou um pisa-batatas para a pele abrir.

Pincelar com azeite. Polvilhar com sal grosso, tomilho e sementes de erva-doce à gosto. Levar a assar no forno a 220ºC por mais ou menos 20 minutos. Servir de seguida.

Bifes à parmegiana assados



Habitualmente, este prato tradicional italiano costuma ser confeccionado em fritura. Mas como a composição da receita já é bastante rica em si, optei por assar os bifes no forno numa versão mais leve e saudável. E ficaram uma delícia...!

Ingredientes para 4 pessoas

- 2 bifes (alcatra) grandes e grossos
- sal & pimenta
- 2 dentes de alho amassados
- 6 colheres (sopa) de pão ralado
- 2 ovos batidos
- farinha q.b.
- 4 fatias finas de fiambre
- 4 fatias de queijo mozzarella (ou flamengo)
- 1 chávena de molho de tomate
- orégãos q.b.
- azeite q.b.

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC.

Cortar os bifes em metades. Temperar com sal, pimenta e os alhos amassados. Passar os bifes dos dois lados por um pouco de farinha, os ovos batidos e o pão ralado.

Forrar uma assadeira com uma folha de alumínio alimentar. Pincelar com um pouco de azeite. Colocar os bifes na assadeira e levar a assar no forno por 20 minutos. Virar os bifes e assar por mais 15 minutos.

Retirar a assadeira do forno. Cobrir cada bife com uma fatia de fiambre, uma fatia de queijo e molho de tomate. Polvilhar com orégãos à gosto e levar a gratinar no forno por 5-7 minutos.

Servir logo à saída do forno, com arroz branco ou esparguete salteado em alho e azeite.

4 de outubro de 2006

Blogues de culinária : da tela para o papel



Estou feliz em apresentar Une Souris dans le Potage, um livro publicado pela prestigiada editora parisiense Tana. Este é o primeiro livro de culinária inteiramente escrito por blogueiras e se me sinto tão feliz é simplesmente porque sou uma das quinze autoras, a única a representar um país que não seja de língua francesa, com o meu blogue Tasca da Elvira. Estão lá quatro receitas minhas, todas de inspiração portuguesa e lindamente fotografadas por Raphaële Vidaling. Para quem lê francês, estão aqui mais pormenores sobre o livro.

Une Souris dans le potage encontrará-se à venda a partir de amanhã, dia 5 de Outubro de 2006, em todas as livrarias de França. Cá em Portugal, pode ser encomendado nas lojas FNAC ou através da Amazon.

Queques de doce de tomate



Estes bolinhos ficam muito fofinhos e saborosos. São perfeitos para o pequeno almoço e o lanche, a acompanhar chá ou café.

Ingredientes para 12 unidades

- 230 g de doce de tomate
- 3 ovos
- 2 colheres (sopa) de manteiga amolecida
- 1/2 chávena* de sumo de laranja natural
- 1/2 chávena de açúcar
- 2 chávenas de farinha para bolos com fermento
- manteiga q.b.

* 1 chávena = 1 boião de iogurte

Preparação

Pré-aquecer o forno a 190ºC. Untar forminhas com manteiga. Forrar com papel vegetal também untado. Reservar.

Bater os ovos com o açúcar, o doce de tomate, a manteiga e o sumo de laranja. Incorporar a farinha previamente peneirada e misturar muito bem até a massa ficar homogénea.

Distribuir o preparado pelas forminhas até aos 2/3. Levar a cozer no meio do forno por aproximadamente 30 minutos, a 190ºC.

Deixar arrefecer por completo fora do forno e desenformar delicadamente.

Nota : usei doce de tomate, mas estes queques também ficam excelentes com doces ou compotas de outros frutos.

Tarte de vegetais



Gostei muito desta tarte salgada vegetariana, óptima para um almoço leve e saudável. Uma receita deliciosa, inspirada pela simpática Phanie...

Ingredientes para 4 pessoas

- 1 massa folhada congelada
- 1 curgete média
- 2 pimentos (1 vermelho + 1 verde)
- 1 cenoura
- 1 cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 2 ovos grandes
- 1 iogurte natural
- 100 g de queijo ralado (gruyère, emmental...)
- 2 colheres (chá) de cebolinho picado
- 2 colheres (chá) de salsa picada
- sal & pimenta
- azeite q.b.
- farinha



Preparação

Deixar a massa folhada descongelar fora do frigorífico.

Lavar os vegetais. Remover as pontas da curgete e cortá-la em rodelas, sem descascar. Cortar a cenoura em tiras finas mas largas. Remover as partes brancas e as sementes dos pimentos. Cortar em tiras finas.

Refogar a cebola, o alho, a cenoura e os pimentos numa frigideira, com um pouco de azeite. Cozinhar por 15 minutos em lume brando. Juntar as rodelas de curgete e cozinhar por mais 5 minutos. Temperar com sal e pimenta.

Pré-aquecer o forno a 220ºC.

Estender a massa folhada na bancada polvilhada com farinha. Forrar uma tarteira com a massa. Picar o fundo com o auxílio de um garfo e espalhar os vegetais.

Bater os ovos com o iogurte previamente escorrido. Adicionar uma colher (sopa) de azeite, sal, pimenta, o queijo ralado e as ervas. Envolver muito bem e espalhar o preparado pelos vegetais.

Levar a tarte a cozer no forno - a 220ºC - por 20-30 minutos ou até a massa e a superfície se apresentarem bem douradas. Servir a tarte quente, morna ou fria (é fria que eu mais a aprecio).