10 de abril de 2010

Frango frito à minha moda



A época das festas começou na ilha Terceira. Já se ouvem foguetes a rebentar todos os dias. Em breve, poderemos assistir diariamente às tradicionais touradas de corda. Há sempre tasquinhas ambulantes que vendem petiscos diversos durante as tais touradas, entre os quais frango frito. É uma coisa que muito raramente como, pois é bastante calórico. Mas tenho de confessar que acho muito bom. Geralmente, o frango é temperado e panado antes de ser frito directamente, ainda cru. Mas eu prefiro dar-lhe uma cozedura prévia num caldo temperado antes de frita-lo. Sempre fica menos gordo - grande parte da gordura natural do frango liberta-se no caldo além da carne pré-cozinhada absorver menos óleo - e nunca apanhamos com aquela desagradável surpresa de ver pingas de sangue junto dos ossos...

Ingredientes para 4 pessoas

- 1 frango cortado em 8 pedaços
- 1 folha de louro
- 2 pés de alecrim
- 4 grãos de pimenta da Jamaica
- 4 grãos de pimenta preta
- sal
- sumo de 1 limão
- 2 ovos grandes, batidos
- 1 prato de pão ralado
- alho em pó q.b.
- óleo vegetal para fritar
- 1 limão cortado em quartos

Preparação

Remover o excesso de gordura dos pedaços de frango e colocar estes num tacho. Juntar a folha de louro, o alecrim e os grãos de pimenta. Temperar com sal.

Cobrir com água e levar a ferver em lume médio. Deixar fervilhar em lume médio por aproximadamente 20 minutos. Retirar o tacho do lume e cobrir com uma tampa. Deixar amornar.

Escorrer os pedaços de frango e seca-los com papel absorvente (reservar o caldo para fazer uma sopa, por exemplo). Regar os pedaços de frango com o sumo de limão. Temperar o pão ralado com um pouco de alho em pó.

Passar os pedaços de frango um por um nos ovos batidos e depois no pão ralado. Passar mais uma vez cada pedaço de frango pelos ovos batidos e pelo pão ralado para que fiquem bem panados, com uma crosta grossa.

Aquecer um pouco de óleo à 175ºC numa frigideira ou numa caçarola de saltear. Fritar os pedaços de frango até se apresentarem bem dourados e crocantes de todos os lados.

Escorrer muito bem sobre papel absorvente e transferir para uma travessa. Guarnecer com os quartos de limão. Acompanhar com salada e eventualmente batatas fritas.

Pimenta preta : Pimenta do reino preta - Sumo : Suco - Pão ralado : Farinha de rosca - Panado : Empanado - Papel absorvente : Papel toalha

3 comentários:

  1. Também faço como tu, cozo o frango antes, fica delicioso!
    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Muito bom e já conhecem a «Galinha do Valadão» muito bom,principalmente não suja o fogão.:)
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  3. e rarissimo fazermos ca em casa frango frito
    as eu gosto tanto mas tanto.
    esta delicioso
    beijinhos

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !