Bolonhesa não costuma ser um prato rápido por definição...? Não se o cozinharmos seguindo a receita italiana genuína, rica e deliciosa. Se tivermos pouco tempo pela frente para preparar o jantar, podemos fazer batota e usar esta, muito mais rápida e fácil, mas todavia saborosa e satisfatória...
Ingredientes para 3-4 pessoas
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 cenoura ralada
- 1 cebola, picada finamente
- 2 dentes de alho, picados finamente
- 350 g de carne de novilho, picada no talho
- 1 lata pequena de tomate pelado inteiro (400 g)
- 120 ml de leite
- 1 folha de louro
- 1/2 colher (chá) de tomilho seco
- 1 pitada de noz-moscada moída
- sal & pimenta moída no momento
- 500 g de massa tagliatelle - ou fettuccine, fresca
- queijo
parmesãosão jorge ralado (opcional)
Preparação
Aquecer a manteiga juntamente com o azeite numa caçarola, em lume médio. Juntar a cebola picada, os alhos e a cenoura ralada. Refogar por 2-3 minutos.
Envolver a carne picada e refogar por mais 5 minutos, mexendo constantemente. Adicionar os tomates pelados com a respectiva calda, esmagando grosseiramente estes com uma colher de pau.
Juntar o leite, a folha de louro e o tomilho. Temperar com sal, pimenta e a moscada. Misturar muito bem e baixar o lume. Cobrir com uma tampa e deixar cozinhar em lume brando por 20 minutos, mexendo de vez em quando.
Entretanto, levar a massa a cozer "al dente" num grande volume de água a ferver temperada de sal. Escorrer a massa, reservando aproximadamente 120 ml da água de cozedura num copo. Voltar a colocar a massa no tacho onde cozeu.
Adicionar o molho de carne à massa e misturar delicadamente com uma pinça ou dois garfos. Se o molho parecer muito seco, juntar um pouco da água de cozedura reservada.
Distribuir o preparado por pratos fundos previamente aquecidos. Polvilhar eventualmente com um pouco de queijo ralado e servir de imediato.
Fonte : receita adaptada do livro Everyday Food * Great Food Fast, de Martha Stewart - Clarkson Potter Publishers (E.U.A.)
Massa : Macarrão - Tagliatelle : Talharim - Novilho : Boi - Carne picada : Carne moída - Talho : Açougue - Pimenta : Pimenta do reino
Deve ser muito boa amiga, pelo menos mais rápida...bjokitass
ResponderEliminarElvira, vejo que substituis sempre o queijo parmesão pelo queijo São Jorge. Nunca experimentei, mas estou tentada a isso já que sou adepta de usar os nossos produtos. Diz-me, o sabor é semelhante?
ResponderEliminarObrigada
A minha receita é parecida (sem o queijo de S. Jorge claro!)
ResponderEliminarÉ verdade, a bolonhesa também pode ser preparada de forma rápida. E tb gosto muito de juntar queijo da ilha em vez do parmesão, há que ir variando os sabores!
ResponderEliminarO queijo São Jorge é um óptimo substituto do parmesão. E além disso, é nacional. :)São ambos queijos de muito boa qualidade e da mesma família.
ResponderEliminarDependendo da sua cura, o São Jorge pode ser muito mais intenso e até picante. Pessoalmente, adoro.
Beijinhos.
Esse pratinho de massa deliciosa, juntamente com o belo copinho de vinho tinto.....sem duvida que ajudaria, a esquecer, o mau tempo que faz lá fora ;)......jinhos
ResponderEliminarObrigada pela resposta Elvira, acho que vou mesmo começar a apostar no São Jorge pois, como dizes, é nacional :)
ResponderEliminarMassas sou uma perdida por massas aliás foi a causa de à 2 anos eu ter engordado tantos kilos!! esta receita está uma delicia não a provei mas não me importo nada de À provar :) beijinho
ResponderEliminarconvido te a conhecer o meu cantinho: http://prazeressaudaveis.blogspot.pt