8 de setembro de 2008

Feijão branco com salva e tomate



Já escrevi algures neste blog - ainda recentemente - o quanto gosto do aroma das folhas de salva. Desta vez usei-as numa receita de feijão branco, típica da culinária tradicional italiana. Um acompanhamento muito aromático, simplesmente delicioso...

Ingredientes para 4 pessoas

- 200 g de feijão branco seco tipo cannellini
- 1 folha de louro
- 2 dentes de alho com a pele
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 cebola cortada em meias-luas finas
- 5 folhas de salva picadas grosseiramente
- 1 pitada de malagueta seca triturada
- 2 tomates maduros cortados em pedaços pequenos (sem pele nem sementes)
- azeite para temperar
- sal

Preparação

Demolhar o feijão branco num grande volume de água fria de um dia para o outro.

Escorrer o feijão e colocar num tacho. Juntar a folha de louro e os dentes de alho. Temperar com sal. Cobrir generosamente com água fria e levar ao lume. Deixar ferver e cozinhar em lume brando por 1h30 ou até o feijão se apresentar cozido. De vez em quando, remover a espuma que se vai formando à superfície com o o auxílio de uma espumadeira. Escorrer o feijão e reservar.

Aquecer o azeite em lume brando numa caçarola de saltear. Adicionar as meias-luas de cebola, a salva picada e a malagueta. Refogar por 10 minutos ou até a cebola ficar macia e transparente, mexendo de vez em quando.

Remover a pele dos alhos que cozeram com o feijão e juntar ao refogado de cebola, assim como a folha de louro. Cozinhar por mais 1 minuto, mexendo.

Adicionar os pedacinhos de tomate e o feijão cozido. Cozinhar por 3-5 minutos sem parar de mexer delicadamente até o feijão se apresentar quente e bem envolto no molho. Rectificar os temperos.

Transferir o preparado para um prato de servir fundo. Regar com um fio de azeite cru e servir de imediato. Decorar eventualmente com folhas de salva inteiras.

Ver também : Feijão branco salteado à portuguesa



Salva : Salvia - Espumadeira : Escumadeira

13 comentários:

  1. Elvira,
    Que delícia! Adoro feijão branco, adoro! Aliás, essas suas receitas vegetas são todas divinas! Parabéns e obrigada por dividí-las conosco!

    Beijos!

    ResponderEliminar
  2. Comeria agorinha várias colheradas ...que luxo.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  3. Fico curiosa para conhecer o aroma da sálvia. Ainda não consegui encontrar sálvia para plantar. Este feijão deve ficar super aromático e delicioso ;)

    ResponderEliminar
  4. O feijão branco pede uma ervinha bem aromática, a sálvia ficou perfeita e com a pimentinha malagueta então deve ter ficado uma delícia, eu adoro feijão.Bjss

    ResponderEliminar
  5. confesso, nunca cozinhei com salva, ou até se calhar sim !!!
    qual é o nome em françês ?
    obrigada.
    bjka

    ResponderEliminar
  6. O nome francês é "sauge", Missy. :-)

    Bjs.

    ResponderEliminar
  7. Gosto muito de feijão branco. Quando era criança achava estranho, mas era só pq minha não fazia. Coisa de criança!
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  8. Adoro feijão branco, infelizmente, aqui no Brasil,não é tão utilizado. Sua idéia ficou fantástica e delicada. Estou com um pezinho novo de sálvia, então. esta receita caiu muito bem. Bj querida.

    ResponderEliminar
  9. Elvira
    Uma pena não encontrar feijão branco por aqui...aliás os que se vendem por aqui possuem uma película horrível .Adoro sálvia tb.
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Tb adoro salvia, e tenho um pé cheinho na horta, adorei esta receita vom feijao branco e ja esta separada para esta semana ! beijocas

    ResponderEliminar
  11. Tenho muita sálvia e raramente a uso para fins não-medicinais. Na realidade só me lembro de usá-la na cozinha para temperar a Cabeça de Xara. Mas deve ficar muito curioso o seu sabor com os feijões. Aliás, existe uma receita muito parecida, e boa, mas que usa feijoca e tomilho, quanto ao resto é o mesmo.

    ResponderEliminar
  12. Adoro este tipo de pratos e de um dia para o outro sabem-me sempre muito melhor.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Adoro feijão! E este está com um aspecto delicioso. Sabes o que me fiz lembrar cassoulet :) Nada a ver não é, tv a cor e falta a charcutaria... não ligues deve ser da fome hihhihihi. Mas que tem um aspecto delicioso la isso tem e que o sabor deve corresponder totalente ao aspecto ninguem duvifa hihihihihi
    Beijinhos
    Nanda

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !