28 de fevereiro de 2010

Sopa de funcho com couve



É praticamente impossível viver nos Açores sem nunca ter provado pelo menos uma vez sopa de funcho. Em todo o arquipélago não existe apenas uma receita mas dezenas delas, com variantes de uma ilha para outra e até de uma freguesia para outra. Entram geralmente na sua composição básica batatas, feijão, funcho selvagem e carnes fumadas e/ou salgadas. A sopa de funcho tradicional da Terceira leva também toucinho, linguiça regional (chouriço), carne de porco salgada e batata-doce, assemelhando-se bastante pela sua riqueza à sopa da pedra ribatejana. E já comi sopa de funcho com abóbora, nabiças, espinafres, cenouras, etc. Mas também lhe conheço variantes mais despojadas como esta aqui apresentada. Nos Açores, usamos a parte dos caules e da rama do funcho e não os bolbos. A planta cria-se espontaneamente - sem precisar de cultivo, desenvolvendo-se em abundância pelos matos, pradarias e bermas de estradas - também se vendem molhos de funcho na praça e nos supermercados da ilha, fazendo pairar no ar um cheiro fresco maravilhoso. É esse mesmo aroma levemente anisado que dá à mais simples das sopas um sabor peculiar e inconfundível...

Ingredientes para 4-5 pessoas

- 500 g de batatas cortadas em cubos pequenos
- 350-400 g de feijão branco* cozido
- 20 g de banha de porco (ou manteiga, margarina vegetal...)
- 1 cebola picada finamente
- 1 pedaço de toucinho entremeado fumado (bacon) com +/- 220 g
- 125 g de couve portuguesa ou galega cortada em juliana finíssima (caldo verde)
- 125 g de funcho selvagem** picado finamente
- sal & pimenta moída no momento

* usei feijão branco pois queria que a sopa ficasse com uma cor pálida, mas é bastante comum preparar esta especialidade com feijão manteiga ou ainda feijão vermelho

** ou, na falta deste, uma quantidade equivalente de bolbo de funcho cortado em juliana finíssima, mais um pouco de rama do mesmo


Funcho selvagem, ilha Terceira

Preparação

Derreter a banha numa panela. Refogar a cebola em lume médio até ficar mole. Juntar os cubos de batata e refogar por mais 2-3 minutos.

Adicionar 2/3 do feijão e o pedaço de toucinho. Cobrir com água e levar a ferver. Temperar com sal e baixar o lume. Cobrir com uma tampa e cozinhar em lume brando até as batatas se apresentarem cozidas.

Retirar o pedaço de toucinho da panela. Corta-lo em palitos finos e reservar.

Triturar a sopa com o auxílio do liquidificador ou da varinha mágica até obter um puré liso e homogéneo. Se a sopa parecer muito espessa, acrescentar água à gosto e envolver.

Voltar a colocar a sopa ao lume. Levar a ferver e rectificar o tempero. Juntar o feijão restante, os palitos de toucinho, a couve e o funcho.

Cozinhar por mais 8-12 minutos, até a couve e o funcho ficarem cozidos. Polvilhar eventualmente com pimenta moída no momento e servir de seguida.



Fonte : receita adaptada do livro Tesouro da Cozinha Regional Portuguesa, de Maria Odette Cortes Valente - Ed. Temas e Debates

Fumado : Defumado - Chouriço : Lingüiça portuguesa - Nabiça : Rama verde de couve-nabo - Bolbo : Bulbo - Molho : Maço - Varinha mágica : Mixer

27 de fevereiro de 2010

Lombinhos com aroma de alho e limão



Estes lombinhos de porco recheados ficam com um sabor de alho e limão delicioso. Um prato aromático, muito saboroso...

Ingredientes para 4 pessoas

- 2 lombinhos de porco pequenos, limpos de gorduras
- 50 g de amêndoas picadas
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 100 g de fiambre picado (ou bacon, presunto...)
- 2 dentes de alho espremidos
- 1 colher (chá) de orégãos secos
- casca finamente ralada de 2 limões
- 4 chalotas francesas picadas finamente (ou 1 cebola grande)
- 200 ml de caldo de galinha
- 1 colher (chá) de açúcar
- sal & pimenta moída no momento

Preparação

Cortar cada lombinho em duas partes de tamanho igual. Embrulhar os pedaços de carne em filme transparente e bater com um martelo de cozinha ou um rolo da massa para espalmar um pouco, formando bifes grossos.

Fazer um golpe horizontal em cada pedaço de carne para formar uma bolsa. Temperar com sal e pimenta. Reservar.

Colocar as amêndoas picadas numa assadeira pequena e levar a tostar ligeiramente debaixo do grelhador do forno por aproximadamente 3-4 minutos, ou até que fiquem douradas.

Transferir as amêndoas para uma tigela pequena e envolver metade do azeite. Juntar o fiambre picado, os alhos espremidos, os orégãos e a raspa da casca de 1 limão. Misturar muito bem e distribuir pelas bolsas dos pedaços de carne com o auxílio de uma colher de chá. Fechar as partes abertas com palitos de madeira e reservar.

Aquecer o azeite restante em lume médio numa caçarola de saltear anti-aderente. Adicionar as chalotas picadas e refogar por 2 minutos, sem deixar queimar.

Juntar os pedaços de carne e dourar de todos os lados até que fiquem bem selados. Regar com o caldo e deixar levantar fervura. Cobrir com uma tampa e cozinhar até a carne se apresentar tenra e cozida (15-20 minutos).

Adicionar a raspa da casca de limão restante à caçarola, assim como o açúcar. Deixar fervilhar até o molho ficar xaroposo e brilhante.

Remover os palitos e distribuir a carne pelos pratos previamente aquecidos. Regar com o molho da caçarola e servir de seguida. Acompanhar com batatinhas noisette e salada de rúcula.

Fonte : receita adaptada do livro Cozinha Rápida - Parragon Books (Portugal)

Fiambre : Presunto cozido - Presunto : Presunto defumado, prosciutto - Orégão : Orégano - Chalota : Echalote - Pimenta : Pimenta do reino

26 de fevereiro de 2010

Sopa de alho-francês com salmão



Alho-francês e salmão : uma das melhores combinações culinárias que conheço. Esta sopa requintada é uma delícia de textura, equilíbrio e sabor...

Ingredientes para 4-6 pessoas

- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 cebola grande picada finamente
- 3 alhos-franceses grandes com a rama verde, cortados em rodelas finas
- 1 batata grande cortada em cubos pequenos
- 2 chávenas* de caldo de peixe
- 3 chávenas de água
- 1 folha de louro
- 300 g de filetes ou de lombos de salmão, sem pele nem espinhas, cortados em cubos pequenos
- 1/3 chávena de natas para culinária
- 1 colher (sopa) de sumo de limão
- sal & pimenta moída no momento
- folhas de cerefólio ou de salsa para guarnecer

* 1 chávena (xícara) = 1 cup -> um volume de 240 ml

Preparação

Aquecer metade do azeite em lume médio numa panela. Juntar a cebola picada e as rodelas de alho-francês. Refogar por 3 minutos, até os vegetais começarem a ficar tenros.

Adicionar os cubos de batata e a folha de louro. Regar com o caldo de peixe e a água. Temperar com sal e levar a ferver. Baixar o lume e cobrir com uma tampa. Cozinhar em lume brando por 25 minutos, até os vegetais se apresentarem cozidos. Remover a folha de louro.

Deixar a sopa amornar ligeiramente. Transferir metade da sopa para o copo do liquidificador ou da varinha mágica. Triturar até obter um puré liso e sem grumos. Voltar a colocar o puré na panela e misturar. Aquecer em lume médio-baixo.

Temperar os cubos de salmão com sal e pimenta. Aquecer o azeite restante numa frigideira anti-aderente e juntar os cubos de salmão. Dourar de todos os lados, até o peixe se apresentar bem selado, mas sem se desfazer.

Incorporar as natas à sopa e adicionar os cubos de salmão. Rectificar os temperos e regar com o sumo de limão. Guarnecer com folhinhas de cerefólio ou de salsa. Servir de seguida.

Fonte : receita adaptada do livro Soup Bowl - Love Food * Parragon Books (E.U.A.)

Ver também : Sopa de batata com salmão e cogumelos

Alho-francês : Alho-porró - Natas : Creme de leite - Pimenta : Pimenta do reino - Varinha mágica : Mixer

25 de fevereiro de 2010

Arroz de salsicha com feijão preto



Um arroz substancial - de inspiração brasileira - para uma refeição rápida, saborosa e nutritiva...

Ingredientes para 6 pessoas

- 50 g de margarina vegetal
- 250 g de salsichas brasileiras pequenas para churrasco tipo "toscana", cortadas em rodelas
- 125 g de cenoura ralada grosseiramente
- 125 g de couve de repolho cortada em juliana fina
- 1 lata pequena de feijão preto (400 g)
- 600 ml de água quente
- 1 pau de canela
- sal
- 1 pitada de noz-moscada moída
- 300 g de arroz agulha
- 2-3 colheres (sopa) de milho doce de conserva, lavado e escorrido
- cebolinho picado q.b.

Preparação

Lavar e escorrer o feijão preto. Reservar.

Aquecer a margarina num tacho. Juntar as rodelas de salsicha e dourar de todos os lados, mexendo com frequência. Adicionar a cenoura ralada e a juliana de couve. Refogar até a couve começar a murchar.

Juntar o feijão preto e regar com a água. Introduzir o pau de canela. Temperar com sal e a noz-moscada. Envolver e levar a ferver.

Adicionar o arroz e misturar. Cobrir com uma tampa e cozinhar em lume brando até o arroz ter absorvido o líquido (13-15 minutos).

Juntar o milho e misturar com um garfo. Polvilhar com cebolinho picado à gosto e servir de seguida.

Fonte : receita adaptada da revista Saberes & Sabores nº192

Salsicha : Lingüiça

24 de fevereiro de 2010

Frango com vinagre balsâmico e limão



Gostei desta receita sóbria que tão bem resume a culinária italiana : simplicidade, requinte e bom gosto.

Ingredientes para 4 pessoas

- 6 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
- 4 colheres (sopa) de azeite
- 2 dentes de alho esmagados
- 4 pernas de frango
- 4 limões cortados em quartos
- sal & pimenta moída no momento

Preparação

Fazer uns cortes finos e fundos nas partes mais grossas das pernas de frango com uma faca bem afiada. Reservar.

Numa tigela, misturar o vinagre balsâmico com o azeite, o alho, sal e pimenta. Juntar as pernas de frango e envolver. Deixar repousar por 20 minutos, virando as pernas de frango a meio do tempo.

Entretanto, ligar o grelhador do forno.

Retirar as pernas de frango da marinada e seca-las com papel absorvente (reservar a marinada). Colocar as pernas de frango numa assadeira e adicionar os quartos de limão.

Levar a grelhar no forno por aproximadamente 30 minutos, ou até a carne se apresentar tenra e cozida. Virar as pernas de vez em quando durante a cozedura, pincelando com a marinada para não secarem.

Retirar a assadeira do forno e servir de seguida. Acompanhar com brócolos com alho e malagueta.

Pimenta : Pimenta do reino - Papel absorvente : Papel toalha - Brócolos : Brócolis

22 de fevereiro de 2010

Tagliatelle com abóbora e presunto [4 por 6]

Mais uma sugestão de menu para o 4 por 6 - uma refeição completa, criativa e minimamente equilibrada para 4 pessoas por 6 euros, ou menos. Um repasto económico mas todavia delicioso, cheio de aromas, sabores, cores e vitaminas, começando com uma sopa vibrante e aromática, continuando com um prato de pasta delicado e terminando com abacaxi fresco simplesmente servido ao natural...

Entrada : Creme de cenoura com caril


Ver a receita aqui

---
Prato principal : Tagliatelle com abóbora e presunto



Ingredientes para 4 pessoas

- 500 g de abóbora, descascada e cortada em cubos pequenos
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 cebola picada finamente
- 2 dentes de alho esmagados
- 4-6 colheres de salsa fresca, picada
- 1 pitada de noz-moscada moída
- 250 ml de caldo de legumes
- 115 g de fatias de presunto cortadas em tiras finas
- 250 g de massa tipo tagliatelle ou fettucine (fitas, talharim)
- 150 ml de natas espessas
- sal & pimenta moída no momento
- queijo curado ralado no momento (tipo parmesão ou queijo da Ilha)

Preparação

Aquecer o azeite numa caçarola grande, em lume brando. Juntar a cebola e o alho. Refogar por aproximadamente 3 minutos, até a cebola ficar mole. Polvilhar com metade da salsa picada e refogar por mais 1 minuto.

Adicionar os cubos de abóbora e cozinhar por 2-3 minutos. Temperar com sal, pimenta e a noz-moscada.

Regar com metade do caldo e levar a ferver em lume médio. Cobrir com uma tampa e deixar estufar por cerca de 10 minutos, até a abóbora se apresentar tenra. Juntar pequenas quantidades do caldo restante durante a cozedura para a abóbora não secar.

Adicionar as tiras de presunto e envolver. Cozinhar por mais 2 minutos, mexendo com frequência.

Entretanto, levar a massa a cozer "al dente" num grande volume de água a ferver temperada de sal. Escorrer a massa e voltar a coloca-la no tacho.

Envolver as natas no preparado de abóbora e presunto. Deixar aquecer, mexendo com uma colher de pau. Juntar a massa cozida e polvilhar com a salsa picada restante. Misturar delicadamente em lume brando.

Transferir o preparado para um prato fundo previamente aquecido. Polvilhar com um pouco de queijo ralado no momento e servir de seguida.

Fonte : receita adaptada do livro Massas - Parragon Books (Portugal)

---
Sobremesa : Abacaxi ao natural



***
A conta, S.F.F...!

Nota : o custo da refeição foi calculado na tabela de preços dos hipermercados Continente. Só não foram tomados em conta ingredientes correntes usados em pequenas quantidades como azeite, sal, pimenta, noz-moscada e alho.

Entrada
  • Manteiga : 4.60 €/kg | Usado : 25 g => 0.11 €
  • Cebola : 0.55 €/kg | Usado : 150 g => 0.08 €
  • Caril em pó : 15.00 €/kg | Usado : 2.5 g => 0.03 €
  • Caldo de galinha : 2.69 €/24 cubos | Usado : 3 cubos => 0.33 €
  • Coentros frescos : 15.80 €/kg | Usado : 5 g => 0.07 €
  • Cenoura : 0.49 €/kg | Usado : 900 g => 0.44 €
=> 1.06 €

Prato principal
  • Abóbora : 0.99 €/kg | Usado : 500 g => 0.49 €
  • Cebola : 0.55 €/kg | Usado : 120 g => 0.06 €
  • Salsa fresca : 15.80 €/kg | Usado : 15 g => 0.23 €
  • Caldo de legumes : 1.22 €/8 cubos | Usado : 1/2 cubo => 0.07 €
  • Presunto fatiado : 11.97 €/kg | Usado : 115 g => 1.37 €
  • Massa tagliatelle : 1.58 €/kg | Usado : 250 g => 0.39 €
  • Natas : 2.10 €/l | Usado : 150 ml => 0.31 €
  • Queijo da Ilha : 10.70 €/kg | Usado : 25 g => 0.26 €
=> 3.18 €

Sobremesa
  • Abacaxi fresco : 0.98 €/kg | Usado : 1 kg => 0.98 €
=> 0.98 €

Custo total da refeição => 5.22 €

Dica de poupança : segundo estudos europeus, o uso do autoclismo é responsável por 20 a 30% do nosso consumo diário de água potável. Se colocar uma garrafa de plástico fechada com 1,5 l de líquido dentro do autoclismo, poupará esse mesmo volume de água sempre que usar a casa de banho. Também compensa instalar um limitador ecológico de caudal em cada torneira da casa.

Presunto : Presunto defumado, prosciutto - Massa : Macarrão - Natas : Creme de leite - Pimenta : Pimenta do reino - Caril : Curry

21 de fevereiro de 2010

Vitela assada em vinho à grega



Este é daqueles pratos reconfortantes e bem apurados que relembram a cozinha da avó. O molho fica aromático e espesso enquanto a carne derrete na boca... uma delícia!

Ingredientes para 4-6 pessoas

- 25 g de farinha
- 900 g de carne de vitela (ou de novilho) para assar, cortada em cubos médios
- 4 colheres (sopa) de azeite
- 350 g de cebolinhas descascadas
- 2 dentes de alho picados finamente
- 350 g de cenouras cortadas em rodelas
- 300 ml de vinho tinto
- 150 ml de caldo de carne
- 1 lata pequena de tomate em pedaços (400 g)
- raspa da casca de 1 limão
- 1 folha de louro
- 1 colher (sopa) de salsa picada
- 1 colher (sopa) de mangericão picado
- 1 colher (chá) de tomilho picado
- sal & pimenta moída no momento

Arroz branco

- 1 chávena* de arroz
- 1 colher (sopa) de óleo vegetal
- 1 dente de alho picado finamente
- 1 cebola pequena picada finamente
- 2 chávenas de água quente
- sal

* 1 chávena (xícara) = um volume de 240 ml

Preparação

Misturar a farinha com alguma pimenta num saco de plástico tipo saco de congelação. Juntar os cubos de carne e fechar hermeticamente. Sacudir energicamente o saco até os pedaços de carne ficarem bem revestidos de farinha.

Pré-aquecer o forno a 180ºC.

Aquecer o azeite numa panela de barro ou numa caçarola que vá ao lume e ao forno. Adicionar os cubos de carne e refogar até se apresentarem bem dourados de todos os lados, por 5-10 minutos. Retirar a carne do tacho com uma escumadeira e reservar.

Juntar as cebolinhas, os alhos picados e as rodelas de cenoura à panela que serviu para a carne. Refogar por mais 5 minutos e adicionar os cubos de carne.

Regar com o vinho tinto e raspar os sucos no fundo da panela com uma espátula ou uma colher de pau. Adicionar o caldo, os tomates com a respectiva calda, a raspa de limão, a folha de louro, a salsa, o mangericão e o tomilho. Temperar com sal e pimenta. Deixar levantar fervura e cobrir com uma tampa.

Colocar a panela tampada no forno, a 180ºC. Cozinhar por 2 horas, ou até a carne se apresentar bem tenra.

Entretanto, preparar o arroz. Lavar o arroz e deixar escorrer até ficar seco. Aquecer o óleo num tacho. Refogar a cebola e o alho até começarem a alourar. Juntar o arroz e refogar por mais 3 minutos. Regar com a água previamente temperada com sal.

Cobrir com uma tampa, deixando uma abertura de mais ou menos 2 dedos. Cozinhar em lume forte até o arroz absorver quase todo o líquido. Baixar o lume e cobrir completamente o tacho. Cozinhar até o arroz absorver o líquido por completo. Desligar o lume e deixar repousar por 10 minutos antes de servir. Misturar o arroz com um garfo e transferir para uma travessa.

Retirar a panela do forno e deixar repousar por 5-10 minutos. Servir a carne bem quente, com o arroz branco a acompanhar.

Fonte : receitas adaptadas do livro Cozinha Grega - Parragon Books (Portugal) e da publicação Delícias da Culinária (Brasil)

Ver também : Boeuf bourguignon - Stifádo

Novilho : Boi
Pimenta : Pimenta do reino

20 de fevereiro de 2010

Beringelas gratinadas à italiana



O meu marido não morre de amores por beringelas, mas compro de vez em quando pois é um vegetal rico em proteínas. Todavia, se as beringelas estiverem assim bem disfarçadas, ele até as come com agrado. Uma receita italiana clássica que tanto pode ser servida como entrada, refeição ligeira ou acompanhamento. No Verão, também fica muito bem fria.

Ingredientes para 4 pessoas

- 3-4 colheres (sopa) de azeite
- 2 dentes de alho esmagados
- 2 beringelas grandes
- 100 g de queijo mozzarella finamente fatiado
- 200 ml de polpa de tomate
- 50 g de queijo parmesão ralado + um pouco para guarnecer
- sal & pimenta moída no momento
- mangericão seco q.b.

Preparação

Pré-aquecer o forno a 200ºC.

Lavar e secar as beringelas. Descartar as pontas e cortar as beringelas em fatias finas no sentido longitudinal, sem descascar.

Aquecer parte do azeite juntamente com os alhos esmagados numa frigideira grande anti-aderente, em lume brando. Adicionar as fatias de beringela sem as sobrepor. Cozinhar por 3-4 minutos de cada lado, ou até as fatias de beringela se apresentarem tenras e douradas. Escorrer sobre papel absorvente. Repetir o processo com o azeite e as fatias de beringela restantes.

Colocar uma camada de fatias de beringela numa assadeira rasa. Cobrir com uma camada de fatias de mozzarella e regar com um pouco de polpa de tomate. Temperar com sal, pimenta e mangericão à gosto. Sobrepor mais uma camada de fatias de beringela, de mozzarella, polpa de tomate, etc. até os ingredientes esgotarem, terminando com uma camada de polpa de tomate, sal, pimenta e mangericão.

Polvilhar com o queijo parmesão ralado e levar ao forno por 25-30 minutos, a 200ºC. Retirar a assadeira do forno e guarnecer com mais um pouco de parmesão ralado no momento. Servir de seguida, acompanhando com salada de folhas.

Fonte : receita adaptada do livro No Forno - Parragon Books (Portugal)

Beringela : Berinjela - Mozzarella : Mussarela - Pimenta : Pimenta do reino - Papel absorvente : Papel toalha

19 de fevereiro de 2010

Penne com mexilhão e tomate seco



O sabor iodado do mexilhão combina muito bem com os aromas fortes do tomate seco e do mangericão. Um prato de pasta tão simples quanto bom...

Ingredientes para 4-5 pessoas

- 400 g de massa curta riscada tipo penne rigate
- 450 g de miolo de mexilhão cozido
- 1 colher (chá) de sal grosso
- 85 g de farinha
- 125 ml de azeite + 1 fio
- 100 g de tomates secos cortados em tiras finas
- 1 colher (sopa) de mangericão seco
- sal & pimenta moída no momento

Preparação

Levar a massa a cozer até ficar "al dente" num grande volume de água a ferver temperada de sal e de um fio de azeite. Escorrer a massa e voltar a coloca-la no tacho onde cozeu. Reservar.

Colocar o sal grosso, a farinha e pimenta à gosto num saco de plástico tipo saco de congelação. Juntar o miolo de mexilhão e fechar hermeticamente. Sacudir energicamente até o mexilhão ficar bem revestido de farinha.

Aquecer o azeite em lume médio numa frigideira anti-aderente de paredes altas. Adicionar o mexilhão e fritar até dourar de todos os lados, mexendo sempre.

Juntar o mexilhão à massa. Adicionar as tiras de tomate seco e polvilhar com o mangericão. Misturar delicadamente em lume brando, só para aquecer a massa. Servir de imediato.

Fonte : receita adaptada do livre Massas - Ed. Parragon Books (Portugal)

Mexilhão : Marisco - Massa : Macarrão - Pimenta : Pimenta do reino - Miolo : Carne

18 de fevereiro de 2010

Tortilha mediterrânica



Esta clássica tortilha à moda espanhola é uma óptima opção para uma refeição ligeira mas todavia saborosa e nutritiva...

Ingredientes para 4-6 pessoas

- 8 ovos
- 600 g de batatas cortadas em cubos pequenos
- 1 e 1/2 pimentos cortados em tiras finas (verdes ou vermelhos)
- 4-6 tomates-cereja cortados em quartos
- 3 colheres (sopa) de azeitonas pretas descaroçadas e cortadas em rodelas
- 2 dentes de alho picados finamente
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 3 colheres (sopa) de natas
- orégãos secos q.b.
- sal & pimenta moída no momento



Preparação

Levar as batatas a cozer em água a ferver temperada de sal até ficarem cozidas mas ainda firmes. Escorrer muito bem e deixar arrefecer.

Pré-aquecer o forno a 180ºC.

Numa tigela grande, bater os ovos com as natas, sal e pimenta. Reservar.

Aquecer o azeite numa frigideira resistente ao lume e ao forno. Juntar os alhos picados e as tiras de pimento. Refogar até o pimento se apresentar macio, mexendo com frequência. Retirar o pimento da frigideira e reservar.

Colocar os cubos de batata na frigideira que serviu para os pimentos. Saltear por 1-2 minutos e cobrir com as tiras de pimento reservadas. Espalhar os quartos de tomate-cereja e as rodelas de azeitona.

Regar tudo com os ovos batidos e polvilhar com orégãos à gosto. Cozinhar por aproximadamente 3 minutos, até a tortilha formar uma crosta por baixo.

Transferir a frigideira para o forno. Cozinhar por 20-25 minutos, ou até a tortilha ficar coalhada e dourada.

Retirar a frigideira do forno e deixar repousar por 5-7 minutos antes de cortar a tortilha em fatias. Servir a tortilha quente, morna ou fria, com uma salada de folhas.

Fonte : receita adaptada da publicação TeleCulinária Gold * Sabores do Mundo (Portugal)

Pimento : Pimentão - Natas : Creme de leite - Pimenta : Pimenta do reino - Orégãos : Orégano - Arrefecer : Esfriar

17 de fevereiro de 2010

Frango com presunto e legumes assados



Além de saborosa, esta receita prepara-se num instante e é muito prática pois só necessita de sujar uma assadeira para a sua confecção, poupando assim tempo e energia...

Ingredientes para 2 pessoas

- 2 peitos de frango sem pele nem ossos
- 350 g de legumes variados cortados em pedaços pequenos*
- 4 colheres (sopa) de azeite
- sal & pimenta moída no momento
- 2 fatias finas e largas de presunto
- cunhas de limão

* usei floretes de couve-flor e de brócolos, assim como rodelas de cenoura

Preparação

Pré-aquecer o grelhador do forno. Forrar uma assadeira com uma folha de papel vegetal.

Transferir os legumes para uma tigela. Juntar metade do azeite. Temperar com sal e pimenta. Misturar muito bem. Colocar os legumes num canto da assadeira.

Temperar os peitos de frango com sal e pimenta. Embrulhar cada pedaço de carne numa fatia de presunto. Colocar os peitos de frango na assadeira, com as pontas do presunto viradas para baixo. Pincelar com o azeite restante.

Levar ao forno por aproximadamente 20 minutos, ou até o frango ficar tenro e cozido. Retirar a assadeira do forno e servir de seguida, acompanhando com cunhas de limão.

Fonte : receita adaptada da revista Everyday Food nº51 (E.U.A.)

Pimenta : Pimenta do reino - Presunto : Presunto defumado, prosciutto - Brócolos : Brócolis - Papel vegetal : Papel manteiga

15 de fevereiro de 2010

Entrecosto assado com mel, limão e alecrim



Este entrecosto foi o nosso almoço de ontem; o meu maridinho adorou! Fica divinal e, no entanto, é muito simples de fazer. Uma receita deliciosa para quem aprecia sabores agridoces...

Ingredientes para 3-4 pessoas

- 1 pedaço de entrecosto de porco com aproximadamente 700 g
- 5 colheres (sopa) de mel
- 2 colheres (sopa) de alecrim fresco picado grosseiramente
- sumo de 1 limão grande
- sal & pimenta moída no momento

Preparação

Cortar o entrecosto em pedaços pequenos. Colocar a carne numa tigela. Temperar com o sumo de limão, o mel, o alecrim picado, sal e pimenta. Misturar muito bem e cobrir com filme transparente. Deixar repousar por 30 minutos.

Pré-aquecer o forno a 190ºC.

Transferir os pedaços de entrecosto e a marinada para uma assadeira. Cobrir com uma folha de alumínio alimentar e levar ao forno por 30 minutos, a 190ºC.

Descartar a folha de alumínio e ligar o grelhador do forno. Levar novamente ao forno até a carne ficar bem tostada, virando-a uma vez.

Retirar a assadeira do forno e servir de imediato. Acompanhar com batatinhas assadas ou arroz à moda de Geórgia.

Fonte : receita ligeiramente adaptada da revista TeleCulinária nº1976 (Portugal)

Entrecosto : Costela, costelinha - Sumo : Suco - Pimenta : Pimenta do reino

14 de fevereiro de 2010

Doce de tamarilho com pimenta



No Dia dos Namorados, a receita só podia ser doce e apimentada... até porque foi o meu amor que fez esta compota maravilhosa com uns tamarilhos oferecidos pelo nosso amigo Paulo. O tamarilho - também conhecido em Portugal como tomate brasileiro ou tomate arbóreo - é um fruto tropical oriundo da América do Sul. Dá-se muito bem no clima ameno e húmido dos Açores e da Madeira, fazendo de Portugal o único país da Europa a comercializa-lo pois a árvore não suporta ser exposta a temperaturas negativas. O seu sabor agro e ácido relembra um pouco o do tomate verde. Resulta muito bem em saladas de frutas, chutneys, molhos agridoces, geleias, doces e compotas. Em casa, gostamos muito desta compota diferente a acompanhar pão torrado com manteiga açoriana. As minhas amigas terceirenses Teresa e Selma juntam-lhe também uma fatia de queijo amanteigado e acham a combinação divinal... Feliz Dia dos Namorados a quem me visita hoje !

Ingredientes para 1 kg de fruta

- 1 kg de tamarilhos maduros
- 1 kg de açúcar granulado
- 1 colher (chá) de pimenta de Sichuan* em grãos

* usei pimenta de Sichuan pois é uma das mais aromáticas, mas para um toque tipicamente açoriano, esta pode ser substituída por uma quantidade equivalente de pimenta da Jamaica em grãos.



Preparação

Lavar e secar os tamarilhos. Cortar os frutos em pedaços sem remover a pele nem as sementes. Coloca-los numa picadora ou num liquidificador e triturar até obter um puré grosso.

Transferir o puré de tamarilho para um tacho anti-aderente e juntar o açúcar. Misturar muito bem e aquecer em lume médio.

Cozinhar por aproximadamente 25-30 minutos, mexendo com frequência, até obter o ponto de estrada (ao passar a colher de pau no fundo do tacho, esta abre um sulco).

Entretanto, colocar os grãos de pimenta num almofariz. Pisar grosseiramente e envolver a pimenta ao doce no final da cozedura.

Distribuir o doce ainda quente por frascos previamente esterilizados. Fechar hermeticamente e reservar os frascos com a tampa virada para baixo até o doce arrefecer por completo.

Servir o doce com manteiga, bolachas tipo Maria ou Belgas, pão torrado e queijo amanteigado tipo Castelinhos, por exemplo.

Doce, compota : Geleia - Pimenta : Pimenta do reino - Picadora : Processador de alimentos - Almofariz : Pilão - Frasco : Vidro - Arrefecer : Esfriar

Feliz Dia dos Namorados !

Romantismo à lavrador terceirense... :))



Fala quem sabe - RTP Açores

13 de fevereiro de 2010

Creme de legumes assados



Os legumes previamente assados dão um sabor realmente diferente e requintado a este creme, provavelmente uma das melhores sopas que cozinhei ultimamente. Deliciosa...!

Ingredientes para 6 pessoas

- 1 batata doce com aproximadamente 350 g
- 1 abóbora-manteiga pequena
- 4 chalotas francesas
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 5-6 dentes de alho com a pele
- 1 l de caldo de galinha
- 120 ml de natas para culinária
- sal & pimenta moída no momento
- cebolinho picado q.b.

Preparação

Pré-aquecer o forno a 190ºC.

Lavar e secar a batata doce assim como a abóbora, sem descascar. Cortar a abóbora ao meio, no sentido da altura; remover as pevides. Cortar também a batata doce ao meio no sentido da altura, assim como as chalotas, sem descascar. Pincelar a parte cortada dos vegetais com azeite.

Colocar os vegetais num tabuleiro, com as partes cortadas viradas para baixo. Juntar os dentes de alho com a pele. Levar ao forno, a 190ºC, por 40 minutos.

Retirar o tabuleiro do forno e deixar arrefecer. Descartar as peles e/ou cascas dos legumes, das chalotas e dos alhos. Colocar os vegetais descascados num tacho.

Adicionar o caldo de galinha e temperar com sal. Levar a ferver e baixar o lume. Cozinhar por 30 minutos, mexendo de vez em quando, até os vegetais se apresentarem bem tenros.

Retirar a sopa do lume e deixar amornar. Triturar com o auxílio de um liquidificador ou de uma varinha mágica até obter um creme liso e sem grumos.

Aquecer o creme em lume brando e envolver as natas. Rectificar os temperos e cozinhar por mais 5-10 minutos. Distribuir a sopa por pratos fundos ou tigelas. Polvilhar com pimenta moída no momento e guarnecer com cebolinho picado. Servir de seguida.

Fonte : receita adaptada do livro Soup Bowl - Ed. Love Food * Parragon Books (E.U.A.)

Chalota : Echalote - Natas : Creme de leite - Pimenta : Pimenta do reino - Arrefecer : Esfriar - Varinha mágica : Mixer

12 de fevereiro de 2010

Lasanha de salmão e legumes



Há tempos que não cozinhava lasanha e, no entanto, é um prato do qual gosto muito. Permite muitas variações nos ingredientes, consoante o que se tem à mão na dispensa e no frigorífico. Desta vez, experimentei com salmão e legumes e resultou muito bem...

Ingredientes para 4 pessoas

- 300 g de lombos de salmão sem pele nem espinhas
- 1 alho-francês (parte branca), cortado em meias-luas finas
- 1 chalota francesa picada finamente (ou 1 cebola pequena)
- 500 g de legumes variados, cortados em pedaços pequenos*
- 150 ml de caldo de legumes ou de peixe
- 700 ml de molho bechamel
- 12-16 folhas de lasanha que não necessitam de pré-cozedura
- sal & pimenta moída na altura
- 1 colher (sopa) de salsa picada
- 2 colheres (sopa) de manteiga + um pouco para untar
- 120 g de queijo ralado em fios tipo flamengo ou mozzarella

* usei floretes de brócolos e de couve-flor, assim como rodelas de cenoura



Preparação

Preparar o molho bechamel como explicado aqui. Reservar.

Derreter a manteiga numa frigideira anti-aderente de paredes altas. Refogar as meias-luas de alho-francês juntamente com a chalota picada até amolecer, mexendo com frequência.

Adicionar os legumes e refogar por mais 3 minutos. Regar com o caldo quente e levar a ferver. Baixar o lume e cobrir com uma tampa. Cozinhar em lume médio-brando até os legumes se apresentarem cozidos mas firmes.

Entretanto, pré-aquecer o forno a 185ºC. Untar uma assadeira quadrada ou rectangular com manteiga e reservar.

Cortar os lombos de salmão em cubos pequenos. Juntar os cubos de salmão ao preparado de legumes e envolver. Cozinhar até o salmão começar a desfazer-se em lascas, mexendo. Temperar com sal, pimenta e a salsa picada. Misturar e reservar fora do lume.

Colocar uma camada de molho bechamel no fundo da assadeira. Juntar o molho restante ao preparado de salmão e legumes; envolver.

Cobrir o molho bechamel da assadeira com folhas de lasanha. Sobrepor uma camada de preparado de legumes e salmão. Cobrir novamente com folhas de lasanha, etc. até os ingredientes esgotarem, terminando com uma camada de molho de peixe e legumes.

Polvilhar com o queijo ralado e levar ao forno por 35-40 minutos, a 185ºC. Retirar a assadeira do forno e deixar repousar por 5-8 minutos antes de servir.

Ver também : Lasanha de peixe e vegetais

Alho-francês : Alho-porró - Chalota : Echalote - Pimenta : Pimenta do reino - Queijo flamengo : Queijo prato - Mozzarella : Mussarela - Brócolo : Brócoli - Frigorífico : Geladeira

10 de fevereiro de 2010

Sopa de carne e massa à tailandesa



Este tipo de caldo substancial é muito comum em toda a Ásia, com ligeiras variantes de um país para outro. Cá em casa, somos grandes apreciadores destas sopas aromáticas que costumo servir como prato principal...

Ingredientes para 4 pessoas

- 1 l de caldo de carne
- 2/3 chávena* de óleo vegetal
- 85 g de massa de arroz chinesa (vermicelli de arroz, rice noodles)
- 2 cebolos (cebolas de rama, spring onions) fatiados finamente**
- 2 dentes de alho esmagados
- 1 pedaço de raiz de gengibre com 2,5 cm, descascado e fatiado finamente
- 225 g de bife de novilho (lombo), cortado em tiras finas
- 2 colheres (sopa) de pasta de caril verde
- 2 colheres (sopa) de molho de soja
- 1 colher (sopa) de molho de peixe
- folhas de coentros q.b.

* 1 chávena (xícara) = 1 cup -> um volume de 240 ml
** ou, na falta destes, 2 alhos-franceses finos e tenros, com a rama verde

Preparação

Colocar o caldo de carne num tacho grande e levar a ferver.

Entretanto, aquecer o óleo num wok ou numa frigideira ampla. Juntar 1/3 da massa de arroz e fritar por 10-12 segundos, até ficar dourada e estaladiça. Retirar a massa frita do wok com uma pinça e escorrer sobre papel absorvente. Reservar.

Remover algum óleo do wok, guardando apenas o equivalente de 2 colheres (sopa). Juntar as fatias de cebola de rama, o alho esmagado e as rodelas de gengibre. Saltear em lume forte por 1 minuto.

Adicionar as tiras de carne e a pasta de caril. Saltear por aproximadamente 3 minutos, ou até a carne ficar tenra.

Juntar o preparado de carne, a massa crua, o molho de soja e o molho de peixe ao caldo de carne. Deixar borbulhar em lume forte por 2-3 minutos, até a massa se apresentar cozida "al dente".

Distribuir a sopa por tigelas. Guarnecer com a massa frita e algumas folhas de coentros. Servir de seguida.

Fonte : receita adaptada do livro Soup Bowl - Ed. Love Food * Parragon Books (E.U.A.)

Massa : Macarrão - Cebola de rama, cebolo : Cebolinha verde - Novilho : Boi - Caril : Curry - Molho de soja : Shoyu - Molho de peixe : Nam pla - Alho-francês : Alho-porró

8 de fevereiro de 2010

Frango bronzeado com arroz de legumes [4 por 6]

Esta semana, o 4 por 6 - uma refeição completa, criativa e razoavelmente equilibrada para 4 pessoas por 6 euros - viaja até ao Brasil. Começamos por saborear um frango delicadamente perfumado com laranja, terminando a refeição com uns bolinhos fofos e gulosos de coco e leite condensado...


Ingredientes para 4 pessoas

- 1 frango cortado em 8 pedaços
- 4 laranjas
- 1 colher (sopa) de mostarda de Dijon
- 1 colher (café) de massa de alho
- sal & pimenta moída no momento
- margarina para untar

Acompanhamento

- 300 g de arroz agulha
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 cebola picada finamente
- 1 curgete cortada em cubos pequenos
- 1 cenoura cortada em cubos pequenos
- água q.b.

Preparação

Espremer duas das laranjas. Misturar o sumo com sal, pimenta, a mostarda e a massa de alho.

Colocar os pedaços de frango num recipiente fundo e temperar com o preparado anterior. Cobrir com filme transparente e deixar repousar no frigorífico durante pelo menos 1 hora.

Pré-aquecer o grelhador do forno. Untar uma assadeira com margarina.

Secar os pedaços de frango com papel absorvente (reservar a marinada) e coloca-los na assadeira. Levar ao forno - a aproximadamente 15 cm do grelhador - por 35 minutos, ou até o frango se apresentar bem tenro e dourado. Virar os pedaços de frango de vez em quando, pincelando com a marinada reservada.

Entretanto, preparar o arroz. Aquecer o azeite num tacho e refogar a cebola picada até ficar mole. Juntar os cubos de curgete e de cenoura; refogar mais um pouco, mexendo com frequência. Adicionar o arroz e envolver. Regar com água quente (o dobro do volume do arroz) e temperar com sal. Cobrir com uma tampa e cozinhar em lume brando até o arroz ter absorvido o líquido.

Retirar a assadeira do forno e transferir os pedaços de frango para uma travessa. Guarnecer com as laranjas restantes previamente cortadas em rodelas ou meias-luas. Servir de seguida, acompanhando com o arroz.

Fonte : receita ligeiramente adaptada da publicação Receitas & Delícias - Receitas com Frango (Brasil)

---
Sobremesa

Bolinhos de leite condensado e coco

Ver a receita aqui

***
A conta, S.F.F...!


Nota : o custo da refeição foi calculado na base da tabela de preços dos hipermercados Continente. Só não foram incluídos valores para ingredientes usados em quantidades muito pequenas como sal, pimenta, azeite, massa de alho e margarina.

Prato principal

  • Frango do campo : 2.99 €/kg | Usado : 1.2 kg => 3.58 €
  • Laranja : 0.39 €/kg | Usado : 1 kg => 0.39 €
  • Mostarda de Dijon : 6.45 €/kg | Usado : 15 g => 0.10 €
  • Arroz agulha : 0.54 €/kg | Usado : 300 g => 0.16 €
  • Curgete : 0.99 €/kg | Usado : 120 g => 0.11 €
  • Cenoura : 0.49 €/kg | Usado : 120 g => 0.05 €
  • Cebola : 0.45 €/kg | Usado : 120 g => 0.05 €
=> 4.44 €

Sobremesa

  • Leite condensado : 2.24 €/kg | Usado : 395 g => 0.88 €
  • Ovo : 1.09 €/12 unidades | Usado : 4 unidades => 0.36 €
  • Coco ralado : 1.95 €/kg | Usado : 100 g => 0.19 €
  • Fermento em pó : 6.60 €/kg | Usado : 12 g => 0.07 €
=> 1.50 €


Custo total da refeição => 5.94 €


Dica de poupança : verifique qual é o tipo de contrato que tem com o seu fornecedor de energia eléctrica pois vale a pena modifica-lo para a tarifa bi ou tri-horária e adoptar novos hábitos de consumo, usando por exemplo as máquinas de lavar roupa ou louça - geralmente as mais "gulosas", apenas depois das 22h00. No meu caso, os valores da factura baixaram de 40%. Ver aqui (Portugal continental) ou aqui (Açores) para mais informações.

Pimenta : Pimenta do reino - Sumo : Suco - Curgete : Abobrinha - Papel absorvente : Papel toalha - Frigorífico : Geladeira

7 de fevereiro de 2010

Lombinhos de porco com whisky



O mediático cozinheiro Chakall diz que aprendeu esta receita numa tasca de Sevilha. É tão simples e rápida de preparar quanto boa...

Ingredientes para 2 pessoas

- 1 lombinho de porco (preto, de preferência) com +/- 350 g
- 1 colher (sopa) de azeite
- sal & pimenta moída no momento
- 2 hastes de alecrim fresco
- 1 fio de whisky

Preparação

Cortar o lombinho em medalhões com aproximadamente 2 cm de espessura.

Aquecer o azeite numa frigideira anti-aderente, juntamente com as hastes de alecrim. Adicionar os medalhões e dourar em lume forte por aproximadamente 2 minutos de cada lado. Temperar com sal e pimenta.

Verter o whisky na frigideira e descolar os sucos da carne no fundo da frigideira com uma espátula ou uma colher de pau. Deixar borbulhar por uns segundos.

Distribuir os medalhões de porco pelos pratos e regar com o molho da frigideira. Servir de imediato, acompanhando com papelotes de cogumelos e salada de folhas.

Fonte : receita adaptada da publicação Grandes Chefes * Chakall - Ed. Visão (Portugal)


Lombinho de porco : Filet mignon suíno
Pimenta : Pimenta do reino

5 de fevereiro de 2010

Sopa camponesa



Esta sopa rústica à moda francesa é tão colorida e bonita quanto saborosa e saudável...

Ingredientes para 6 pessoas

- 6 cenouras
- 3 batatas médias
- 2 nabos
- 2 curgetes pequenas
- 250 g de ervilhas descongeladas
- 40 g de manteiga
- 6 fatias finas de toucinho fumado (bacon)
- 4 folhas de estragão
- 1/3 ramo de salsa
- sal & pimenta moída no momento

Preparação

Descascar as cenouras, as batatas e os nabos; lavar, escorrer e cortar em cubos pequenos. Remover as pontas das curgetes. Lavar, secar e cortar também em cubos pequenos, sem descascar as curgetes.

Derreter a manteiga num tacho grande. Juntar os cubos de cenoura, de batata, de nabo e de curgete, assim como as ervilhas. Refogar em lume brando por 10 minutos, mexendo com frequência.

Adicionar 2 l de água fria e levar a ferver. Temperar com sal e cozinhar em lume médio-brando por aproximadamente 30 minutos.

5 minutos antes do final de cozedura da sopa, remover o courato das fatias de toucinho. Leva-las a grelhar em seco numa frigideira anti-aderente até se apresentarem douradas e estaladiças. Escorrer as fatias de toucinho sobre papel absorvente e corta-las em pedaços grandes.

Polvilhar a sopa com o estragão e a salsa previamente picados. Temperar com pimenta moída no momento.

Distribuir a sopa por pratos fundos ou tigelas. Guarnecer com os pedaços de toucinho grelhado e servir de imediato.

Fonte : receita adaptada do livro Saveurs d'Autrefois, de Marie Leteuré - Ed. Solar (França)

Curgete : Abobrinha - Pimenta : Pimenta do reino - Ramo : Maço - Papel absorvente : Papel toalha