27 de janeiro de 2010

Jake's Famous Buffalo Wings



Este célebre petisco muito prezado pelos Americanos é uma especialidade oriunda da cidade de Buffalo, estado de Nova Iorque. Existem inúmeras receitas, cada qual se auto-proclamando como sendo a original. Basicamente, as Buffalo Wings são asas de frango fritas envoltas ou acompanhadas por um molho agridoce mais ou menos picante. Foi-me bastante difícil escolher entre as diversas variações, mas acabei por optar por esta - da autoria de Jake Richter, um conhecido colunista americano. E não ficamos decepcionados pois de todas as experiências anteriormente realizadas por mim à volta das Buffalo Wings, foi a receita que mais me agradou. Só cortei um bocadinho no picante para adapta-la aos nossos gostos, mas mesmo assim, ainda ficamos com um agradável ardor na boca...

Ingredientes para 4 pessoas

- 24 asas de frango (aproximadamente 1,2 kg)
- óleo vegetal para fritar

Molho

- 1 colher (chá) de manteiga
- 175 ml de molho picante pronto tipo americano (usei da Heinz)
- 1 colher (sobremesa) de Tabasco
- 1 pitada de alho em pó ou uma ponta de massa de alho
- 1 fio de molho inglês
- 1 fio de molho de soja
- 1 colher (sopa) de ketchup
- amido de milho q.b. (Maizena)

Preparação

Descartar a parte das pontas das asas de frango com uma faca bem afiada (guardar as pontas das asas para fazer caldo de galinha caseiro, por exemplo). Separar cada asa de frango em duas partes, sempre com uma faca bem afiada (ver imagens aqui). Reservar.

Aquecer a manteiga num tacho pequeno até derreter. Juntar o molho picante, o tabasco, o alho, o molho inglês, o molho de soja e o ketchup. Misturar muito bem e levar a ferver.

Baixar o lume e deixar borbulhar em lume médio-baixo por 20-25 minutos, ou até o molho se apresentar espesso e xaroposo. Se isso for necessário, juntar 1 colher (café) de amido de milho previamente dissolvido numa pequena quantidade de água fria para que fique mais espesso. Retirar o tacho do lume e deixar amornar.

Entretanto, aquecer óleo numa fritadeira ampla. Mergulhar as asas de frango no óleo bem quente e deixar fritar até ficarem douradas e estaladiças. Escorrer em folhas de papel absorvente.*

Colocar as asas de frango fritas num recipiente com tampa ou num saco de plástico grande - tipo saco de congelação. Adicionar o molho e fechar hermeticamente. Sacudir muito bem até as asas de frango se apresentarem integralmente revestidas de molho.

Transferir o preparado para uma travessa e servir de imediato, acompanhando eventualmente com pickles e salada Coleslaw, por exemplo.

* optei por usar a Actifry para que o prato ficasse mais saudável, juntando apenas 1/2 colher de óleo às asas de frango. Ou, como a Elise no blog Simply Recipes, pode também assa-las no forno.

Fonte : receita original do colunista americano Jake Richter

Ver também : Pulled Pork - Sloppy Joes Gourmet

Molho de soja : Shoyu
Ketchup : Catchup

7 comentários:

  1. Elvira, como sempre sua receita está maravilhosa, perfeita!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Tem muito bom aspecto....e fácil...
    Resumindo um bom petisco....
    Obrigado pela partilha....
    Beijinhos e boa semana...

    ResponderEliminar
  3. Elvira, ando sempre à procura de uma receita de buffalo wings que me agrade mas ainda não tinha encontrado nenhuma que me enchesse as medidas, mas acho que vou experimentar esta, os ingredientes agradam-me muito :) beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Asas são a minha parte favorita dos frangos. Normalmente todos gostam das coxas ou o peito por isso sobram sempre asas para mim :) Gosto de agridoce, devem ficar excelentes!

    ResponderEliminar
  5. Asas de frango com sabor agridoce e picantes!!! Esta receita também é para mim!! Obrigada Elvira.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Elvira, que delícia! Estão mesmo com bom aspecto, a pedir para as fazer...

    Tenho uma perguntinha: saíram mesmo bem na Actifry? Não se escangalharam nem nada? É que ando para comprar uma mas ainda não me consegui decidir, tenho receio de "estragar" as receitas por causa do funcionamento rotativo. Conheço pessoas que dizem maravilhas da Actifry, mas também só fazem mesmo batatas fritas... Gostava de saber se já experimentou outras coisas além destas asinhas de frango (bolinhos de bacalhau ou rissóis, por exemplo) e como é que ficaram.
    Obrigada desde já pelas dicas!
    Beijinho da Alemanha,
    Patrícia

    ResponderEliminar
  7. Querida Patrícia,

    Sim, resultaram muito bem na Actifry. Já é a 3ª vez que "frito" frango nela: delicioso! A pele do frango sendo gorda, fica mesmo bem tostadinha.

    Agora, rissóis e assim, nunca fiz na Actifry. Já me disseram que ficavam muito secos.

    Já experimentei saltear legumes e também saíram bem.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !