Conseguir um frango assado perfeito nem sempre se revela tão simples como parece. Existem algumas regras para obter o grau de cozedura ideal, aquela pele dourada e crocante, como por exemplo de não nos esquecermos de secar muito bem a ave com papel absorvente... O tipo de forno também conta. No meu caso, resulta sempre melhor se usar o forno à gás - ou à lenha, se esse estiver a funcionar como acontece algumas vezes durante o Inverno. Uma receita que publiquei anteriormente aqui dá algumas dicas preciosas para conseguir um frango assado na perfeição. A que segue também é muito boa. Deliciámos-nos com este frango aromático e suculento, cozinhado com ervas e limão do meu jardim...
Ingredientes para 4-5 pessoas
- 1 frango inteiro com aproximadamente 1,5 kg
- sal & pimenta moída no momento
- 2 colheres (sopa) de manteiga amolecida
- 1 limão
- 4 dentes de alho esmagados
- 1 ramo de ervas frescas variadas*
- 200 ml de vinho branco seco
- azeite
Preparação
Pré-aquecer o forno a 200ºC.
Limpar o frango de eventuais excessos de gordura. Abri-lo pelo peito com o auxílio de uma tesoura de cozinha. Descartar as pontas das asas. Espalmar o frango e seca-lo muito bem com papel absorvente.
Temperar generosamente o frango com sal e pimenta. Colocar-lo num tabuleiro, com a pele virada para cima.
Levantar delicadamente a pele do frango e besuntar por baixo com a manteiga. Distribuir aproximadamente metade das ervas debaixo da pele do frango.
Espremer o sumo do limão por cima do frango. Cortar a casca do limão em tiras e distribuir estas pelo tabuleiro, debaixo e à volta do frango, assim como as restantes ervas e os alhos esmagados. Regar com o vinho branco e um bom fio de azeite.
Levar ao forno - a 200ºC - durante 40-45 minutos, ou até o frango se apresentar bem dourado e cozido por dentro. Se isso for necessário, adicionar um pouco de água durante a cozedura para o molho não secar.
Desligar o forno e deixar repousar o frango por 8-10 minutos, com a porta do forno entreaberta. Retirar o tabuleiro do forno e cortar o frango em pedaços.
Servir de seguida, com o molho de cozedura. Acompanhar com batatas fritas ou douradas e salada de folhas.
Fonte : receita adaptada do livro Dias com Mafalda, de Mafalda Pinto Leite - Ed. Casa das Letras (Portugal)
Pimenta : Pimenta do reino - Ramo : Maço - Salva : Sálvia - Orégão : Orégano - Sumo : Suco - Papel absorvente : Papel toalha
Elvira, concordo que é preciso alguma técnica para se conseguir um frango perfeito o que nem sempre é fácil. Devo dizer que este que nos apresentas parece estar simplesmente perfeito e igualmente delicioso.
ResponderEliminaradorei o teu franguinho Elvira, eu também não resisto a um belo frango, bem assado e com a pele crocante :) um beijinho
ResponderEliminarOlá minha querida, esse frango parec-me delicioso com todas essas ervas aromáticas. A cor ficou linda. Não me importava nada de o tê-lo na minha mesa para o jantar! :)
ResponderEliminarBeijinhos
Elvira, este frango está perfeito! Nada como um bom frango assado no forno para reconfortar. Já fiz uma receita semelhante em que coloquei ervas aromáticas por dentro da pele e adorei o resultado.
ResponderEliminarUm beijinho.
Me encantan las recetas de su blog, en especial adoro las tadicionales portuguesas y de las bellas Açores!!!
ResponderEliminarLindo frango e perfeito!!
ResponderEliminarbjs
Muito apetitoso. Ficou realmente no ponto!
ResponderEliminarbabette
Receita muito interessante! A apresentação está bonita e o frango parece saborosíssimo! Obrigada pela dica! Beijos, Paula
ResponderEliminar