7 de maio de 2010

Hambúrguer de frango crocante



O uso de corn flakes triturados no lugar do habitual pão ralado dá a estes hambúrgueres de frango diferentes uma textura deliciosamente crocante...

Ingredientes para 4 unidades

- 400 g de peito de frango picado
- 2 chalotas francesas pequenas, picadas finamente
- 1 pau de aipo picado finamente
- 1 ovo batido
- sal & pimenta moída no momento
- 120 g de flocos de milho (corn flakes), sem açúcar
- óleo vegetal q.b.
- 4 pãozinhos para hambúrgueres com sementes de sésamo
- 50 g de rúcula
- molhos à gosto (maionese, caril, barbecue...)

Preparação

Colocar a carne picada numa tigela, juntamente com as chalotas e o aipo. Juntar o ovo. Temperar com sal e pimenta. Misturar com um garfo até o preparado se apresentar homogéneo e bem ligado.

Cobrir com filme transparente e reservar no frigorífico durante 20-30 minutos.

Entretanto, colocar os flocos de milho numa picadora e triturar até obter migalhas não muito finas. Transferir para um prato fundo.

Separar o picado de frango em quatro porções iguais. Moldar bolas firmes e achata-las com a palma da mão ou uma espátula para formar os hambúrgueres.

Passar cada hambúrguer pelos flocos de milho triturados, pressionando ligeiramente para que fiquem integralmente panados.

Aquecer um pouco de óleo numa frigideira anti-aderente e juntar os hambúrgueres. Dourar de ambos os lados em lume médio até ficarem bem tostados e crocantes. Escorrer sobre papel absorvente.

Entretanto, aquecer ligeiramente os pãozinhos previamente abertos debaixo do grelhador do forno. Retirar os pães do forno.

Dividir a rúcula pela parte inferior dos pães e sobrepor os hambúrgueres. Fechar os pães e servir de imediato, com molho à gosto. Acompanhar com salada de tomate.

Carne picada : Carne moída - Chalota : Echalote - Aipo : Salsão - Pimenta : Pimenta do reino - Flocos de milho : Cereal de milho - Frigorífico : Geladeira - Papel absorvente : Papel toalha - Panado : Empanado - Pão ralado : Farinha de rosca - Caril : Curry - Sésamo : Gergelim - Semente : Grão - Picadora : Processador de alimentos

7 comentários:

  1. Olá Elvira!
    Adoro o título do teu blog!
    A ideia dos corn flakes é genial ;)
    Bjs e bom fim-de-semana!
    Madalena

    ResponderEliminar
  2. elvira uma bela hamburguer e bem saudavel
    bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. "Crocava" com muito gosto este hamburger delicioso!
    beijinho e bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito, sobretudo da mistura de ingredientes.

    Bjinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  5. Adoro hamburguer e estava precisando de uma novidade aqui em casa. Acho todas as tuas receitas maravilhosas que poderia abandonar o Tavola Calda e fazer o blog "Cozinhando as receitas da Elvira"(hehehe).Parabéns pelo blog, acho ele perfeito. Beijos, cris.

    ResponderEliminar
  6. Devem ficar mesmo diferentes e eu gosto das coisas crocantes :)

    ResponderEliminar
  7. Já tive oportunidade de experimentar. Muito bons e crocantes. Tive um pouco de dificuldade em os fazer redondos, mas depois de juntar os corn flakes, ficou perfeito, e além disso meios tortos, até ficam mais engraçados!

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !