27 de outubro de 2011

Frango assado em borboleta com ervas e limão


Conseguir um frango assado perfeito nem sempre se revela tão simples como parece. Existem algumas regras para obter o grau de cozedura ideal, aquela pele dourada e crocante, como por exemplo de não nos esquecermos de secar muito bem a ave com papel absorvente... O tipo de forno também conta. No meu caso, resulta sempre melhor se usar o forno à gás - ou à lenha, se esse estiver a funcionar como acontece algumas vezes durante o Inverno. Uma receita que publiquei anteriormente aqui dá algumas dicas preciosas para conseguir um frango assado na perfeição. A que segue também é muito boa. Deliciámos-nos com este frango aromático e suculento, cozinhado com ervas e limão do meu jardim...

Ingredientes para 4-5 pessoas

  • 1 frango inteiro com aproximadamente 1,5 kg
  • sal & pimenta moída no momento
  • 2 colheres (sopa) de manteiga amolecida
  • 1 limão
  • 4 dentes de alho esmagados
  • 1 ramo de ervas frescas variadas*
  • 200 ml de vinho branco seco
  • azeite

* usei salva, alecrim e louro. Outras sugestões: orégãos, tomilho, estragão, salsa, manjericão...


Preparação

Pré-aquecer o forno a 200ºC.

Limpar o frango de eventuais excessos de gordura. Abri-lo pelo peito com o auxílio de uma tesoura de cozinha. Descartar as pontas das asas. Espalmar o frango e seca-lo muito bem com papel absorvente.

Temperar generosamente o frango com sal e pimenta. Colocar-lo num tabuleiro, com a pele virada para cima.

Levantar delicadamente a pele do frango e besuntar por baixo com a manteiga. Distribuir aproximadamente metade das ervas debaixo da pele do frango.

Espremer o sumo do limão por cima do frango. Cortar a casca do limão em tiras e distribuir estas pelo tabuleiro, debaixo e à volta do frango, assim como as restantes ervas e os alhos esmagados. Regar com o vinho branco e um bom fio de azeite. 

Levar ao forno - a 200ºC - durante 40-45 minutos, ou até o frango se apresentar bem dourado e cozido por dentro. Se isso for necessário, adicionar um pouco de água durante a cozedura para o molho não secar.

Desligar o forno e deixar repousar o frango por 8-10 minutos, com a porta do forno entreaberta. Retirar o tabuleiro do forno e cortar o frango em pedaços.

Servir de seguida, com o molho de cozedura. Acompanhar com batatas fritas ou douradas e salada de folhas.

Fonte : receita adaptada do livro Dias com Mafalda, de Mafalda Pinto Leite - Ed. Casa das Letras (Portugal)

Pimenta : Pimenta do reino - Ramo : Maço - Salva : Sálvia - Orégão : Orégano - Sumo : Suco - Papel absorvente : Papel toalha

8 comentários:

  1. Elvira, concordo que é preciso alguma técnica para se conseguir um frango perfeito o que nem sempre é fácil. Devo dizer que este que nos apresentas parece estar simplesmente perfeito e igualmente delicioso.

    ResponderEliminar
  2. adorei o teu franguinho Elvira, eu também não resisto a um belo frango, bem assado e com a pele crocante :) um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Olá minha querida, esse frango parec-me delicioso com todas essas ervas aromáticas. A cor ficou linda. Não me importava nada de o tê-lo na minha mesa para o jantar! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Elvira, este frango está perfeito! Nada como um bom frango assado no forno para reconfortar. Já fiz uma receita semelhante em que coloquei ervas aromáticas por dentro da pele e adorei o resultado.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Me encantan las recetas de su blog, en especial adoro las tadicionales portuguesas y de las bellas Açores!!!

    ResponderEliminar
  6. Muito apetitoso. Ficou realmente no ponto!
    babette

    ResponderEliminar
  7. Receita muito interessante! A apresentação está bonita e o frango parece saborosíssimo! Obrigada pela dica! Beijos, Paula

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !