7 de junho de 2008

Lombinhos glaceados com legumes à chinesa



Nos Estados Unidos, existe uma publicação mensal da Martha Stewart da qual gosto muito: a revista Everyday Food, que traz sempre montes de receitas e dicas interessantes para o dia à dia. Aliás, este blog encontra-se repleto de ideias que encontrei na tal... Para a minha alegria, não é que a nossa querida Fer do Chucrute com Salsicha - quando veio à Portugal, teve a delicada atenção de me oferecer o último número...? Fiquei muito tocada, pois era mais uma prova da amizade da Fernanda, que conhecia todos os meus "vícios" através da leitura atenta do bistrot, entre os quais a minha paixão pela revista Everyday Food. Se isto não é amizade e carinho... Obrigada, Fer. Você é realmente uma pessoa linda e atenciosa. :-)

Foi nesse exemplar da revista - Abril de 2008 - que descobri a receita de inspiração asiática que se segue. É deliciosa e não pede um montão de ingredientes raros e exóticos, como costuma ser o caso relativamente à comida chinesa...

Ingredientes para 4-6 pessoas

- 250 g de feijão verde ou de ervilhas tortas
- 2 cenouras médias
- 2 pimentos vermelhos
- 1 ramo de cebolo*
- 2 colheres (sopa) de óleo vegetal
- 1/2 chávena** de molho de soja
- sal & pimenta moída na altura
- 2 lombinhos de porco pequenos, limpos de gorduras
- 1/2 chávena de mel
- arroz cozido para acompanhar

* ou 2-3 alhos-franceses novos e tenros. Ou ainda um ramo de cebolinho
** 1 chávena (xícara) de chá = 1 boião (pote) de iogurte (1 cup = 250 ml)

Preparação

Ligar o grelhador do forno e deixar aquecer bem.

Lavar e arranjar os vegetais. Cortar todos os vegetais em pedaços (tiras, palitos, etc.) de tamanho equivalente para que cozam por igual.

Colocar os pedaços de vegetais numa tigela. Juntar o óleo e 2 colheres (sopa) de molho de soja. Temperar com sal e pimenta. Envolver. Espalhar a mistura de vegetais no fundo de uma assadeira.

Temperar os lombinhos com sal e pimenta. Pincelar com um pouco de mel. Colocar os lombinhos em cima dos vegetais, na assadeira.

Levar a assar por 10-12 minutos, até a carne e os vegetais começarem a dourar. Mexer os vegetais e pincelar a carne com um pouco de mel. Assar por mais 10-12 minutos, ou até a carne ficar no ponto.

Retirar a assadeira do forno e cobrir com uma folha de alumínio alimentar. Deixar repousar por 10 minutos.

Misturar o molho de soja e o mel restantes numa tigela pequena. Fatiar finamente os lombinhos e servir de imediato, acompanhando com os legumes, o molho e arroz branco.

Feijão verde : Vagem - Ervilha torta : Ervilha de quebrar - Pimento : Pimentão - Cebolo : Cebolinha verde - Molho de soja : Shoyu - Pimenta : Pimenta do reino - Lombinho : Filé mignon - Alho-francês : Alho-porró - Aquecer : Esquentar - Ramo : Maço

4 comentários:

  1. Realmente não pede nada fora do normal :) Simples e exótica...

    ResponderEliminar
  2. gostei do lombo, mas fiquei encantada com os legumes.
    fica um prato bastante colorido

    ResponderEliminar
  3. Engraçado, no Brasil lombinho é como chamamos a traseira do porco.
    Gosto muito de comida colorida!

    ResponderEliminar
  4. Elvira querida, estou ate com as bochechas vermelhas de vergonha! Minhas lembrancinhas nao chegaram nem aos pes da linda ceramica que voce me deu. Ainda estou esperando uma oportunidade para usa-la, mas ela ja ganhou um lugar de destaque na sala. Obrigada voce, por tudo! Beijo grande! :-*

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !