Esta é daquelas receitas familiares à moda antiga que cozinhavam as avós francesas, pois podiam assim alimentar uma família inteira com ingredientes económicas usados em pequenas quantidades, além de reciclarem o pão seco da véspera, tal como faziam as avós portuguesas com as fatias recheadas. Uns pãezinhos tão bons quanto rápidos e fáceis de preparar.
Ingredientes para 6 pessoas
- 6 pãezinhos (papo-seco, bola, baguete...)
- leite q.b.
- 250 g de carne de novilho, picada no talho*
- 250 g de carne de porco, picada no talho*
- 2 cebolas pequenas, picadas finamente
- 2 cenouras pequenas, picadas finamente
- 1 boa pitada de malagueta seca moída
- 1 colher (chá) de ervas de Provence
- 1 colher (sopa) de salsa fresca picada
- 3 dentes de alho esmagados
- 5 colheres (sopa) de azeite
- sal & pimenta moída no momento
* ou 500 g de sobras de carne cozinha, picada
Preparação
Pré-aquecer o forno a 220ºC.
Cortar a parte superior dos pães. Esvaziar os pães, retirando o miolo para uma tigela pequena. Humedecer o miolo de pão com um pouquinho de leite e reservar.
Aquecer 1 colher (sopa) de azeite numa frigideira. Refogar as cebolas e as cenouras picadas por aproximadamente 5 minutos, sem deixar queimar. Retirar a frigideira do lume e reservar.
Colocar as carnes picadas numa tigela grande, juntamente com o miolo de pão previamente espremido. Adicionar o refogado de cebola e cenoura.
Temperar com as ervas de Provence, a salsa picada, a malagueta moída, sal e pimenta. Misturar muito bem com o auxílio de um garfo até obter uma preparação homogénea e bem ligada. Reservar.
Colocar o azeite restante numa frigideira, juntamente com os dentes de alho esmagados. Aquecer em lume médio-baixo, mexendo sempre por 5-7 minutos, sem deixar que o alho ganhe cor. Retirar a frigideira do lume.
Pincelar os pães por dentro e por fora com o azeite de alho e colocar-los num tabuleiro. Rechear os pães com o preparado de carne, pressionando bem para o recheio não se esfarelar.
Levar ao forno por 12-15 minutos, a 220ºC. Retirar o tabuleiro do forno e servir de seguida, acompanhando com salada mista.
Carne picada : Carne moída - Novilho : Boi - Talho : Açougue - Pimenta : Pimenta do reino - Baguete : Pão francês - Pão de véspera : Pão amanhecido
Não consegui deixar de sorrir ao ler "picada no talho" e visualizar as caras de quem picou a carne, sempre com a simpatia especial que só naquele talho têm :) São tão atenciosos que, se compro mais quantidade, perguntam-me se não quero que me dividam por vários saquinhos para ser mais fácil. Uns amores!
ResponderEliminarGostei muito da receita. E aposto que o eu marido vai adorar. Carne é com ele. Beijinhos
De facto, Ilídia. São uns amores, no Santa Catarina. :)
ResponderEliminarAquela senhora que me costuma atender é encantadora. Chama-me "vizinha" com um tom carinhoso. E é muito atenciosa. Pergunta-me sempre para o que é a carne para cortar-la da melhor maneira possível, etc.
Beijinhos.
assim eque e uma alegria ir as compras elvira. gostei da sugestao
ResponderEliminarbeijinhos
Uma refeição completa e saborosa! bjs
ResponderEliminarachei um máximo. mta gira a apresentaçao para um jantar com amigos.
ResponderEliminarobrigada pela partilha.
boas receitas.
Que receita tão apetitosa Elvira adorei estes pãezinhos à provençal e será uma receita para testar,
ResponderEliminarbeijinhos e tem uma grande semana!!
Adorei esta receita. Não me importava de jantar mais cedo já um pão destes ;)
ResponderEliminarBeijinhos
Divina sugestão! E bonita....que os olhos também comem, não é verdade?
ResponderEliminarUma receita deliciosa, adorei, parabéns, bjs.
ResponderEliminar