2 de março de 2008

Bifes de porco atrevidos



Não estava nada inspirada em cozinhar umas febras de porco que andavam pelo congelador, até descobrir esta receita no velhinho Livro de Pantagruel. Finalmente, os bifes de porco ficaram muito saborosos e tenros. Adoramos...!

Ingredientes para 4-6 pessoas

- 6 bifes de porco limpos de gorduras
- 50 g de banha
- 40 g de margarina vegetal
- 20 g de manteiga
- 1 cebola pequena picada finamente
- 1 dente de alho esmagado
- 2 dl de vinho branco seco
- 1 dl de caldo de carne quente
- 1 colher (sopa) bem cheia de pickles picados
- 1 colher (sopa) de molho inglês
- sal & pimenta

Preparação

Embrulhar cada bife em película aderente e espalmar muito bem, batendo com um martelinho de cozinha ou um rolo da massa.

Aquecer a banha juntamente com a margarina e saltear os bifes em lume forte de ambos os lados até alourarem. Temperar com sal e pimenta.

Baixar o lume e cobrir a frigideira com uma tampa. Deixar fervilhar em lume brando por 15 minutos, virando os bifes de vez em quando. Retirar os bifes da frigideira e reservar.

Juntar a cebola picada, o alho esmagado, o vinho branco e o caldo de carne à gordura que serviu para cozinhar os bifes. Raspar o fundo da frigideira com uma espátula e deixar ferver até o molho reduzir para metade.

Colocar os bifes reservados na frigideira e cobrir. Deixar fervilhar por mais 10 minutos. Transferir os bifes para um prato de servir aquecido.

Adicionar a manteiga e o molho inglês à frigideira. Envolver e regar os bifes com o molho. Polvilhar com os pickles picados e servir de imediato, acompanhando com puré de batata.

Ver também : Febras recheadas / Bifanas no pão


Bife : Filé - Pimenta : Pimenta do reino - Película aderente : Filme transparente - Aquecido : Esquentado

8 comentários:

  1. mmmm, me gusta!!
    j'aime bien cette recette!!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelo seu comentário!Também estou a descobrir o seu blog e a adorar! Vou seguir a sua sugestão e registar-me nas Cozinhas do Mundo. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. gostei deste bifinhos se bem que não sou apreciadora de pickles.

    ResponderEliminar
  4. Engraçado, há uns tempos atrás também experimentei essa receita do Pantagruel. As febras ficam óptimas. E é uma maneira diferente de as confeccionar.

    ResponderEliminar
  5. atrevidos mesmo..... adorei a receita

    ResponderEliminar
  6. Elvira, eu adoro este livro tem uma infinidade de receitas e todos saborosas, como se pode ver pela tua receita. Beijocas fofas

    ResponderEliminar
  7. Que nome diferente para uma carninha de porco!
    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Muito interessante esta forma de preparar uns bifes de porco. Tenho pena de não ter o pantagruel (um dia destes tenho que comprar).

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !