28 de junho de 2009

Cachorro quente à moda da Terceira



O post de hoje nada tem de gastronómico; cachorro quente não é comida fina nem saudável, mas quem não gosta de comer um de vez em quando, comprado numa roulote qualquer, à noite, para acalmar aquela fome que surge do nada [ou da cerveja...]? É interessante ver como esta modesta comida de rua oriunda de América do Norte - uma simples salsicha no pão - varia na sua composição de uma zona geográfica do mundo para outra. O hot dog de Nova Iorque em nada se parece com o de Chicago. O brasileiro tem a sua identidade própria, o da minha região de origem mais se aparenta a uma tosta de salsicha, o francês é feito com pão baguete e mostarda de Dijon, etc... Na Terceira, também temos a nossa variante. Esta aqui apresentada é a mais comum nas tascas ambulantes da ilha. Como me explicou a Chica, dona de uma roulote - a Tasca da Vizinha, usa-se couve em lugar de alface, pois a primeira conserva-se melhor que a segunda quando migada com antecedência. E além do mais, dá um sabor agradável à sandes, tipo coleslaw. Mas, sobretudo, o segredo principal de um bom cachorro reside na qualidade da salsicha, que deve ser alemã - de frasco ou, melhor ainda, fresca e embalada sob vácuo de ar; nada de salsicha enlatada, claro!

Ingredientes para 2 unidades

- 2 folhas médias de couve branca (usei couve chinesa)
- 2 salsichas tipo Frankfurt
- batata frita palha de compra
- ketchup
- mostarda doce (tipo Savora)
- 2 pães para cachorros

Preparação

Com uma faca bem afiada, cortar as folhas de couve em tiras finíssimas, tipo caldo verde. Reservar.

Grelhar as salsichas em seco numa frigideira anti-aderente, virando com frequência para a pele não rebentar.

Entretanto, abrir os pães sem separar completamente as duas partes. Levar a aquecer ligeiramente debaixo do grelhador do forno. Retirar os pães do forno.

Distribuir a couve migada pela parte inferior dos pães. Sobrepor as salsichas. Temperar com ketchup e mostarda à gosto. Adicionar batata palha e fechar os pães. Servir de imediato.

Ver também : Salsichas com queijo - Batatas com salsichas à alsaciana

Couve branca : Repolho branco - Ketchup : Catchup - Frasco : Vidro - Tosta : Tostex - Tasca : Boteco - Sandes : Sanduíche

15 comentários:

  1. Tens toda a razão, quem não gosta de um cachorro quente de vez em quando apesar de todas aquelas calorias? Mas nunca provei nenhum com couve branca em vez de alface, de certeza que lhe dá um toque bem diferente :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Sabe tão bem um carrocho quente nas sanjoaninas, às 3 ou 4h da manhã hihih!

    bjins :D

    ResponderEliminar
  3. Que saudades, outro dia tava a falar ao telemóvel com a minha mãe e ela tava a comprar um cachorro nas s.joaninas :)
    No dia seguinte fui comprar coisas pa fazer um, eheh.
    'Tás a gostar das festas?
    Bj

    ResponderEliminar
  4. Misshiva: adorei as Sanjoaninas! Nunca tinha visto nada assim (aquele cortejo da abertura, as marchas, os desfiles... Lindo!).

    Ainda ontem à noite estive a petiscar nas tasquinhas com uns amigos. Comi as minhas primeiras lapas grelhadas do Verão. Delícia! :-)

    Esta ilha tem mesmo tudo o que eu gosto: pessoas simpáticas, petiscadas óptimas, divertimentos até dizer chega, paisagens belas, mar... Estou cada vez mais a gostar de viver cá.

    Beijinhos.

    PS: quando é que vens até à terrinha...?

    ResponderEliminar
  5. Oi, Elvira! Já havia visitado seu blog antes e sempre gostei dele. Qual foi a minha surpresa ver-te entre os seguidores do Chocorango. Surpresa muito boa, devo dizer.
    Bem, aqui na minha cidade o cachorro quente é bem diferente. Moro em Maringa-Paraná, no Brasil. Aqui chamamos mais de cachorrão, e é bem gostoso e incrementado. O pão é grandão, diferente desse, vai salsicha ferventada, batata palha, tomate picado, tudo prensado na chapa. Aí pode pedir com bacon, frango, catupiry, calabresa...

    ResponderEliminar
  6. Ola Elvira, Nunca comentei mas venho pela primeira vez já que fiquei algo assim como surpreendida por ter aparecido la pelo meu. Eu não gosto do seu blog, eu adoro o seu blog, venho cá todos os dias!
    E já agora, se adicionar cebola muito finamente picada e maionese a esse cachorro, ficara idêntico aos que são servidos na Venezuela.

    Beijinhos e continuação de um excelente blog, que me deixa a babar só de olhar e ler as receitas.

    ResponderEliminar
  7. Realmente, não há que resista de vez em quando esta mistura maravilhosa de salsicha e mostarda...pode-se acrescentar o que quiser mas não pode faltar a dupla que dá o sabor! Bjs

    ResponderEliminar
  8. Super adoro cachorro quente. Não tem erro, né.

    ResponderEliminar
  9. Cachorro uma delicia!Então com mostarda melhor ainda!
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Nas sanjoaninas os cachorros não podem falhar nunca :)

    ResponderEliminar
  11. Para mim um cahorro é sempre bom e este pelo facto de ter couve então ser ainda melhor:))

    ResponderEliminar
  12. Obrigado pela visita ao meu blog.

    Gostei muito do teu cantinho.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. O meu por aqui é com alface! Mas deve ficar bom com a couve! Gostei da simplicidade!

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  14. Na minha cidade, no Brasil, tb temos um cachorro quente muito famoso.
    É vendido numa carrocinha na frente de uma esola. Eu nunca provei, mas todos dizem que é maravilhoso!
    "Tudo que é de gosto, regala a vida"!
    Obrigada pela visita!
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  15. Cachorro quente, que maravilha!! este ano ainda não comi, mas gosto de comer um cachorro a fazer de ceia!! daquelas roulottes que costumam estar na rua!! que bommmmmmmm!
    Já estás melhor que eu, não comi lapas nas tascas! Mas fui comê-las em S. Mateus!! ADORO

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !