5 de setembro de 2008

Bolinhos de salmão em tostas de espinafres




Os salmon cakes - ou bolinhos de salmão, muito populares nos pubs do Reino Unido - são geralmente servidos de forma descontraída, com batatas fritas e cerveja a acompanhar. Também ficam muito bons assim, sobre tostas cobertas de espinafres, para um petisco, uma agradável refeição ligeira ou até um brunch prolongado... Quem desejar também lhes pode juntar ovos escalfados, como sugerido pela receita original.

Ingredientes para 4 pessoas

- 2 batatas médias
- 2 lombos de salmão
- 1 colher (sopa) bem cheia de salsa picada
- farinha q.b.
- 1 kg de espinafres frescos
- sal & pimenta moída na altura
- óleo vegetal q.b.
- 8 fatias de pão de forma
- manteiga com sal
- 1 limão cortado em rodelas finas
- maionese ou molho tipo béarnaise

Preparação

Lavar e escovar muito bem as batatas sob água fria corrente. Levar as batatas a cozer com a pele em água temperada de sal até se apresentarem cozidas mas ainda firmes. Escorrer e deixar arrefecer por completo.

Cortar os lombos de salmão em cubos. Colocar os cubos de peixe no copo da picadora e triturar. Transferir o salmão picado para uma tigela e reservar.

Eliminar a pele das batatas e fazer um puré. Juntar o puré de batata à tigela do salmão. Adicionar a salsa picada. Temperar com sal e pimenta. Misturar muito bem com o auxílio de um garfo.

Polvilhar as mãos com um pouco de farinha e moldar 8 bolinhos, enrolando porções do preparado entre as palmas das mãos e achatando depois com uma espátula. Passar os bolinhos por um pouco de farinha e reservar.

Lavar e arranjar os espinafres, guardando unicamente as folhas e as pontas mais tenras. Escaldar em água a ferver temperada de sal por 2-3 minutos. Escorrer muito bem os espinafres e reservar num local aquecido.

Aquecer um pouco de óleo numa frigideira e juntar os bolinhos de salmão. Dourar por 4 minutos de cada lado em lume médio e escorrer sobre papel absorvente.

Torrar ligeiramente as fatias de pão e barrar com manteiga. Distribuir os espinafres pelas torradas e sobrepor os bolinhos de salmão. Guarnecer com as rodelas de limão e servir de imediato. Acompanhar com maionese ou molho tipo béarnaise à parte.

Ver também : Bolinhos de peixe / Bolinhos de peixe à tailandesa

Pimenta : Pimenta do reino - Arrefecer : Esfriar - Picadora : Processador de alimentos - Papel absorvente : Papel toalha

7 comentários:

  1. vou provar!
    petiscos e cerveja caem sempre muito bem!!!

    ResponderEliminar
  2. nem sei o que dizer...
    mais uma novidade fantástica para engrossar a minha lista de receitas a fazer em breve.

    ResponderEliminar
  3. Elvira, muito boa esta receita, adorei! Quer prová-la logo!
    Beijos!

    ResponderEliminar
  4. Que giros! Devem ficar muito bons ;)
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  5. Elvira minha querida que receita maravilhosa. Adoro culinária tailandesa, a sua está demais. Parabéns e grande beijo.

    ResponderEliminar
  6. Elvira
    Uma óptima receita. Estes teus fishcakes estão a sorir para mim.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. elvira, adorei esta variação.Gosto muito de bolos de salmão.

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !