9 de agosto de 2008

Esparguete integral com fiambre de peru



Esta foi a minha primeira tentativa - e talvez a última - em substituir natas normais por natas de soja seguindo o conselho de uma amiga que me assegurou que eram mais saudáveis e que não se notava a diferença. Bem, mas eu notei... E não posso dizer que ficou intragável nem que gostei daquele sabor meio estranho que deram à massa, ao ponto que exagerei no parmesão ralado para tentar encobrir. Prefiro de longe usar natas light. Em todo o caso, para quem gostar de natas de soja - ou para quem desejar experimentar, aqui vai uma receita super saudável inspirada noutra similar publicada na revista Saúde à Mesa de Março de 2008.

Ingredientes para 4 pessoas

- 1 cebola picada finamente
- 2 dentes de alho picados finamente
- 120 g de fiambre de peru ou de frango cortado em lamelas
- 250 g de esparguete integral
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 200 ml de natas de soja para culinária
- sal & pimenta moída na altura
- 50 g de queijo parmesão ralado finamente
- mangericão seco q.b.

Preparação

Levar a massa a cozer al dente em bastante água a ferver temperada de sal.

Aquecer o azeite numa frigideira. Refogar os alhos e a cebola picados até a cebola ficar mole e transparente.

Juntar as lamelas de fiambre de peru e saltear sem parar de mexer até dourar ligeiramente. Regar com as natas de soja e cozinhar até espessar um pouco. Temperar com sal e pimenta.

Escorrer o esparguete. Adicionar à frigideira e mexer delicadamente com um garfo por 1 minuto até a massa ficar bem revestida de molho.

Transferir o preparado para um prato de servir fundo. Polvilhar com mangericão seco à gosto e com o queijo ralado. Servir de seguida.

Mais receitas com massa aqui

Fiambre : Presunto cozido - Natas : Creme de leite - Esparguete : Espaguete - Pimenta : Pimenta do reino

14 comentários:

  1. Elvira que coisa mais boa esta receitinha,jinhos no teu coração e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Pois, concordo plenamente. Natas de soja são horríveis. Prefiro mil vezes usar natas light ou iogurte grego a usar natas de soja.

    Beijo grande e bom fim-de-semana *
    Mariana

    ResponderEliminar
  3. Eu experimentei duas vezes. Da primeira o prato era muito elaborado e não notei nada, da segunda jurei para nunca mais (terá sido há uns quatro anos).
    A minha teoria nesses casos é "ou sim ou sopas"...se quero fazer massa com molho de natas ou bolo com doce de ovos, é sinal de que não me apetecia salada e uma maçã.

    Compenso no dia seguinte, não sacrificando na qualidade e sabor das coisas que gosto.

    ResponderEliminar
  4. Elvira, que paladar apurado o teu.
    eu uso muitas vezes natas de soja e nunca noto qualquer diferença...
    deve ser por na maioria das vezes comer à pressa e nem ter tempo para sentir bem os paladares.. lol

    ResponderEliminar
  5. Gostei imenso do aspecto desta receita e o uso do espargete integral e do fiambre de perú é uma óptima ideia para tornar as refeiçoes mais saudaveis. vou experimentar!~

    BJs

    ResponderEliminar
  6. Também já me aconteceu, foi a 1ª e a última vez que utilizei natas de soja. Usei para fazer um frango com natas e cogumelos e não ficou nada de jeito... Este esparguete ficou com um óptimo aspecto!!

    bjs, bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  7. ELvira nunca usei esta nata de soja, acho que tem coisas que não adianta substituir por outras como esse caso. A cara está ótima, não sei se eu perceberia a diferença, mas se tratando de soja, sei não.
    Bjks

    ResponderEliminar
  8. Eu nunca expererimentei exactamente por achar que não iria gostar do sabor. Assim como nunca provei leite de soja mas só o cheiro deixa-me mal disposta. Mas olha que a receita é optima e vai com natas light ou normais mesmo... a esparguete já é integral, que se lixe o light ;)

    ResponderEliminar
  9. Eu gostei da receita, mas tb não utilizaria este produto com soja, pois não sou da soja.
    Eu ainda não estou certa que seja realmente bom para o organismo.
    Já li alguns artigos que falam coisas negativas e prefiro não usar, já que não aprecio o paladar.
    De qq maneira, vc fez a coisa certa: Provou e viu que não gosta, dai não faz mais.
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  10. Compreendo-te bem, pq dantes só o cheiro me dava vómitos; foi desde há cerca de 2 anos q decidi perder peso e começar a comer mais saudavelmente q me adaptei e hj em dia não uso natas normais para nada:substituo sempre ou por queijo frsco, ou por iogurte natural ou por natas de soja...O meu marido no início cm eu n lhe dizia q punha natas de soja na lasanha,perguntava q molho novo saboroso é q eu tinha inventado...lol...

    de qq modo, qq q sejam as natas o paro tem um aspecto muito apetitoso!

    ResponderEliminar
  11. Muito bom, Elvira! A minha filha adora massas ( foi italiana na última vida, certamente, hehehe...)e como ela come muito mal, faço massa praticamente dia sim dia não. Então para sanidade familiar todas as receitas de massa são preciosas, hehehe...
    Não utilizei natas de soja, porque o pessoal aqui em casa não gosta mesmo nada dessas coisas de soja, rssss....
    Boa semana!
    Bjsss

    ResponderEliminar
  12. pois desde que aderi à natas de soja, nunca mais mudei... será uma questão de marca?

    ResponderEliminar
  13. Eu uso natas de soja, nao noto qualquer sabor estranho. a marca que compro é Alpro soja.
    A diferença é que tou com 4 kg a menos desde que deixei de cozinhar com natas light (sim porque por se chamarem light enganam bem), e agora os pratos a base de natas até os acho um pouco enjoativos...

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !