Estes folhados com cheirinho a Primavera são ideais numa lancheira ou numa cesta de piquenique quando apetece uma refeição ligeira ou um lanche ao ar livre.
Ingredientes para 10-12 unidades
- 500 g de carne de novilho picada no talho
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 cebola picada finamente
- 3 dentes de alho picados finamente
- 4 tomates secos picados
- 1 e 1/2 chávenas* de ervilhas frescas ou descongeladas
- 200 ml de vinho branco seco
- caldo de carne q.b.
- 1 colher (sopa) de concentrado de tomate
- 10-12 quadrados de massa folhada
- 2 ovos batidos
- 1 fio de leite
- sal & pimenta moída no momento
Preparação
Aquecer o azeite numa frigideira ampla. Refogar a cebola picada juntamente com os alhos até amolecer.
Juntar a carne picada e cozinhar em lume médio até ficar dourada. Misturar com frequência para a carne não formar grumos. Envolver o concentrado de tomate.
Regar com o vinho branco e adicionar as ervilhas, assim como o tomate seco picado. Baixar o lume e cobrir com uma tampa. Cozinhar por 10-12 minutos, mexendo de vez em quando até não restar praticamente líquido nenhum na frigideira. Se isso for necessário, juntar um pouquinho de caldo de carne. Temperar com sal e pimenta.
Entretanto, pré-aquecer o forno a 200ºC. Forrar um tabuleiro com papel vegetal e reservar.
Colocar uma boa colherada do preparado sobre cada quadrado de massa folhada. Humedecer ligeiramente as bordas e dobrar, formando triângulos. Pressionar ligeiramente as bordas com os dentes de um garfo para que os folhados fiquem bem fechados.
Colocar os folhados sobre o tabuleiro. Misturar os ovos batidos com o leite. Pincelar ligeiramente os folhados com a mistura.
Levar ao meio do forno - a 200ºC - por 5 minutos. Baixar a temperatura do forno para 180ºC e prolongar a cozedura por 10-15 minutos, ou até a massa folhada se apresentar bem dourada e crescida.
Retirar o tabuleiro do forno e deixar repousar por 5 minutos. Servir os folhados quentes, mornos ou frios, com salada de folhas ou salada mista.
Fonte : receita adaptada da revista Blue Cooking nº54 (Portugal)
Carne picada : Carne moída - Novilho : Boi - Talho : Açougue - Concentrado de tomate : Extrato de tomate - Pimenta : Pimenta do reino - Papel vegetal : Papel manteiga
Maravilhosos! Tenho a dizer que estou a ficar com este preconceito que toda a gente dos Açores cozinha divinalmente, pq tenho dois amigos (do Faial e de S.Miguel) que tb só fazem manjares dos deuses!
ResponderEliminarMuitos parabéns Elvira =)
Concerteza que estes folhadinhos num piquenique na praia iam ser bemvindos!!!
ResponderEliminarbjokas
Rita
Adorei os folhadinhos e convidam mesmo a preparar o cesto e sair porta fora para um piquenique :)
ResponderEliminarBeijocas***
Joa faz um tempao que nao passo por aqui. O bom é que sempre encontro delicias como esss empadas folhadas. estao fantasticas
ResponderEliminarque bonitinhos elvira. por acaso o tempo ja começa a convidar a comidas mais leves e almoços a varanda
ResponderEliminarbeijinhos