Ainda recentemente confirmei aqui o quanto gosto do sabor da carne de porco combinada com laranja. Aliás, esta não é a primeira receita do tipo que publico. Uma deliciosa sugestão da conhecida escritora culinária Tessa Kiros, que obteve a receita num restaurante de Ponta Delgada onde almoçou aquando da sua viagem pela paradisíaca ilha de São Miguel.
Ingredientes para 4 pessoas
- 1 kg de entrecosto de porco - não muito gordo, cortado em pedaços pequenos
- 125 ml de azeite
- 125 ml de vinho branco seco
- 2 folhas de louro
- 3 laranjas
- 1 cebola grande, picada finamente
- 3 dentes de alho picados finamente
- 3 colheres (sopa) de polpa de tomate
- 1 colher (sopa) de massa de malagueta*
- 1 pitada de malagueta seca, moída
- sal & pimenta moída no momento
* ou, na falta desta, 2 colheres (sopa) de massa de pimentão
Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Espremer o sumo de uma das laranjas. Descascar e cortar as restantes em quartos. Reservar.
Aquecer 3 colheres (sopa) de azeite numa caçarola ampla. Juntar os pedaços de entrecosto e cozinhar até ficarem bem tostados de todos os lados.
Adicionar as folhas de louro. Temperar com sal e pimenta. Regar com o sumo de laranja e o vinho branco. Deixar ferver por 2-3 minutos e retirar a caçarola do lume.
Aquecer o azeite restante numa frigideira pequena. Refogar a cebola picada até alourar ligeiramente. Juntar os alhos picados e refogar por mais 1 minuto.
Adicionar a polpa de tomate e levar a ferver. Acrescentar a massa de malagueta e a malagueta moída. Envolver muito bem e retirar a frigideira do lume.
Transferir os pedaços de entrecosto para uma assadeira ampla, numa só camada. Regar com o molho da caçarola.
Dispor um quarto de laranja em cada canto da assadeira e espalhar os restantes por entre os pedaços de entrecosto. Adicionar o preparado de tomate por entre os pedaços de entrecosto e os quartos de laranja.
Levar ao forno - a 180ºC - por aproximadamente 30 minutos, ou até a carne se apresentar bem dourada e estaladiça - mas ainda com molho.
Retirar a assadeira do forno e servir de seguida. Acompanhar com batatinhas douradas ou feijão verde com batata à portuguesa.
Fonte : receita adaptada do livro Sabores e Cozinha * Ao Encontro de Portugal, de Tessa Kiros - Ed. D.K. Civilização (Portugal)
Entrecosto : Costela, costelinha - Pimenta : Pimenta do reino - Sumo : Suco - Pimenta : Pimenta do reino
por acaso ainda nao provei este aroma da laranja na comida mas esta com tao bom aspecto que da vontade de provar
ResponderEliminarbeijinhos
As coisas que tu sabes! :) Eu sou de São Miguel e por acaso não conheço esta receita, já comi com ananás e fica muito bom também!
ResponderEliminarBejinhos
Elvira, minha linda!
ResponderEliminarMais uma receitinha que estou levando para a minha cozinha...
As suas fotos tem o "poder" de abrir meu apetite, mesmo que ainda sejam 8 horas da manhã!... Ahahaha!!!
ADORO suas receitas!
Um abraço!!
Visitar esta cozinha cheia de paparoca boa, foi um prazer. Gostei muito :)
ResponderEliminarFico tua seguidora para n perder nenhuma delícia :)
Beijinhos
Também já fiz com ananás. Muito, muito bom também! :)
ResponderEliminarBeijinhos.
Uma receita bem à minha medida. Adoro fruta com carne. Vou experimentar brevemente. Um beijinho e obrigada pela partilha.
ResponderEliminarObrigada pelo comentário simpático no meu blogue. Há muito tempo que sigo este bistot e adoro. Foi giro descobrir que somos quase vizinhas (moro no Cabo da Praia, quase Porto Martins). Um beijinho e obrigada pela visita.
ResponderEliminarGostei da receita. Eu costumo marinar em sumo de citrinos o entrecosto antes de o assar ou grelhar. Fica mesmo bom.
ResponderEliminarbjs Patrícia
Há algumas semanas provei um entrecosto com laranja feito pela Laranjinha e estava simplesmente delicioso. Ainda trouxe um tupperware de entrecosto para casa e os meus pais adoraram. Esta receita que apresentas deve ser tão boa quanto a que eu provei :)
ResponderEliminarQue maravilha! O meu marido vai adorar! Bjs
ResponderEliminar