Perguntei-me durante uns tempos se iria publicar esta receita no blog só por não ter ficado satisfeita com as fotos, tiradas à noite, com luz artificial. E depois pensei que seria uma pena não partilhar com vocês este popular prato de frango frito à japonesa tão simples quanto rápido e bom. Tanto o meu marido como a minha amiga L., que jantou connosco desse dia - e esta no entanto pouco familiarizada com sabores orientais - adoraram. Ao ponto que a L. pediu-me a receita e cozinhou-a logo para a sua família, no dia seguinte, com o mesmo sucesso. Para repetir muitas vezes, sem dúvida.
Ingredientes para 4 pessoas
- 600 g de carne de frango desossada, cortada em pedaços médios
- sal
- 80 g de fécula de batata
- 40 g de farinha de trigo
- óleo para fritar
- rodelas de limão
- malagueta seca moída
- maionese - usei molho de rábano japonês
- espetos de bambu - ou de madeira
Marinada
- 20 g de alho, espremido
- 40 g de gengibre fresco, descascado e ralado finamente
- 200 ml de molho de soja
Preparação
Preparar a marinada, colocando o alho espremido, o gengibre ralado e o molho de soja num frasco. Fechar hermeticamente e sacudir o frasco para misturar os ingredientes. Reservar durante umas horas.
Dispor os pedaços de frango num prato fundo. Temperar com sal e juntar a marinada. Envolver muito bem e cobrir com filme transparente. Deixar repousar durante 30 minutos.
Misturar a fécula de batata com a farinha num prato fundo. Escorrer ligeiramente os pedaços de frango e passar estes pela mistura de farinha.
Aquecer bastante óleo - a 180ºC - num wok ou numa fritadeira. Mergulhar os pedaços de frango no óleo quente e deixar fritar até se apresentarem bem cozinhados e dourados.
Escorrer muito bem os pedaços de frango sobre papel absorvente. Enfiar dois pedaços de frango na ponta de cada espeto e transferir para um prato de servir.
Servir de seguida, com maionese, rodelas de limão e malagueta seca moída. Acompanhar, por exemplo, com salada de repolho com sésamo e arroz branco.
Fonte : receita adaptada do livro Cozinha Japonesa com Harumi, de Harumi Kurihara - Ed. D.K. Civilização (Portugal)
Molho de soja : Shoyu - Frasco : Vidro - Papel absorvente : Papel toalha
Deve ser uma delícia. Hei de experimentar. Ando tentada com esse livro, por tua causa. No outro dia olhei para ele e resisti. Mas cada vez me apetece mais. Parece-me que da próxima vem comigo. Beijos
ResponderEliminarDeve ficar muito saboroso! Delicia! Beijos
ResponderEliminarAté acho as fotos bastante sugestivas, gosto bastante do aspecto!
ResponderEliminarBeijinhos
eu acho que as fotos estão óptimas... as minhas são quase sempre tiradas à noite. lol
ResponderEliminarAdoro sabores orientais! E vou levar a receita, com certeza!
ResponderEliminarBjs
que delícia,ja anotei a receita
ResponderEliminar