4 de dezembro de 2006

Empadas de peixe



Já confeccionei empadas de carne e também de galinha, mas ainda não tinha experimentado com peixe. Não fiquei nada decepcionada, bem pelo contrário: são muito boas...

Ingredientes para 12 unidades

Massa

- 500 g de farinha
- 250 g de manteiga ligeiramente amolecida
- 4 gemas
- 2 dl de água
- sal fino

Recheio

- 2 cebolas
- 2 talos de aipo
- 1 dl de azeite
- 4 filetes de peixe* pequenos
- 0,5 dl de vinho branco
- 2 gemas
- sal & pimenta

- manteiga q.b.
- farinha q.b.
- gema batida q.b.

* usei raia e pescada

Preparação

Preparar a massa: colocar a farinha numa tigela. Juntar 1 boa pitada de sal e a manteiga. Adicionar as gemas e a água. Amassar muito bem com as mãos. Se for necessário, acrescentar mais um pouquinho de água. Moldar uma bola com a massa e deixar repousar no congelador por 15 minutos.

Cozer os filetes por 5 minutos em água a fervilhar temperada com sal. Escorrer e deixar arrefecer. Esmigalhar o peixe com o auxílio de um garfo e reservar.

Descascar e picar a cebola. Eliminar a rama do aipo e picar os talos.

Refogar a cebola e o aipo no azeite. Juntar o peixe. Temperar com sal e pimenta. Regar com o vinho branco e deixar reduzir um pouco.

Adicionar as gemas ao preparado fora do lume. Envolver com uma colher de pau e rectificar os temperos.

Untar forminhas com manteiga derretida. Reservar. Pré-aquecer o forno a 200ºC.

Estender a massa sobre a bancada polvilhada de farinha com o auxílio de um rolo. Recortar 12 discos médios e 12 discos pequenos.

Forrar as forminhas com os discos de massa médios. Distribuir o preparado de peixe pelas forminhas e fechar com os discos de massa pequenos. Molhar as bordas com um bocadinho de água e pressionar com a ponta dos dedos para soldar.

Pincelar a superfície das empadas com gema batida e levar a cozer no forno por 30 minutos, a 200ºC. Deixar amornar fora do forno. Servir as empadas levemente mornas ou frias, com salada mista.

4 comentários:

  1. Adorei!! estão apetitosas!!!

    ResponderEliminar
  2. Estão lindas. Por acaso é uma das coisas que mais gosto são empadas

    ResponderEliminar
  3. Lindas e apetitosas! Aqui no Brasil se faz tbém com bacalhau, aí não? Aliás nas casas de empada há de todo tipo, até doces!
    bjs

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !