21 de agosto de 2006

Frango no churrasco à portuguesa



Para mim, não existe nenhum frango no churrasco melhor em todo o mundo! Aliás, quando estive na Austrália, fiquei espantada com o sucesso do "portuguese charcoal chicken"...! Até lá existem cadeias de restaurantes especializados no frango à portuguesa, como a famosa Oporto, que é a segunda marca de franchising do país.

Ingredientes para 6-8 pessoas

- 3 frangos pequenos abertos ao meio (pelo peito)
- 2 malaguetas verdes
- 3 dentes de alho descascados
- 1 colher (sopa) de molho de piri-piri
- 1 macheia de sal grosso
- vinagre (ou vinho branco)
- azeite q.b.
- 3 hastes de alecrim

Preparação

Num almofariz, amassar os dentes de alho juntamente com as malaguetas, o sal e o molho de piri-piri. Juntar um fio de vinagre e 1 dl de azeite. Misturar.

Introduzir uma haste de alecrim debaixo da pele de cada frango. Massajar muito bem os frangos com o preparado anterior. Deixar repousar num lugar fresco por 2 horas.

Escorrer os frangos e reservar a marinada. Preparar a churrasqueira. Aquecer uma grelha, que deve ficar mais ou menos a uma distância de 4 dedos do lume.

Grelhar os frangos até ficarem no ponto. Pincelar com a marinada frequentemente para a carne não secar. Virar os frangos uma única vez, a meio da cozedura.

Acompanhar com batata frita, salada mista e arroz branco.

22 comentários:

  1. Elvira, ainda irei a Portugal e comerei todas essas coisas boas dai! :-)
    beijos,

    ResponderEliminar
  2. Nossa esse franguinho está muito apetitoso.

    ResponderEliminar
  3. parece delicioso!!! e o molho que poe por cima, com picante? aquele das churrasqueiras..?

    ResponderEliminar
  4. qual e o molho que os churrasqueiros poem por cima do frango depois de o assar?

    ResponderEliminar
  5. por favor digam-me como se faz o molho do piri piri que as boas churrasqueiras poem por cima dos frangos depois de os assar...se houver alguma senhora bonita e simpatica que trabalha em alguma churrasqueira ou que trabalhou e que me possa emviar um E_MAIL para a australia joseloureiro2008@live.com.au agradeco com toda a sinceridade.Meu abraco

    ResponderEliminar
  6. jose loureiro e muito inteligente...no dia 25 de abril eu pedi se alguem me dizia qual o molho de piri piri que usam as churrasqueiras no frango depois de assar...nimguem me respondeu-agora eu vou dizer com muita experiencia porque eu sei...

    2,5 litro de oleo gira sol uma boa porcao de piri piri de malaguetas inteiras ou reladas
    metade de um limao em cubos 10 dentes de alho esmagados com casca deixando uns dias para apurar e esta feito ...E ESTA HEM

    ResponderEliminar
  7. Ao cuidado do "senhor inteligente" acima...

    Bom para si. Até porque eu não sou proprietária de nenhuma churrascaria ou assim. Não tenho nenhuma obrigação em andar a pesquisar junto das churrascarias da esquina para o senhor, não acha? Pelos vistos, é uma coisa que o senhor faz muito bem sem mim, uma simples amadora que cozinha apenas para a família e os amigos. Só escrevo neste blog por diversão pessoal. E ESTA, HEM...?

    Sinceramente, que falta de educação! A sua reacção é realmente saloia.

    ResponderEliminar
  8. PS: e essa sua versão leva muito óleo para o meu gosto, Sr. José Loureiro...

    ResponderEliminar
  9. JOSE LOUREIRO EU DIZER QUE SOU INTELIGENTE ISTO E UMA MANEIRA DE EU BRINCAR COM AS BOAS PESSOAS AGORA NAO VAI FICAR ZANGADA COMIGO POR EU DIZER ISTO NA BRINCADEIRA =TAMBEM SEI QUE A ELVIRA E UMA EXCELNTE PESSOA PORQUE ME MOSTRA MUITO TALENTO COMO SIMPATIA E DEDICACAO BEM HAJA QUANDO SE ENCONTRA PESSOAS ASSIM.OBRIGADO

    O MOLHO QUE EU DEI E PARA BARRAR O FRANGO DEPOIS DE ASSADO=PORQUE EXISTE OUTRO MOLHO PARA USAR QUANDO ESTVER ASSAR O FRANGO=MAS NAO PONHAO VINHO NOCHURRASCO MAS SIM A CERVEJA BRANCA TENHO CHURRASQEIRA ABERTA EM PORTUGAL E ESTOU NA AUSTRALIA ..TODO BOM PARA SI ELVIRA

    ResponderEliminar
  10. hola a todos sou portuguesa mas vivo em españa e cada ves que vou a portugal quase todos os dias como frango no churrasco pois no sitio one vivo nao a e estou com intensoes de abrir uma churasqueira pequena para comesar para vender para fora,gostava e agradeseria muito que me desen sua opiniao se quereis que teria saida? un saludo desculpas se a alguna palavra mal escrita pois ja tenho deficuldade. un saludo

    ResponderEliminar
  11. Ola Ana Isabel
    Sou uma pessoa entendida nestes assuntos do frango Portugues,e a pergunta que eu faco e se ha muita populacao onde vive ,nao sei se a senhora sabe que o frango assado na brasa a portuguesa e muito procurado e fala em todo o mundo.
    ver o local onde pertende abrir a sua casa com,regras da camara ,leis da CE e nao se esquecer do parque de estacionamento que e muito importante...
    Antes de abrir procure as informacoes necessarias para a mesma e por exemplo: Faca experiencia de orientacao ,vendo outras churrasqueiras como trabalhao e nos precos etc.
    Outra coisa aprenda a confecionar o frango de churrasco com uns bons molhos ,e como se costuma dizer: COM UMA BOA ISCA PESCA-SE BOM PEIXE.
    Saber orientar-se no dia da abertura para que os clientes nao esperem mais de 5 a 10 minutos o mximo caso isso esta a perder o cliente ,eu aconselho trabalhar numa churrasqueira para aprender a tatica e um bom trabalho e nao muito traalhoso, ASSE OS FRANGOS EM CARVAO VEGETAL,numa churrasqueira industrial aco inox com medidas de 2mtx80cm e de fundo tenha 60cm para na queimar o frango.
    Sao estas que de momento precisa ..
    Se tiver duvidas faca-me perguntas, estou na Australia e tenho casa de frangos aberta em Portugal e aqui .

    Email: joseloureiro2008@live.com.au

    Felicidades

    ResponderEliminar
  12. Quero só agradecer ao sr. José Loureiro pela receitinha do molho. Já agora, não vi má educação nenhuma da sua parte nos seus comentários anteriores, por isso não entendi o porquê do comentário da proprietária do blog. Acho que se reler novamente, certamente perceberá que o sr. José tem bom humor e com o dizer que era inteligente estava apenas a fazer uma graça, porque, certamente, é um homem bem humorado. Eu sorri ao ler, pq vi esse humor, daí não entender a "descarga" que lhe foi dada.
    Elvira, a sua receita do frango é divinal. Vou experimentar amanhã e vou usar o molho do sr. José. Grata aos dois

    ResponderEliminar
  13. Sr. Jose Lourenço; muito obrigada pela sua informaçao do molho piri-piri. Sou portuguesa de Braga e resido no Brasil. Pensei que só poderia comer o franguinho no piri-piri, quando vou a Portugal, mas finalmente chegou a solução !!! Mais uma vez muito obrigada. Um grande abraço. Ana Paula

    ResponderEliminar
  14. De Jose Loureiro:

    Para as pessoas que tenhao as suas duvidas na preparacao do molho para assar um frango de churrasco Portugues:

    ** 1 chavena das pequeninas do cafe cheia de agua .(< DICA <)
    ** 6 malaguetas das pequeninas (Jindungo)
    ** 1 colher de cha de vinagre vinho branco
    ** 1 cabeca de alhos das vermelhas pequena
    ** 1 calice de oleo vegetal girasol ou outro
    ** 1 chavena de cafe das pequeninas de cerveja branca
    ** * sumo de meio limao
    ** * uma pitada de sal

    ** Modo de preparar:

    Simples!!! misture todos estes senhores num recipiente TRITURE
    com uma varinha magica ate ficar em liquido usar depois de 8
    horas para dar tempo dos ingredientes conversarem uns com os
    outros (perdao ganhar gosto)esta pronto a usar

    Preparar um frango nao mais de 900grm aberto no meio do peito , dar uns paquenos corte debaixo de cada asa ao leve virar asas
    para a frente para assar debaixo das mesmas ,um pequeno golpe
    em cada cocha e picar os lados do peito com o bico de uma faca.
    Ter ja o lume em brasa com carvao vegetal NAO DE PEDRA !!a
    ter grelha bem separada das brasas para nao queimar o frango
    APLICACAO DO FRANGO NA GRELHA:
    ** O frango e posto na grelha de costas para cima bem aberto E
    PINCELADO COM O MOLHO por o sal em cima do molho o qual ele foi
    barrado no momento deixar o frango ficar activado no calor So
    quando ele comecar a ficar com uma assadura cor tijolo castanho
    VIRAR o frango faz a mesma operacao com o respetivo molho e o
    sal quando ambas as partes ficarem iguais vira de novo E SO
    APLICA O MOLHO deixando-o continuar a assadura estando ele mais
    adiantado torna-o a virar E SO aplica O MOLHO tambem ** E NAO
    LHE POE MAIS NADA ** apartir deste ponto e so ir virando para
    nao queimar e esperar ate que este fique assado .. AMIGINHOS
    CONTEM-ME O RESOLTADO DEPOIS ,e acompanhado com batata frita,
    arroz e (garden salada todas as cores de VGs para salada)...

    SAUZZA'S Portuguese Grilled Chicken (AUSTRALIA-

    Jose Loureiro ,Abraco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Sr. José ,antes de mais muito obrigado por partilhar a sua receita. Vê -se que o Sr. sabe do que fala ;)
      Eu vou abrir uma churrasqueira no México pois aqui vivo desde Janeiro deste mesmo ano e após comer 10 frangos
      das mais variadas churrasqueiras aqui existentes ,contastei que apenas uma tem um frango em condições. Tenho apenas uma duvida na sua receita de frangos a portuguesa e a duvida é ...ao colocar 6 malaguetas na marinada não vai fazer com que o frango fique automaticamente picante ? Sei que os Mexicanos não tem problema algum com o picante até pelo contrário mas picante ou não deveria ser opcção do cliente tal como em Portugal ;) e para isso serve o molho picante que se mete após o frango grelhado caso o cliente o queira ou não ou estarei errado ? Atenciosamente Tiago Pereira

      Eliminar
  15. O melhor frango no churrasco do mundo esta em Lisboa
    Av. Morais Soares cerca da praça do Chile.

    O restaurante PRIMAVERA

    Se forem a lisboa aproveitem

    Luis Batista

    ResponderEliminar
  16. Luiz Batista, você tem razão ao falar do frango da Primavera,pois o mesmo é realmente ótimo! Mas também tem um que fica ali pertinho,no mercado de arroios que é divino! Não me lembro o nome,mas é de um casal de romenos (salvo o erro) .Também vale muito a pena conferir! Morei em Lisboa por 5 anos e agora voltei e tenho o sonho de montar uma churrasqueira idêntica à essas duas(mercado de arroios e primavera) inclusive com os mesmos molhos de limão com manteiga e o de piri-piri. Também estou tentando encontrar a receita ideal. Obrigado a todos pelos comentários e à dona do blog!

    ResponderEliminar
  17. Parabéns pelo blog Elvira! De muito bom gosto e muito prestável! Obrigado.

    ResponderEliminar
  18. Em Austrália, o frango e os churrasqueiros não se comparam em qualidade com a nossa carne!
    A diferença é incrível e quando viajei queria voltar pelas saudades que tinha de comer algo gostoso!

    ResponderEliminar
  19. Olá, será que alguém me sabe dizer a receita do molho de limão, "o tal" que é falado pelo Wellerson para que o frango fique delicioso, agradecido desde já e aguardo a resposta com a receita de alguma alma caridosa e de bom gosto,OBRIGADO!
    Parabéns pelo seu blog, é mesmo muito útil para quem precisa de esclarecer as suas dúvidas, obrigado e que continue com o seu bom trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nao sei onde esta essa especialidade do molho de limao se o que eu faco e mostro leva limao que chegue sendo o proprio do frango de churrasco portugues ...

      Ab.

      Eliminar
  20. Para o meu gosto o melhor frango de churrasco português é o do Pompeu dos Frangos - Malaposta - Anadia e quanto à receita está no cofre e é preparada com o máximo de secretismo. E o melhor mesmo foi o da Arimba - Lubango - Angola , onde nasceu o frango de churrasco e não em Portugal como a maioria pensa.

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !