7 de janeiro de 2008

Pêras bêbadas



Esta sobremesa simples e perfumada é muito popular em Portugal e em Espanha. Uma das minhas receitas favoritas com pêras... Simples e deliciosa.

Ingredientes para 4-6 pessoas

- 5 dl de água
- 300 g de açúcar
- 1 tira de casca de limão
- 1 pau de canela
- 3 dl de vinho tinto
- 6 pêras roxas
- gomos de laranja para a decoração

Preparação

Colocar a água, o açúcar, a casca de limão, o pau de canela e o vinho tinto num tacho. Levar a ferver.

Descascar as pêras, tendo o cuidado de não partir o pé. Juntar as pêras ao preparado anterior e deixar fervilhar por 15 minutos, sem cobrir.

Retirar delicadamente as pêras do tacho e reservar. Deixar a calda reduzir um pouco em lume brando até ficar xaroposa.

Regar as pêras com a calda e decorar com os gomos de laranja. Servir morno ou frio.

30 comentários:

  1. A foto já me apeteceu, imagino o sabor...
    lindas!!!!

    bjão

    ResponderEliminar
  2. Adoro pera! E com vinho assim, fica excelente!
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  3. Eu sou louca por pêras bêbadas.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. se eu te disser que isto é das minhas sobremesas favoritas? quando vou comer fora, se na ementa das sobremesas há peras bêbedas nunca escolho outra coisa.

    ResponderEliminar
  5. Simplicidade é o que precisamos para combater os excessos natalícios!

    bjs

    PS - hoje também vou fazer uma canjinha

    ResponderEliminar
  6. Uma das sobremesas que mais gosto. Justamente por ser facil e saborosa, Sempre cai bem
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. E o aroma que fica na cozinha é único e maravilhoso! Uma das minhas favoritas!

    ResponderEliminar
  8. Essas pêras tb são bem famosas aqui no Brasil. Eu tg gosto muito desta sobremesa!

    ResponderEliminar
  9. Tambem gosto destas perinhas!!!!!!
    Posso me servir??
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Fiquei alguns dias fora, mas foi tempo suficiente para sentir saudades de você e sua deliciosa cozinha.
    Beijos e ótimo 2008.

    ResponderEliminar
  11. Sempre admirei esta receita, mas não tive ainda oportunidade para fazê-la, ando atrás das peras anãs, se não encontrá-las vou fazer assi m mesmo, é que esse post encheu-me os olhos!!Beijos

    ResponderEliminar
  12. Que bem que ficavam no meu prato!!! =p
    Um beijinho com votos de um delicioso 2008!

    ResponderEliminar
  13. Adoro peras bebedas, é uma das sobremesas que nunca me canso de fazer. Quando puderes vai espreitar o meu Tronco de Natal, estou tão orgulhosa, eheheheheh

    ResponderEliminar
  14. Tem que ser peras roxas?
    Pode ser com peras rochas, bem rijinhas?
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  15. Essa eu anotei Elvira,meu marido vai adorar de certeza,lol.
    bjs.

    ResponderEliminar
  16. Eu fiz no natal amiga e ficou uma maravilha eu servi com sorvete de baunilha. Está tão linda sua foto!

    ResponderEliminar
  17. Olá Elvira,
    Ficaram lindas!

    P.S. Fico à sua espera :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  18. Esta é daquelas sobremesas simples e altamente saborosas.
    Nunca me atrevi a fazer, apesar de gostar muito.
    Pode ser que arrisque a sua receita - de certeza que sairá bem!

    ResponderEliminar
  19. Adoro pêras bêbedas mas também nunca me arrisquei a fazer. Estas suas estão com uma cara óptima. Já tomei nota da receita.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. hum.. que delicia de receita..
    agradeço por compartilhar esta gostosura... bjs dani

    ResponderEliminar
  21. Elvira , também nunca tentei esta receita mas sempre quis fazê-la.Me animei..Obrigada Bjs Drica

    ResponderEliminar
  22. Já não faço ha tanto tempo... Hum as suas estão com uma carinha a pedir comam-me :) Agora fiquei com vontade de comer peras borrachonas!!! Posso comer uma, posso?! :)
    Beijinhos e desejos de um muito bom ano 2008 para si e familia
    Nanda

    ResponderEliminar
  23. A minha mãe adora pêras bêbedas! Lembro-me sempre dela quando vejo esta receita.

    E que bonita fotografia!

    Bj

    ResponderEliminar
  24. Elvira,olá! Amei o seu blogger e essas pera, hummmm...Lindas!! Outro dia na tv apareceu um chef que fez essa receita, só que antes de servir ele tirou o caroço com utensílio proprio para isso e, recheio com queijo mascarpone, depois colocou o cabinho de volta, menina, tô com vontade até agora, rss. Posso adicionar vc no meu blogger? Feliz 2008.

    ResponderEliminar
  25. VOU FAZER PÊRAS BÊBEDAS E VIM AQUI BUSCAR A RECEITA.
    OBRIGADA, TAMBÉM ADORO PERAS BEBEDAS
    GUIDA

    ResponderEliminar
  26. Eu comi peras bebedas com gelado de natas e também é muito bom com gelado de vanille...é delicioso!!

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !