20 de dezembro de 2006

Boas Festas !



Férias, festas, autora atarefada... O Elvira's Bistrot vai encerrar por uns escassos dias. Desejo a todos os meus queridos visitantes umas festas de Natal e de Passagem de Ano muito felizes na companhia dos familiares e amigos.

Até breve !

19 de dezembro de 2006

Blanquette de vitela



Tal como o boeuf bourguignon, a blanquette de veau é uma das especialidades mais emblemáticas da culinária francesa tradicional. Confeccionada à moda antiga, fica uma delícia. Esta é a receita original da avó de Marie Leteuré, autora de um magnífico livro de receitas em língua francesa, Saveurs d'Autrefois.

Ingredientes para 6 pessoas

- 2 kg de carne de vitela cortada em cubos
- 2 cenouras
- 1 talo de aipo
- 1 cebola
- 1 cravinho
- 1 ramo de cheiros*
- 250 g de cogumelos frescos (tipo champignon)
- 100 g de manteiga
- sumo de 1/2 limão
- 20 cebolinhas
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 3 colheres (sopa) de farinha
- 20 cl de natas
- 2 gemas
- sal & pimenta moída na altura
- 10 grãos de pimenta preta
- 3 hastes de salsa

* 1 folha de louro + 1 rama verde de alho-francês + 1 haste de tomilho + 1 haste de alecrim + 2 hastes de salsa, atadas juntamente com fio de cozinha

Preparação

Descascar as cenouras e cortá-las em pedaços. Remover a rama do aipo, assim como os fios, e cortar o talo em pedaços. Descascar a cebola. Picar o cravinho na cebola. Reservar.

Colocar os cubos de carne numa panela e cobrir com bastante água fria. Levar a ferver. Temperar com sal e remover a escuma que se vai formando. Juntar as cenouras, o aipo, a cebola, o ramo de cheiros e os grãos de pimenta. Cobrir com uma tampa e deixar fervilhar lentamente por 1h30. Retirar os cubos de carne da panela. Filtrar o caldo e reservar.

Limpar muito bem os cogumelos, removendo os pés terrosos. Cortar os cogumelos em quartos. Refogar por 5 minutos em 10 g de manteiga aquecida, sem deixar tomar cor. Regar com o sumo de limão e um copinho de água. Cozinhar em lume brando por mais 10 minutos. Reservar.

Descascar as cebolinhas. Alourar as cebolinhas inteiras em 40 g de manteiga. Polvilhar com o açúcar e deixar caramelizar um pouco. Regar com um copinho de água. Temperar com sal e pimenta. Cozinhar em lume brando por 15 minutos.

Levar a manteiga restante a derreter na panela. Polvilhar com a farinha e regar aos poucos com o caldo reservado, mexendo com uma vara de arames para evitar grumos. Rectificar os temperos e colocar os cubos de vitela na panela. Adicionar os cogumelos e as cebolinhas. Aquecer em lume brando.

Tirar uma concha de molho para uma tigela. Incorporar delicadamente as gemas e as natas. Juntar a mistura à panela e aquecer em lume muito brando, sem deixar ferver. Polvilhar com a salsa previamente picada finamente e servir de seguida, acompanhando com arroz de manteiga.

18 de dezembro de 2006

Bacalhau com grão



O Natal está à porta. E o típico bacalhau cozido também! Uma entre as muitas receitas - variam de de uma região para outra - tradicionalmente servidas durante a consoada, em Portugal. Um prato rústico, simples e delicioso...

Ingredientes para 4 pessoas

- 300 g de grão de bico demolhado
- 2 folhas de louro
- sal & pimenta
- 4 batatas
- 4 postas de bacalhau demolhado
- 2 ovos cozidos
- 1 cebola grande descascada
- 2 dentes de alho descascados
- 1 ramo de salsa
- azeite virgem
- vinagre de vinho branco

Preparação

Cozer o grão de bico com as folhas de louro em água a ferver por 1 hora (ou 30 minutos na panela de pressão). Temperar ligeiramente com sal. Escorrer e reservar.

Descascar as batatas e cortá-las em metades. Levar a cozer em água a ferver por 20 minutos. Juntar as postas de bacalhau e cozer por mais 10 minutos em lume brando.

À parte, picar finamente a salsa com a cebola e o alho. Reservar numa tigela de servir.

No final da cozedura, adicionar o grão de bico à panela, só para aquecer. Retirar os alimentos da panela com o auxílio de uma escumadeira, escorrendo bem. Colocar num prato de servir e decorar com os ovos cozidos descascados e cortados em metades.

Servir de seguida. Acompanhar à parte com a mistura de cebola reservada, azeite, vinagre, sal e pimenta.

Carne de porco com alecrim



Uma saborosa e aromática variante da tradicional carne de porco à portuguesa...

Ingredientes para 4 pessoas

- 900 g de batatinhas
- 750 g de lombinhos de porco limpos
- 4 dentes de alho esmagados
- 2 dl de vinho branco
- 2 colheres (sopa) de massa de pimentão
- 1,5 dl de azeite
- sal & pimenta
- alecrim picado q.b.

Preparação

Lavar as batatinhas e cozê-las com a pele em água temperada de sal. Escorrer e deixar arrefecer.

Cortar a carne em cubos. Temperar com sal, pimenta, os alhos esmagados, alecrim picado à gosto, a massa de pimentão e o vinho branco. Envolver muito bem e cobrir com película transparente. Reservar no frigorífico por pelo menos 1 hora.

Pelar as batatinhas e alourá-las lentamente em metade do azeite. Retirar as batatinhas da frigideira e reservar.

Escorrer a carne, reservando a marinada. Saltear lentamente os cubos de carne no azeite restante até ficarem dourados. Juntar a marinada e deixar reduzir para metade.

Envolver as batatinhas e servir de seguida.

Natal no Planeta dos Perus...



«Numa galáxia muito, muito longínqua, num planeta povoado por estranhos perus gigantes...»

Gratinado de curgetes com queijo



Um prato vegetariano saudável e delicioso à moda italiana...

Ingredientes para 4 pessoas

- 3-4 curgetes médias
- 1,5 chávenas* de queijo ricotta amassado
- 300 g de queijo mozzarella ralado
- 2 colheres (sopa) de pão ralado
- 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

Molho

- 1 cebola pequena picada finamente
- 2 dentes de alho picados finamente
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 lata de tomate picado
- 2 colheres (sopa) de tomate concentrado
- 1/3 chávena de água
- 1/4 chávena de mangericão picado
- sal & pimenta

* 1 chávena = 1 boião de iogurte

Preparação

Pré-aquecer o forno a 200ºC.

Alourar a cebola e os alhos no azeite aquecido. Juntar os tomates picados e o tomate concentrado. Cozinhar por 5 minutos. Regar com a água e cozinhar por mais 5 minutos. Temperar com o mangericão picado, sal e pimenta. Deixar amornar.

Cortar as curgetes em fatias finas no sentido longitudinal, sem as descascar. Misturar o queijo ricotta com o queijo mozzarella. Reservar.

Espalhar uma camada de molho de tomate no fundo de uma assadeira e cobrir com uma camada de fatias de curgete. Adicionar uma camada de ricotta com mozzarella e repetir a operação até os ingredientes esgotarem. Terminar com fatias de curgete cobertas com molho de tomate.

Polvilhar com o queijo parmesão e o pão ralado. Levar a gratinar no forno por 25-30 minutos, a 180ºC. Servir de seguida.

Nota : pode-se enriquecer este gratinado juntando algumas camadas de fatias finas de fiambre, ou adicionando carne picada ao molho de tomate.

15 de dezembro de 2006

Estufado de vaca com cenouras



Durante o Inverno, cá em casa, apreciamos muito estes estufadinhos que me relembram a cozinha das minhas avós. Deitam um cheirinho tão bom enquanto cozem...!

Ingredientes para 4 pessoas

- 600 g de carne de vaca para estufar cortada em cubos
- 8 cenouras cortadas em pedaços
- 1 folha de louro
- 1 copo de vinho branco
- 2 tomates (conserva) picados grosseiramente
- 1 colher (sopa) de pimentão doce (colorau)
- 100 g de bacon cortado em cubinhos
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 6 colheres (sopa) de arroz
- sal & pimenta

Preparação

Aquecer o azeite numa panela de barro. Juntar a folha de louro, os cubos de carne e os cubinhos de bacon. Refogar até dourar de todos os lados.

Adicionar os pedaços de cenoura e os tomates picados. Temperar com o pimentão doce, sal e pimenta. Envolver.

Regar com o vinho branco e levar a ferver. Cobrir com uma tampa e cozinhar em lume brando por 1h45-2h00. De vez em quando, se for necessário, adicionar um pouquinho de água para a carne não secar.

15-20 minutos antes do final da cozedura, juntar o arroz e mais um pouquinho de água. Rectificar os temperos e servir de seguida, na própria panela.

Meia noite e uma guitarra...

Há exactamente uma semana, tive o prazer de estar presente numa noite de fados organizada pelo Sr. Policarpo e a D. Laurinda, donos de um restaurante numa aldeia vizinha da minha. A linda fadista ribatejana Ana Marina e os seus colegas masculinos cantaram... e encantaram, acompanhados por músicos realmente excepcionais. Também tivemos a felicidade de ouvir uma menina brasileira com uma voz divinal cantar umas modas bem bonitas da sua terra. Quanto ao vinho e à comida, estavam óptimos! Por essas razões, ninguém estava com vontade de partir e ficamos por lá até às 2h30 da madrugada. Sabe mesmo bem poder desfrutar de uma noite na província à maneira lisboeta, acreditem! Obrigada, artistas e organizadores! Esperamos que haja mais para o ano...











14 de dezembro de 2006

Pão de alho com sésamo



Quando leio revistas brasileiras de culinária, fico sempre admirada com o número incrível de receitas de pães que trazem (e no entanto, parece que lá, os padeiros são todos portugueses ou vice versa... gargalhadas...!)! Há de todos os tipos e com inúmeras coisas lá dentro. No outro dia, resolvi testar este, cuja receita encontrei numa revista intitulada Guia da Cozinha. O pão ficou muito bom, com a crosta dourada, o miolo macio e um cheirinho delicado à alho. É óptimo para fazer sandes, tostas mistas, croque-monsieur ou canapés. Recomendo...!

Ingredientes para 1 pão

- 3 chávenas* de farinha de trigo
- 1 chávena de água morna
- 1 dente de alho espremido
- 2 colheres (sopa) de margarina vegetal derretida
- 1 ovo pequeno
- 1 colher (chá) de sal
- 1 colher (chá) de açúcar
- 11 g de fermento de padeiro (1 saquinho de Fermipan)
- margarina e farinha q.b. para a forma
- 1 colher (sopa) de sementes de sésamo

* 1 chávena = 1 boião de iogurte

Preparação

Untar uma forma rectangular (tipo bolo inglês) com margarina e polvilhar com farinha. Reservar.

Dissolver o fermento na água morna. Reservar.

Peneirar a farinha com o sal e o açúcar. Colocar a farinha em monte na bancada e fazer uma cova no meio. Juntar a margarina derretida e o ovo. Amassar com as mãos. Abrir novamente uma cova. Adicionar a água misturada com o fermento e o alho espremido. Amassar muito bem até a massa ficar maleável e homogénea. Se for necessário, acrescentar um pouco de farinha ou de água morna.

Formar um cilindro com a massa. Colocar na forma e polvilhar com o sésamo, pressionando com a ponta dos dedos para as sementes ficarem presas na massa. Deixar levedar num lugar morno e abrigado de correntes de ar por 25-30 minutos.

Pré-aquecer o forno a 200ºC.

Levar o pão a cozer no forno por 30 minutos, a 200ºC. Desenformar e deixar arrefecer antes de fatiar.

Pernas de frango embrulhadas



Uma receita muito aromática com um visual diferente...

Ingredientes para 4 pessoas

- 4 pernas de frango
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 4 fatias grandes e finas de presunto
- 1 colher (sopa) de mostarda de Dijon
- 2 dentes de alho espremidos
- 1 raminho de cebolinho + 4 hastes
- 1 raminho de coentros
- 1 raminho de salsa
- sumo de 1 limão
- 1 copinho de vinho branco
- sal & pimenta moída na altura

Preparação

Picar finamente as ervas. Juntar o alho espremido, a mostarda, o sumo de limão, sal e pimenta. Envolver. Barrar as pernas de frango com a mistura e cobrir com película transparente. Reservar no frigorífico por pelo menos 1 hora.

Aquecer o azeite com a manteiga numa frigideira anti-aderente. Secar as pernas de frango, reservando a marinada. Dourar as pernas de frango dos dois lados em lume médio. Cobrir com uma tampa e cozinhar em lume brando por 40 minutos.

Dissolver a marinada no vinho branco. Regar as pernas de frango de vez em quando com a mistura. Virar a carne à meio da cozedura.

Retirar as pernas de frango da frigideira e embrulhá-las nas fatias de presunto. Fechar, atando com o cebolinho restante. Servir de seguida, com papelotes de legumes.

13 de dezembro de 2006

Sopa de lentilhas com cominhos



Além de possuir um sabor muito agradável, a lentilha é uma das leguminosas mais ricas em ferro e em proteínas. Existem muitas maneiras de a cozinhar. Esta sopa é uma excelente opção...

Ingredientes para 3-4 pessoas

- 1,2 l de água quente
- 300 g de lentilhas secas
- 1 colher (sopa) de azeite
- 50 g de fatias finas de bacon
- 3 dentes de alho picados finamente
- 1 cebola picada
- 1 tomate grande cortado em cubinhos
- 1/2 colher (chá) de pimenta moída na altura
- 1/2 colher (chá) de cominhos em pó
- sal

Preparação

Demolhar as lentilhas por umas horas em água fria. Lavar muito bem em água corrente, eliminando as eventuais pedrinhas. Escorrer e reservar.

Cortar as fatias de bacon em tiras. Fritar ligeiramente as tiras de bacon no azeite. Juntar a cebola e o alho. Refogar até alourar um pouco.

Adicionar os cubinhos de tomate. Temperar com a pimenta, os cominhos e um pouco de sal. Regar com a água quente e levar a ferver.

Acrescentar as lentilhas. Cobrir com uma tampa e cozinhar em lume brando por 25-30 minutos. Rectificar os temperos e servir de seguida.

Ver outras receitas com lentilhas :

* Lentilhas com salsichas
* Hambúrgueres de lentilhas

Piza de bacon com ovo



Nada como uma piza caseira...! Esta é muito boa e fácil de fazer.

Ingredientes para 3-4 pessoas

Massa

- 200 g de farinha
- 1 dl de azeite
- 1 pitada de sal fino
- 1 colher (sopa) de orégãos picados
- água

Cobertura

- 1 cebola picada finamente
- 1 dente de alho picado finamente
- 0,5 dl de azeite
- 2 tomates grandes e maduros picados
- 1 colher (chá) de açúcar
- sal & pimenta
- 150 g de fatias finas de bacon
- 4 fatias de queijo mozzarella
- 50 g de queijo ralado
- um pimento vermelho ou verde
- 1 ovo grande

- farinha e azeite q.b.

Preparação

Retirar o tabuleiro do forno e untá-lo com um pouco de azeite. Reservar. Pré-aquecer o forno a 210ºC.

Preparar a massa: misturar a farinha com o azeite. Temperar com o sal e os orégãos. Juntar água aos poucos, amassando até a massa ficar homogénea e maleável. Formar uma bola com a massa e deixar repousar por 20 minutos numa tigela polvilhada com farinha.

Refogar o alho e a cebola no azeite aquecido. Juntar os tomates picados. Polvilhar com o açúcar e cozinhar até o preparado ficar macio. Temperar com sal e pimenta. Triturar o molho fora do lume. Reservar.

Lavar e arranjar o pimento, removendo as partes brancas e as sementes. Cortar o pimento em tiras. Reservar.

Estender a massa com um rolo na bancada polvilhada de farinha, formando um disco. Transferir a massa para o tabuleiro do forno e pincelar com o molho de tomate.

Espalhar as fatias de queijo por cima do molho. Cobrir com as fatias de bacon e as tiras de pimento, formando uma estrela.

Polvilhar a piza com o queijo ralado e levar a dourar no forno por 20 minutos, a 210ºC. Retirar a piza do forno e partir o ovo no meio. Levar novamente a cozer por 5-8 minutos. Servir de seguida.

Mais receitas de pizas aqui

O lanchinho do Pai Natal...



«Querido Pai Natal, se deixares uma bicicleta nova debaixo da árvore, eu dou-te o antídoto para o veneno que coloquei no leite. Timmy»

Bolo de fubá com coco



Há tempos que vejo receitas de bolos de fubá - uma especialidade tipicamente brasileira - pelos blogues brasileiros e não só! Graças à grande comunidade brasileira que vive por cá, não é nada complicado arranjar fubá em terras lusas. Encontrei fubá de mandioca no pequeno supermarcado de uma vila de província e já a vi à venda um pouco por todo o lado... Existem muitas variantes do bolo de fubá: cada mulher brasileira tem a sua, herdada da mãe ou da avó. Resolvi testar uma receita da querida Akemi, cordon bleu radicada no Japão e autora do tão apetitoso blogue Pecado da Gula. O bolo ficou uma delícia: muito fofinho, um pouco húmido e com um sabor delicado. De certeza que não é a última vez que vou usar fubá. Obrigada, Akemi!

Ingredientes para 4-6 pessoas

- 3 ovos grandes (ou 4 pequenos)
- 1 chávena* de leite
- 1 chávena de fubá de mandioca
- 1 chávena de farinha para bolos com fermento
- 2/3 chávena de óleo
- 1,5 chávenas de açúcar
- 2 colheres (sopa) bem cheias de coco ralado
- manteiga e farinha para a forma

* 1 chávena de chá = 1 boião de iogurte

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma redonda (sem buraco) com manteiga e polvilhar com farinha. Reservar.

Bater muito bem os ovos com o açúcar. Juntar a fubá e a farinha, alternado com o leite e o óleo. Bater novamente. Adicionar o coco ralado e envolver.

Transferir a massa para a forma e levar a cozer no forno por 40-50 minutos. Verificar a cozedura com um palito ou uma lámina. Deixar o bolo amornar um pouco fora do forno e desenformar. Servir o bolo morno ou frio, acompanhando com café.

12 de dezembro de 2006

Quiche de cogumelos com presunto



Uma quiche diferente, deliciosa e requintada... Chamem-me antiquada, mas vale a pena confeccionar a massa em lugar de a comprar já feita. A massa folhada, de preparação longa e delicada, já é outra história, mas a massa quebrada não custa nada...!

Ingredientes para 4-6 pessoas

Massa

- 200 g de farinha
- 90 g de manteiga fria
- 1 ovo grande
- 1 colher (sopa) de água
- 1 boa pitada de sal fino
- farinha q.b.

Recheio

- 200 g de natas
- 3 ovos grandes
- 200 g de cogumelos frescos (champignon, shitake, pleurotes...)
- 80 g de fatias de presunto serrano
- 2 dentes de alho picados
- 1 colher (sopa) de salsa picada
- 1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- sal & pimenta
- 1 pitada de noz-moscada

Preparação

Bater ligeiramente o ovo com a água e o sal. Reservar.

Colocar a farinha em monte na bancada e abrir uma cova no meio. Juntar a mistura de ovo e a manteiga cortada em pedacinhos. Amassar com a ponta dos dedos até a massa ficar homogénea e maleável. Se for necessário, adicionar mais um pouquinho de água. Fazer uma bola com a massa e embrulhar em película transparente. Reservar no congelador por 15 minutos.

Pré-aquecer o forno a 180ºC.

Estender a massa na bancada polvilhada de farinha com o auxílio de um rolo, formando um disco. Forrar uma tarteira com a massa e picar o fundo com um grafo. Levar a cozer no forno por 7 minutos. Retirar a tarteira do forno e deixar arrefecer.

Cortar as fatias de presunto em tiras. Limpar e fatiar os cogumelos. Reservar.

Levar a manteiga a derreter numa frigideira. Juntar o alho picado e alourar ligeiramente. Adicionar os cogumelos fatiados e saltear em lume forte até restar pouco líquido na frigideira. Polvilhar com a salsa picada, misturar e deixar arrefecer.

Numa tigela, bater os ovos com as natas, o queijo ralado, a noz-moscada, sal e pimenta. Juntar os cogumelos com o líquido que restou na frigideira, assim como as tiras de presunto. Envolver.

Espalhar o recheia pela massa e levar a cozer no forno, a 200ºC, por aproximadamente 30 minutos ou até a quiche se apresentar firme e dourada. Servir a quiche morna ou fria, com salada de alface.

11 de dezembro de 2006

Vitela estufada com cebolinhas



Com o frio que está, apetece mesmo um estufadinho...! Uma receita muito aromática e saborosa...

Ingredientes para 4 pessoas

- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 600 g de cebolinhas
- 1 kg de carne de vitela cortada em cubos
- 1 dl de vinho branco
- 2 dl de caldo de carne
- sal & pimenta moída na altura
- 250 g de cogumelos pequenos frescos (tipo champignon)
- 1 folha de louro
- 2 folhas de hortelã fresca
- 2 hastes de salsa
- 1 raminho de coentros
- 1 colher (chá) de pimentão doce (colorau)
- 4 colheres (sopa) de natas

Preparação

Descascar as cebolinhas. Alourar as cebolinhas (inteiras) na manteiga aquecida. Juntar os cubos de carne e levar a dourar de todos os lados. Temperar com sal, pimenta e o pimentão doce.

Adicionar as hastes de salsa inteiras, o louro, o raminho de coentros e as folhas de salsa. Regar com o vinho branco e com o caldo de carne. Cobrir com uma tampa e cozinhar em lume brando por 1h30-1h45. Se for necessário, acrescentar um pouquinho de água durante a cozedura para a carne não secar.

Limpar muito bem os cogumelos e juntá-los à carne 20 minutos antes do final da cozedura.

5 minutos antes do final da cozedura, rectificar os temperos e adicionar as natas. Servir bem quente, com arroz branco ou puré de batata caseiro.

Sopa de grão com espinafre



Esta especialidade tipicamente alentejana faz parte das minhas sopas favoritas. O aroma dos coentros dá-lhe um sabor verdadeiramente delicioso...

Ingredientes para 4 pessoas

- 150 g de grão de bico seco
- 2 dentes de alho picados
- 1 raminho de coentros
- 1 cebola picada
- 1 folha de louro
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 1 molho de espinafres
- 4 colheres (sopa) de arroz carolino
- sal & pimenta

Preparação

Demolhar o grão de bico em água fria de um dia para o outro.

Escorrer o grão de bico e colocá-lo numa panela. Cobrir com água e levar a cozer por 45 minutos (ou 25 minutos na panela de pressão).

Lavar e arranjar os espinafres. Separar as folhas e eliminar os talos. Escorrer muito bem e reservar.

Refogar a folha de louro com o alho, a cebola e os coentros previamente picados no azeite, em lume brando. Juntar os espinafres e refogar por mais 5 minutos. Temperar com sal e pimenta.

Adicionar o grão e o caldo de cozedura. Acrescentar mais um pouquinho de água para obter aproximadamente 1,2 l de sopa. Rectificar os temperos e levar a ferver.

Juntar o arroz e deixar cozer por mais 15 minutos, ou até o arroz ficar bem cozido. Servir de seguida.

Preparar o peru para o Natal...


Autor : Mark Parisi

«Deves querer que tudo fique em ordem. Vais deixar este mundo em breve, mas uma grande parte de ti continuará em nós...»

Peru com molho de gengibre e laranja



Um prato simples e delicioso com aromas diferentes para quem aprecia sabores agridoces... A receita é do Claude-Olivier, autor do blogue 1001 Recettes.

Ingredientes para 4 pessoas

- 500 g de peito de peru (ou de frango) sem peles nem ossos
- 1 colher (sopa) de óleo
- sal & pimenta moída na altura
- 1 cebola picada finamente
- 1 dente de alho espremido
- 3 cm de gengibre fresco descascado e picado finamente
- 1 laranja (sumo e raspa)
- 1 colher (sopa) de aguardente
- 1,5 dl de caldo de galinha
- 1 dl de natas

Preparação

Cortar o peito de peru em cubos pequenos ou em tiras. Secar a carne com papel absorvente e levá-la a dourar de todos os lados num wok (ou numa frigideira), com o óleo. Temperar com sal e pimenta. Retirar a carne do wok e reservar.

Se for necessário, adicionar mais um pouco de óleo no wok. Juntar a cebola picada, o alho espremido e o gengibre. Refogar sem deixar tomar cor.

Regar com o caldo de galinha, 3 colheres (sopa) de sumo de laranja e a aguardente. Acrescentar as natas e a raspa de laranja. Envolver e levar a ferver.

Juntar os cubos de peru reservados e cozinhar por mais 10 minutos. Rectificar os temperos. Servir de seguida com arroz branco ou sêmola de trigo (couscous).

7 de dezembro de 2006

Tarte de curgete com atum



Esta receita da Maria Helena, a simpática autora do blogue brasileiro Aventuras Culinárias, anda a passar de mão em mão, e só mãozinhas habilidosas no que toca a boa comida...! Foi a Eliana que a testou a primeira, seguida pela Karen... Não resisti mais e resolvi experimentar também. A tarte é realmente muito boa, quente ou até fria, e não dá - quase - trabalho nenhum. A consistência relembra quiche ou até pudim. Obrigada pela óptima sugestão, querida Maria Helena!

Ingredientes para 4-6 pessoas

Massa

- 4 ovos
- 1 chávena* de azeite
- 4 colheres (sopa) de fécula de milho (maisena)
- 8 colheres (sopa) de farinha para bolos com fermento
- 2 colheres (sopa) de queijo ralado
- sal & pimenta

* 1 chávena de chá = 1 boião de iogurte

Recheio

- 2 curgetes pequenas (ou 1 grande)
- 2 tomates pequenos
- 1 cebola grande picada finamente
- 1 lata de atum em óleo
- ervas de Provence q.b.
- sal & pimenta

Preparação

Pré-aquecer o forno a 200ºC.

Cortar as curgetes (sem as descascar) em cubinhos. Remover a pele e as sementes dos tomates e cortar também em cubinhos. Reservar.

Escorrer muito bem o atum, reservando um bocadinho de óleo. Untar uma forma redonda (sem buraco) com o óleo do atum. Esmigalhar o atum com o auxílio de um garfo. Reservar.

Bater os ovos juntamente com a fécula de milho, a farinha e o queijo ralado até obter uma massa lisa e homogénea. Temperar com sal e pimenta à gosto. Envolver.

Adicionar as curgetes, os tomates, a cebola picada e o atum. Temperar com sal, pimenta e ervas de Provence à gosto. Envolver delicadamente.

Transferir o preparado para a forma e levar a cozer no forno, a 190ºC, por aproximadamente 30-35 minutos, ou até a supérficie da tarte apresentar uma crosta fina e dourada.

Servir a tarte quente, morna ou fria, acompanhando com salada de alface.

Lombinhos recheados à minha moda



Inspirei-me de várias receitas francesas para inventar esta, deliciosa...

Ingredientes para 4 pessoas

- 2 lombinhos de porco
- 6 cebolinhas
- 4 ameixas secas descaroçadas
- 1 fatia grossa de bacon
- sal & pimenta moída na altura
- 2 hastes de estragão*
- 3,5 colheres (sopa) de azeite
- 1 copo de vinho branco

* ou alecrim

Preparação

Pré-aquecer o forno a 210ºC. Cortar a fatia de bacon em palitos grossos e descascar as cebolinhas. Alourar as cebolinhas em 1/2 colher (sopa) de azeite. Escorrer e secar. Reservar.

Abrir uma cavidade em cada lombinho no sentido longitudinal com o auxílio de uma lámina fina e afiada. Rechear o interior com as cebolinhas, as ameixas e o bacon, alternando os ingredientes.

Temperar os lombinhos com sal e pimenta. Colocar 1 haste de estragão em cima de cada pedaço de carne e amarrar em toda à volta com fio de cozinha.

Colocar o azeite restante numa assadeira. Untar os lombinhos de todos os lados com o azeite. Levar a assar no forno - a 210ºC - por 5-7 minutos.

Passado o tempo, regar a carne com o vinho branco. Levar novamente a assar por 35-40 minutos, a 200ºC. Regar os lombinhos de 10 em 10 minutos com o próprio molho. Se for necessário, adicionar mais um pouco de vinho branco ou de água para a carne não secar.

Retirar os lombinhos do forno e eliminar o fio de cozinha. Reservar o estragão. Fatiar a carne e reservar num lugar aquecido.

Transferir o molho do assado para um tachinho, assim como o estragão reservado. Acrescentar um pouco de vinho branco e de água. Levar a ferver e rectificar os temperos. Filtrar o molho com o auxílio de um passador de rede fina.

Servir a carne com o molho à parte. Acompanhar com batatas salteadas.

6 de dezembro de 2006

Salada de laranja com pinhões



Esta salada fresca, leve e perfumada é uma receita da Maria do Céu, a minha sogra. Uma sobremesa perfeita para terminar uma refeição um pouco pesada...

Ingredientes para 4 pessoas


- 4 laranjas
- 1 macheia de pinhões
- 1 colher (chá) de açúcar
- 1 colher (sopa) de Cointreau ou de Grand Marnier*
- 1 haste de hortelã fresca

* ou outro álcool à gosto



Preparação


Torrar ligeiramente os pinhões em seco numa frigideira anti-aderente. Reservar.

Descascar as laranjas com uma faca afiada, eliminando muito bem a película branca. Cortar as laranjas em fatias muito finas. Picar as folhas de hortelã.

Colocar as fatias de laranja numa saladeira. Regar com o Cointreau. Polvilhar com o açúcar e a hortelã picada. Envolver delicadamente.

Espalhar os pinhões torrados pela superfície. Servir a salada bem fresca.

Massa gratinada à Julie Andrieu



Julie Andrieu é uma jovem muito popular em França. Apresenta vários programas de culinária - rádio e televisão - e tem alguns livros de receitas publicados. A sua maneira de cozinhar é moderna, simples e prática. Aqui segue uma das receitas para o dia a dia retirada do seu livro Ma p'tite cuisine (Ed. Marabout, França)...

Ingredientes para 4-6 pessoas

- 100 g de manteiga
- 300 g de cebola picada
- 1 lata grande de tomates inteiros sem pele
- 1 colher (chá) de açúcar
- sal & pimenta
- 350 g de massa (penne ou cotovelinhos)
- 1 fio de azeite
- 200 g de fiambre
- 150 g de queijo ralado (cheddar, emmental...)

Preparação

Pré-aquecer o forno a 210ºC. Picar os tomates grosseiramente e cortar o fiambre em tirinhas. Reservar.

Aquecer 60 g de manteiga e refogar a cebola picada até ficar bem macia. Juntar os tomates picados. Temperar com o açúcar, sal e pimenta. Envolver e cozinhar em lume médio por 15-20 minutos.

Levar a massa a cozer "al dente" em água temperada com sal e um fio de azeite. Escorrer a massa e transferir para uma assadeira. Adicionar a manteiga restante e as tirinhas de fiambre. Temperar com um pouquinho de sal e envolver.

Cobrir com o molho de tomate e polvilhar com o queijo ralado. Levar a gratinar no forno por 15 minutos, a 210ºC. Servir de seguida.

5 de dezembro de 2006

Molho de piri-piri



Como em toda casa portuguesa, há sempre uma garrafinha de molho de piri-piri na minha despensa...

Ingredientes

- 8 piri-piris vermelhos
- 3 piri-piris verdes
- 1 dente de alho descascado
- 1 colher (chá) de pimentão doce em pó
- casca finamente ralada de 1 limão
- 200 ml de azeite virgem
- 1 colher (sopa) de vinagre balsámico*
- 1 pitada de sal grosso

* ou vinho do Porto, brandy, whisky, cognac...

Preparação

Cortar os ingredientes sólidos em pedacinhos.

Esmagar os piri-piris, o alho, o colorau, a raspa de limão e o sal num almofariz - ou num processador - juntamente com o azeite, até obter um massa homogénea e espessa.

Juntar o vinagre e misturar muito bem. Colocar o molho numa garrafinha de vidro ou num frasco bem fechado. Conservar num local escuro e seco.

Peru com whisky



Tenho a certeza que vão apreciar esta receita de peru com whisky para a consoada de Natal. Aqui segue, tal e qual como me foi transmitida por um vizinho meu - ex-emigrante no Canadá - e que de lá trouxe esta deliciosa receita:

- 1 peru de uns 5 kg para 6 pessoas
- 1 garrafa de whisky
- sal qb
- pimenta qb
- azeite qb
- tiras de bacon qb

Envolver o peru no bacon, atá-lo, temperar com sal e pimenta e massageá-lo com um pouco de azeite. Pré-aquecer o forno por uns dez minutos.

Servir-se de uma dose de whisky enquanto aguarda. Usar uma assadeira para colocar o peru no forno.

Servir-se e tomar umas duas doses de whisky.

Achustar o terbostato na marca 8 depois de 20 binutos bara assassinar, não, para assar.

Derrubar mais três doses de whisky. Depois de beia hora, fornar a abertura e controlar a assadura do pato. Pegar a garrafa de biscuit e derramar uma boa dose por trás da fragata, não, da gravata.

Depois de meia hora de bruços, titubear até o forno, abrir a porra da borta do vorno e botar no peru, não, voltear o peru no outro sentido.

Queimar a mão ao fechar a porra da borta, m....!

Tentar sentar na porra da gadera, tentar servir mais copo no uísque, ou ao contrário, tanto faz.

Cozer (?), costurar (?), cozinhar (?), não, sim?

Deixar no forno por umas quatro horas. Afastar-se 5 passos ou mais.

Que bom sentarrr!

Retirar o forno do peru.

Mandar mais uma de uísque em cima.

Tentar tirar o forno do sacana do peru de novo, porque na brimeira nãããão deeeu.

Pegar o peru que caiu no jão, enxugar o filho da mãe com um pano de chão e jogá-lo num trato, ou um chato, ou uma pandeja ou qualquer porra...

Tirar um dia para limpar a cozinha e comer o peru frio, com maionese.

Creme de alho-francês



Gosto desta sopa clássica e simples mas deliciosa... A receita foi retirada do livro de Maria de Lourdes Modesto, Cozinhar com Vegetais (Ed. Verbo).

Ingredientes para 4 pessoas

- 2 alhos-franceses
- 1 cebola grande
- 1,5 l de caldo de legumes
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 400 g de batatas
- 2 gemas
- 3 colheres (sopa) de natas
- sal

Preparação

Descascar, arranjar e lavar os legumes. Cortar os alhos-franceses em rodelas. Cortar a cebola e as batatas em cubos.

Aquecer a manteiga numa panela. Juntar as rodelas de alho-francês e os cubos de cebola. Cobrir com uma tampa e deixar estufar por 10-15 minutos.

Regar com o caldo de legumes quente e temperar com sal. Levar a ferver e adicionar os cubos de batata. Deixar cozer por 20 minutos.

Triturar a sopa fora do lume. Manter a sopa quente em lume muito brando.

Numa tigelinha, misturar as gemas com 2 colheres (sopa) de natas e 1 concha de sopa. Incorporar o preparado à sopa fora do lume, mexendo delicadamente com uma vara de arames.

Distribuir a sopa por tigelas ou pratos fundos. Decorar com as natas restantes e servir de seguida.

4 de dezembro de 2006

Empadas de peixe



Já confeccionei empadas de carne e também de galinha, mas ainda não tinha experimentado com peixe. Não fiquei nada decepcionada, bem pelo contrário: são muito boas...

Ingredientes para 12 unidades

Massa

- 500 g de farinha
- 250 g de manteiga ligeiramente amolecida
- 4 gemas
- 2 dl de água
- sal fino

Recheio

- 2 cebolas
- 2 talos de aipo
- 1 dl de azeite
- 4 filetes de peixe* pequenos
- 0,5 dl de vinho branco
- 2 gemas
- sal & pimenta

- manteiga q.b.
- farinha q.b.
- gema batida q.b.

* usei raia e pescada

Preparação

Preparar a massa: colocar a farinha numa tigela. Juntar 1 boa pitada de sal e a manteiga. Adicionar as gemas e a água. Amassar muito bem com as mãos. Se for necessário, acrescentar mais um pouquinho de água. Moldar uma bola com a massa e deixar repousar no congelador por 15 minutos.

Cozer os filetes por 5 minutos em água a fervilhar temperada com sal. Escorrer e deixar arrefecer. Esmigalhar o peixe com o auxílio de um garfo e reservar.

Descascar e picar a cebola. Eliminar a rama do aipo e picar os talos.

Refogar a cebola e o aipo no azeite. Juntar o peixe. Temperar com sal e pimenta. Regar com o vinho branco e deixar reduzir um pouco.

Adicionar as gemas ao preparado fora do lume. Envolver com uma colher de pau e rectificar os temperos.

Untar forminhas com manteiga derretida. Reservar. Pré-aquecer o forno a 200ºC.

Estender a massa sobre a bancada polvilhada de farinha com o auxílio de um rolo. Recortar 12 discos médios e 12 discos pequenos.

Forrar as forminhas com os discos de massa médios. Distribuir o preparado de peixe pelas forminhas e fechar com os discos de massa pequenos. Molhar as bordas com um bocadinho de água e pressionar com a ponta dos dedos para soldar.

Pincelar a superfície das empadas com gema batida e levar a cozer no forno por 30 minutos, a 200ºC. Deixar amornar fora do forno. Servir as empadas levemente mornas ou frias, com salada mista.

Bolo de nozes com especiarias



Dantes, só costumava saborear este bolo quando passava um fim de semana no litoral alentejano. É a especialidade de um padeiro dos arredores de Grândola. Mas recentemente, deparei-me com a fóto de um bolo de nozes muito parecido numa revista de culinária. Resolvi testar a receita e não me arrependi. O bolo ficou uma delícia...!

Ingredientes para 6 pessoas

- 220 g de açúcar
- 120 g de manteiga amolecida
- 4 ovos
- 120 g de farinha para bolos com fermento
- 180 g de nozes picadas grosseiramente
- 1 colher (café) de sementes de erva-doce
- 1 colher (café) de gengibre* ralado finamente
- geleia de marmelo q.b.
- manteiga e farinha para a forma

* ou casca de limão ralada finamente

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma rectangular (tipo bolo inglês) com manteiga e polvilhar com farinha. Reservar.

Bater muito bem a manteiga com o açúcar. Juntar os ovos um por um, batendo entre cada adição.

Adicionar a farinha previamente peneirada, as nozes picadas, as sementes de erva-doce e o gengibre ralado. Envolver delicadamente com o auxílio de uma colher de pau até a massa se apresentar homogénea e sem grumos.

Transferir o preparado para a forma. Levar a cozer no forno por aproximadamente 40 minutes, a 180ºC. Verificar a cozedura com um palito ou uma lámina.

Pincelar a superfície do bolo com geleia de marmelo. Deixar amornar e desenformar. Servir o bolo frio ou levemente morno.