17 de maio de 2006

Hambúrgueres de lentilhas



Uns hambúrgueres para vegetarianos e não só! As lentilhas, ricas em proteínas, podem constituir uma boa alternativa à carne de vez em quando. Uma receita saudável e surpreendentemente boa.

Ingredientes para 4 pessoas

- 250 g de lentilhas secas
- 1 ramo de cheiros + 1 haste pequena de aipo
- 1 ovo
- 3 colheres (sopa) de natas
- 1 cebola grande picada finamente
- 125 g de pão ralado
- sal & pimenta
- noz-moscada em pó
- 1 colher (sopa) de azeite
- 60 g de manteiga
- molhos (tomate, ketchup, mostarda...)
- pickles

Preparação

Limpar muito bem as lentilhas, tirando as eventuais pedrinhas. Lavar em água corrente. Transferir as lentilhas para um tacho grande com muita água. Juntar o ramo de cheiros com a haste de aipo. Levar a ferver em lume forte, baixar o lume e cozer em lume brando até as lentilhas ficarem tenras (1 hora mais ou menos).

Escorrer impecavelmente as lentilhas. Remover o ramo de cheiros e a haste de aipo. Esmagar as lentilhas em puré fino. Incorporar o ovo, as natas, a cebola picada e 2 colheres (sopa) de pão ralado. Temperar com sal, pimenta e 1 pitada de noz-moscada. Misturar muito bem.

Polvilhar a bancada com pão ralado. Moldar bolas do preparado e achatar com a palma da mão, formando hambúrgueres. Reservar no frigorífico por 4-5 horas.

Aquecer o azeite com a manteiga numa frigideira. Levar os hambúrgueres a dourar dos dois lados.

Servir os hambúrgueres no prato, com salada e molho de tomate, ou dentro de pãezinhos, acompanhando com molhos variados, pickles, rodelas de tomate, folhas de alface, fatias de queijo, etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Tempere à gosto !