Gosto muito desta variante um pouco simplificada da famosa carne alentejana. O cheirinho a iodo e a coentros frescos faz-me sempre viajar pelos sentidos até ao bonito litoral alentejano onde vivem familiares meus queridos...
Ingredientes para 6 pessoas
- 1,2 kg de costeletas de porco (lombo)
- sal & pimenta moída no momento
umas gotas de molho de piri-piri- 6 dentes de alho laminados
- 2 folhas de louro
- 1 colher (sopa) de massa de
pimentãomalagueta - 200 ml de vinho branco seco
- 2 colheres (sopa) de banha - ou de margarina
- 1 kg de amêijoas
- uma mão cheia de folhas de coentros
- sumo de 1/2 limão
- 1 kg de batatas cortadas em cubos
- óleo para fritar
Preparação
Colocar as amêijoas a demolhar num grande volume de água fria temperada com sal grosso marinho durante pelo menos 3 horas. Mudar a água três vezes.
Dispor as costeletas num recipiente fundo. Temperar com sal, pimenta, a massa de malagueta, os alhos laminados e as folhas de louro.
Regar com o vinho branco e cobrir com filme transparente. Deixar tomar gosto no frigorífico durante 2-3 horas.
Escorrer as costeletas, reservando a marinada. Aquecer a banha numa caçarola e dourar as costeletas de ambos os lados em lume médio-alto.
Regar as costeletas com a marinada e levar a ferver. Baixar o lume e cobrir com uma tampa. Cozinhar lentamente durante 10-12 minutos.
Entretanto, fritar as batatas. Escorrer muito bem as amêijoas.
Juntar as amêijoas à caçarola e polvilhar com as folhas de coentros. Cobrir novamente com a tampa e cozinhar até as amêijoas abrirem, sacudindo a caçarola de vez em quando para difundir o calor.
Escorrer as batatas sobre papel absorvente e temperar com sal.
Transferir as costeletas e as amêijoas para uma travessa. Regar com o molho da caçarola e servir de imediato, acompanhando com as batatas fritas.
Costeleta : Bisteca - Pimenta : Pimenta do reino - Molho de piri-piri : Molho de pimenta - Sumo : Suco - Frigorífico : Geladeira - Papel absorvente : Papel toalha
Óptima receita esta!
ResponderEliminarBeijinhos
Também não resisto a esses sabores e cheiros do meu Alentejo Elvira só me trazem boas lembranças e aguçam-me o apetite. Adorei esta tua versão...
ResponderEliminarbeijinhos e bom feriado!
Que maravilha!
ResponderEliminarBeijinhos