18 de outubro de 2006

Folhados de milho, alho-francês e queijo



Estes deliciosos e requintados folhadinhos são óptimos servidos como entrada ou até refeição leve, acompanhados com uma boa salada. Descobri a receita - que adaptei muito ligeiramente - no bonito e interessante livro de Maria de Lourdes Modesto, Cozinhar com Vegetais (Ed. Verbo).

Ingredientes para 10-12 unidades

- 1 rolo de massa folhada congelada
- 2 alhos-franceses (parte branca unicamente)
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 lata pequena de milho (1)
- 150 g de queijo amanteigado (2)
- 3 tomates secos pequenos
- 3 colheres (sopa) de natas
- 2 gemas
- 1 colher (sopa) de salsa picada
- sal & pimenta
- 1 ovo batido
- óleo, farinha

(1) Ou 300 g de milho congelado
(2) Serra da Estrela, Azeitão, Alcains...


Preparação

Deixar a massa folhada descongelar fora do frigorífico. Retirar o tabuleiro do forno e forrá-lo com papel vegetal untado com um pouquinho de óleo. Reservar. Pré-aquecer o forno a 240ºC.

Lavar e escorrer os alhos-franceses. Cortar em rodelas finas e levar a refogar na manteiga misturada com o azeite até ficarem quase transparentes.

Lavar e escorrer o milho. Juntar ao preparado de alho-francês, assim como o queijo sem crosta e cortado em pedaços, os tomates secos previamente laminados e as natas. Mexer até o queijo derreter por completo, em lume brando. Temperar com sal, pimenta e a salsa picada. Incorporar as gemas fora do lume, envolver e deixar amornar.

Estender a massa folhada na bancada ligeiramente polvilhada com farinha, com o auxílio de um rolo. Recortar quadrados de massa de 10 cm.

Distribuir o preparado anterior pelos quadrados e fechar em forma de triângulos, apertando bem as bordas com a ponta dos dedos para soldar. Picar os triângulos com um garfo e decorar à gosto. Pincelar com ovo batido.

Colocar os folhados sobre o tabuleiro reservado. Levar a cozer no meio do forno, a 240ºC, por 5 minutos. Baixar a temperatura do forno a 200ºC e deixar cozer até a massa se apresentar estaladiça, fofa e dourada.

Servir os folhados frios ou levemente mornos, com salada.

3 comentários:

  1. Adoro folhado, esse recheio deve ser maravilhoso.

    ResponderEliminar
  2. Fantásticos Elvira! Qualquer dia tenho de meter férias só para conseguir fazer as milhentas receitas que já vi aqui e pus em lista de espera!!!! ;)

    ResponderEliminar
  3. Olá Elvira, que bom aspecto tem estes folhadinhos, tenho um fraquinho por massa folhada, gosto muito, devem ser optimos.
    Aproveito para convidá-la a visitar o meu blog, ainda é recente, estou a começar... :)
    WWW.momentosdacris.blogspot.com
    Espero sua visita.
    Obrigada
    Cris

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !