A minha amiga L. costuma ir ao ginásio à 2ª Feira, quando sai do emprego... Parece que quando regressa de lá, gosta do reconforto de uma sopa caseira. Quando cozinhei esta, não pude deixar de pensar nela e no quanto umas colheradas deste caldo lhe recolocariam as energias em alta, pois não há nada como uma sopa preparada com base em leguminosas para tal. Deliciosa e nutritiva.
Ingredientes para 4-5 pessoas
- 4 fatias finas de bacon, cortadas em tiras pequenas
- 1 cebola grande, picada finamente
- 3 cenouras médias, cortadas em meias-luas
- 3 dentes de alho, picados finamente
- 2 colheres (sopa) de concentrado de tomate
- 1 e 1/2 chávena* de lentilhas secas, castanhas ou verdes
- 1/2 colher (chá) de tomilho seco
- 1 l de caldo de galinha
- 1 colher (sopa) de vinagre balsâmico
- sal & pimenta moída no momento
- raspas de queijo parmesão para guarnecer (opcional)
* 1 chávena (xícara) -> 1 cup = um volume de 250 ml
Preparação
Lavar as lentilhas em água fria corrente e deixar escorrer.
Colocar uma panela ao lume - médio-baixo. Juntar as tiras de bacon e cozinhar por 8-10 minutos, mexendo, até o bacon se apresentar dourado e estaladiço.
Adicionar a cebola picada e as cenouras. Refogar, mexendo, por aproximadamente 5 minutos. Envolver os alhos picados e refogar por mais 1/2 minuto. Juntar o concentrado de tomate e misturar muito bem.
Adicionar as lentilhas e o tomilho. Regar com o caldo e duas chávenas de água. Levar a ferver e eliminar qualquer espuma que se foi formando a superfície com uma espumadeira.
Baixar o lume e cobrir parcialmente com uma tampa. Cozinhar em lume brando durante 35-45 minutos, ou até as lentilhas ficarem tenras. Se a sopa parecer muito espessa, juntar mais uma chávena de água quase no final da cozedura.
Envolver o vinagre balsâmico. Temperar com sal e pimenta. Distribuir a sopa por pratos fundos ou tigelas. Guarnecer eventualmente com raspas de queijo e servir de seguida.
Fonte : receita adaptada do livro Everyday Food * Great Food Fast, de Martha Stewart - Clarkson Potter Publishers (E.U.A.)
Concentrado de tomate : Extrato de tomate - Pimenta : Pimenta do reino - Espumadeira : Escumadeira
É curioso como a comida nos faz lembrar certas pessoas. Aposto que a tua amiga se teria "consolado" com esta sopa. Tem um ar bem reconfortante. Um beijinho e bom domingo.
ResponderEliminarRustica e muito apetitosa Elvira, obrigada pela sopinha, que só de olhar já nos consola e aquece
ResponderEliminarbeijinhos e boa semana!
OI Elvira,
ResponderEliminarEssa sopa está deliciosa, vou copiar.
Bj,
Lylia
Nunca fiz sopa de lentilhas, mas pelo aspeto ficou deliciosa, bem rústica de facto. E são destas sopas caseiras e inteiras das quais eu gosto mais.
ResponderEliminarBj
patrícia