Ultimamente, tem-me apetecido comer coisas diferentes; mais leves, preparadas simplesmente e rapidamente, mas todavia saborosas, para estimular o apetite. Encontrei ideias à altura dos meus desejos num livro que o meu marido me ofereceu recentemente - Cozinha Japonesa com Harumi, da autoria de Harumi Kurihara, uma perfeita dona de casa japonesa que se tornou numa super estrela mediática no seu país - e até fora dele - graças a sua maneira de cozinhar pratos simples, frescos, práticos e acessíveis, de forma genuína e elegante. Uma introdução perfeita à culinária japonesa tradicional e familiar. Exemplo disso, esta salada tipo coleslaw oriental, ideal para acompanhar pratos de carne ou de peixe asiáticos. Gostei muito da textura estaladiça do repolho cru combinada com o sabor delicado do sésamo torrado. Uma salada que se vai sem dúvida tornar um clássico da minha cozinha, de Inverno como de Verão...
Ingredientes para 4 pessoas
- 300 g de repolho (couve branca) - ou de couve chinesa "napa"
- 50 g de cebola, cortada em meias-luas muito finas
- 1 colher (chá) de óleo de boa qualidade
- 50 ml de vinagre de arroz - ou de sidra
- 1 colher (chá) de açúcar
- 1 colher (sopa) de molho de soja
- sal & pimenta preta moída no momento
- 4 colheres (sopa) de sementes de sésamo
Preparação
Cortar o repolho em tiras muito finas - tipo caldo verde. Mergulhar as tiras de repolho e as meias-luas de cebola em água gelada durante 2-3 minutos.
Escorrer muito bem e reservar numa tigela, no frigorífico, durante 30 minutos - este processo vai permitir que os vegetais fiquem mais firmes e crocantes.
Entretanto, torrar ligeiramente as sementes de sésamo numa frigideira anti-aderente, em seco, mexendo constantemente para não deixar queimar. Retirar do lume e reservar.
Transferir o preparado para uma saladeira no momento de servir. Juntar - por esta ordem - o óleo, o vinagre, o açúcar e o molho de soja, misturando rapidamente entre cada ingrediente.
Temperar com sal e pimenta. Polvilhar com as sementes de sésamo torradas e servir de seguida.
Fonte : receita adaptada do livro Cozinha Japonesa com Harumi, de Harumi Kurihara - Ed. D.K. Civilização (Portugal)
Sésamo : Gergelim - Sidra : Cidra - Molho de soja : Shoyu - Pimenta : Pimenta do reino - Semente : Grão - Frigorífico : Geladeira
ADORO SALADA E ACHEI ESTA BEM INTERESSANTE.
ResponderEliminarO ASPECTO ESTA UMA DELICIA.
BJS
Deve ser realmente uma salada com uma textura interessante. Já ouvi falar muito bem desse livro e tenho alguma curiosidade :)
ResponderEliminarQue delícia!! Vou levar comigo e fazer em breve! Obrigada!
ResponderEliminarHummm, parece deliciosa. Certamente vou fazer aqui em casa.
ResponderEliminarBeijos!
Isto é daquelas que vou marcar como acompanhamento a não esquecer!! Acho que vai ser mt aprecisado la em casa pelos 2!! Bjs
ResponderEliminarMuito curiosa a receita. É daquelas que não consigo imaginar o sabor, só mesmo experimentando.
ResponderEliminarbeijinhos
Diferente mas apetitosa Elvira, adorei a sugestão
ResponderEliminarbeijinhos e BOM FIM DE SEMANA!!