28 de janeiro de 2012

Hambúrgueres embrulhados


Uns hambúrgueres no frigorífico, umas embalagens de massa folhada e pouco mais...? A refeição não precisa de ser triste nem monótona só por essa razão. Até se pode tornar em algo de tão saboroso quanto original. Cozinhados em cru em embrulhos de massa folhada com a leve humidade dos vegetais, estes hambúrgueres diferentes ficam impecavelmente macios e cheios de sabor...

Ingredientes para 4 pessoas

  • 2 placas quadradas de massa folhada, descongeladas à temperatura ambiente
  • 4 hambúrgueres de novilho de muito boa qualidade, crus
  • 1 cebola pequena, cortada em meias-luas finas
  • 1/2 pimento vermelho, cortado em tiras finas
  • um fio de azeite
  • sal & pimenta moída no momento
  • 4 fatias finas de queijo emmental - ou flamengo, cheddar...
  • 4 rodelas finas de chourição - ou de paio
  • 1 ovo batido com um pouquinho de leite




Preparação

Pré-aquecer o forno a 200ºC. Forrar um tabuleiro de forno com uma folha de papel vegetal e reservar.

Aquecer um fio de azeite numa frigideira anti-aderente e juntar as meias-luas de cebola. Refogar em lume médio até amolecerem.

Adicionar as tiras de pimento e refogar por mais 5 minutos, mexendo. Retirar a frigideira do lume e reservar.

Cortar cada placa de massa folhada em dois rectângulos. Distribuir metade da preparação de cebola e de pimento num canto de cada rectângulo de massa folhada.

Sobrepor os hambúrgueres. Temperar com sal e pimenta. Cobrir com uma rodela de chourição e uma fatia de queijo. Terminar com o preparado de cebola e pimento restante. 

Humedecer ligeiramente as bordas da massa folhada em toda a volta com a ponta dos dedos molhados. Fechar, formando quadrados. Pressionar ligeiramente em toda a volta com os dentes de um garfo para que a massa adira bem.

Colocar os embrulhos no tabuleiro e pincelar cada um com um pouco da mistura de ovo e de leite.

Levar ao meio do forno - a 200ºC - por aproximadamente 20-25 minutos, ou até a massa folhada se apresentar bem dourada e crescida.

Retirar os hambúrgueres do forno e deixar repousar durante 3-5 minutos antes de servir. Acompanhar com batatas assadas com ervas à americana e/ou salada à gosto.

Novilho : Boi - Pimento : Pimentão - Frigorífico : Geladeira - Pimenta : Pimenta do reino - Queijo flamengo : Queijo prato - Chourição : Lingüiça portuguesa de largo diâmetro - Papel vegetal : Papel manteiga

11 comentários:

  1. Ficaram extraordinários...Bela sugestão!

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  2. Excelente ideia essa de embrulhar os hamburgueres, fica muito bonito :-)

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito desta sugestão :) Uma forma diferente de comer hamburgers :)

    ResponderEliminar
  4. Esta receita j´+a está na minha lista de a fazer.

    Bjs
    http://aspapinhasdosbabinhos.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. É por estas e por outras que eu já tinha saudades da Elvira!
    Grande ideia, obrigada e bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  6. Hmmmmm!!!!
    Que coisa tão bem idealizada! Só podem ter ficado divinais! Adorei:)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Que maravilha Elvira. Realmente com poucos ingredientes, e simples, conseguem-se refeições deliciosas e com óptimo visual! Beijinho

    ResponderEliminar
  8. É verdade, esses hamburgueres ficaram com um optimo aspecto.. bastante originais até. Cá por casa, o meu namorado ADORA hamburgueres, tenho de experimentar fazer estes :)

    Tania *

    ResponderEliminar
  9. nunca me teria lembrado de "folhar" hamburgers... que bela idéia Elvira!

    ResponderEliminar
  10. Tenho sido uma leitora silenciosa. Mas estou aqui. Hoje queria dizer que fiz a sua sopa suave de legumes. E que ficou muito bem. Aprovadíssima por um certo índio de seis anos, com uma pós-graduação em sopas:) Queria dizer que tenho vontade de experimentar a salada com sésamo. Mas que há algumas resistências, aqui. Só eu é que gosto desta couve, pelos vistos. Mas sei que hei-de permitir-me o egoísmo, um dia destes. E esta variação pede mesmo para ser testada. Principalmente por nunca ter feito em casa. Principalmente por parecer uma recriação de algo que pensamos que conhecemos e pronto. Que dificilmente poderia ser outra coisa que não aquilo que é. E é bem capaz de não ser bem assim. O seu post fez-me pensar em todas as coisas que são bem capazes de "não ser bem assim". Obrigada por isso. E por ter contribuído para a felicidade sem angústias existenciais do meu filho.

    Mar

    ResponderEliminar
  11. Elvira,
    primeiro desculpe-me por não aparecer por cá muitas vezes.
    Esta receita de folhado com hamburger deixou-me de água na boca. Antes de começar a ler a receita,olhei para a foto e deu-me a ideia de ser um calzone. Que saudades tenho de comê-los. Lembrei-me dos meus tempos de São Miguel e de uma escola onde trabalhei. O bar da escola tinha sempre uns folhados parecidos aos seus com um toque adoçicado de pimento vermelho.Uma delícia, como os seus devem ter ficado.
    Gostei muito.
    beijinhos
    Patrícia

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !