6 de julho de 2010

Peito de pato com redução de vinagre balsâmico



Com o calor que se tem feito sentir ultimamente, só me apetece cozinhar e comer coisas descomplicadas, como este delicioso magret de pato, tão saboroso quanto simples e rápido de preparar...

Ingredientes para 4 pessoas

- 2 peitos (magrets) de pato grandes ou 4 mais pequenos, com a pele
- 2 dentes de alho picados
- 2 chalotas francesas cortadas em fatias finas
- 1 colher (sopa) de açúcar mascavado
- 200 ml de vinagre balsâmico
- 2 colheres (sopa) de azeite
- sal & pimenta moída na altura

Preparação

Com o auxílio de uma faca bem afiada, fazer cortes fundos em forma de losangos na pele dos peitos de pato. Temperar os peitos de pato com sal e pimenta. Reservar.

Aquecer o azeite num tacho pequeno. Refogar os alhos picados juntamente com as chalotas fatiadas até amolecerem. Polvilhar com o açúcar e envolver. Adicionar o vinagre balsâmico e deixar reduzir para metade. Temperar com sal e pimenta.

Entretanto, aquecer uma frigideira anti-aderente em lume forte. Juntar os peitos de pato com a parte da pele virada para baixo. Deixar grelhar em lume médio-forte por 4 minutos, removendo a gordura derretida de vez em quando.

Virar os peitos de pato com uma pinça e deixar grelhar por mais 3 minutos - a carne deve ficar suculenta e rosada.

Retirar os peitos de pato da frigideira e fatia-los finamente. Distribuir as fatias de pato pelos pratos previamente aquecidos.

Filtrar a redução de vinagre balsâmico com um passador de rede fina e regar a carne com esta. Servir de imediato, acompanhando com legumes cozidos ou batatas lionesas.

Fonte : receita ligeiramente adaptada da revista Saúde à Mesa nº16 (Portugal)

Chalota : Echalote
Pimenta : Pimenta do reino

5 comentários:

  1. Descomplicado, delicioso e com bom aspecto... venha ele! :D
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  2. que delicia Elvira....yuuuummmmmyyyyyyy! tenho q ir a caca de peitos de pato c pele um dia destes. Parabens! Adoro o teu blog.
    beijokas

    ResponderEliminar
  3. Elvira, receita prática, chiquérrima e deliciosa! Ótima sugestão, adorei!
    Beijos,
    Thais

    ResponderEliminar
  4. Cá em casa tmbém somos fãs de magret de pato. Costumo para além do balsâmico, usar mel e noutro dia ainda juntei sumo de laranja. Costumo envolver os peitos na mistura durante algumas horas e só depois saltear ou levar ao forno - fica muito bom, mas o da Elvira tb parece óptimo:-)
    Bjs
    Teresa (Lume Brando)
    Teresa (Lume Brando)

    ResponderEliminar
  5. Ah! Vi que tem ali ao lado a sugestão do livro da Taberna 2780! É fantástico, não é? Para mim um dos livros de cozinha mais criativos de sempre, pelo menos no que à literatura gastronómica nacional diz respeito...

    Teresa (Lume Brando)

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !