18 de junho de 2008

Salada de feijão verde com frios



Nada melhor que saladas frescas para os dias quentes...! Esta, ligeira e colorida, foi para nós uma deliciosa refeição completa.

Ingredientes para 4 pessoas

- 350 g de feijão verde
- 2 ovos cozidos cortados em rodelas
- 2 tomates cortados em gomos
- 100 g de fatias finas de fiambre de porco
- 100 g de fatias finas de fiambre de peru
- 2 fatias de paio do lombo cortadas em tiras
- 1 cebola pequena cortada em meias-luas finas
- sal & pimenta
- 100 ml de natas light
- 1 colher (sopa) de maionese light
- 1 colher (chá) de caril em pó
- 1 colher (chá) de fios de açafrão
- folhas de salsa

Preparação

Arranjar o feijoão verde, removendo as pontas. Lavar e cortar em pedaços. Levar a cozer em água a ferver temperada de sal até ficar cozido, mas ainda firme. Escorrer e passar por água fria corrente. Escorrer novamente e deixar arrefecer por completo.

Colocar os pedaços de feijão verde no centro de um prato de servir e distribuir as tiras de paio por cima. Dispor as rodelas de ovo cozido à volta do feijão verde, alternando com os gomos de tomate. Espalhar as meias-luas de cebola pela salada. Polvilhar com sal e pimenta.

Cortar as fatias de fiambre em metades se forem grandes. Enrolar e juntar à salada. Decorar com folhas de salsa.

Bater ligeiramente as natas. Adicionar a maionese, o caril e o açafrão. Misturar muito bem e transferir para uma molheira. Servir a salada bem fresca, com o molho à parte.

Feijão verde : Vagem - Fiambre : Presunto cozido - Pimenta : Pimenta do reino - Natas : Creme de leite - Caril : Curry - Arrefecer : Esfriar

11 comentários:

  1. Hoje estamos em sintonia! Também postei uma receita de salada no meu cantinho!A tua tem um aspecto delicioso! Com o tempo que se tem feito sentir por aqui, é mesmo o que apetece comer: saladinhas de todas as espécies e feitios, cores, aromas e sabores!! Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Que bom aspecto tem essa saldinha. Quando o calor chega começam a apetecer as saladas.

    ResponderEliminar
  3. Mesmo colorida e de aspecto fantástico! Agora que os dias quentes parece que finalmente vieram para ficar (acho eu), esta saladinha é perfeita para uma refeição leve e completa!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Adoro saladinhas e a tua está com um visual fantástico.
    Bjo

    ResponderEliminar
  5. não consigo ver o feijão verde mas aposto que ele está lá... lol
    estas refeições são tudo o que eu gosto para esta altura do ano: para além de saudáveis, se forem bem geridas, ainda nos ajudam a perder umas gramas.

    ResponderEliminar
  6. Começa a apetecer as saladas frescas para um almocinho ligeiro.
    O feijão verde é muitas vezes esquecido nas saladas e no entanto fica tão bem.

    Beijo

    ResponderEliminar
  7. A diferença de tempo é mesmo engraçada, aí vocês estão se entregando as saladas, gelados e aqui nós nos entregamos as sopinhas, cremes, fondues e por aí vai.

    Linda essa salada Elvira, a apresentação está uma maravilha!

    ResponderEliminar
  8. Bom dia Elvira,obrigado por ter vindo ao meu pequenito "cantinho"e humilde também,o seu blog está fantástico lindo cheio de maravilhas,que eu sentia vergonha de o comentar,por o meu ser tão pobre ainda.E vou pensar no que me enviou sim,quem sabe?não tenho nada a perder só a ganhar não é verdade?Florbela Espanca,é única é maravilhoso tudo o que teve tempo de escrever.Obrigado mais uma vez,e tambem a vou adcionar ao meu link.A saladinha está com um aspecto tentador e dá para ver feita com muito cariho.beijito.

    ResponderEliminar
  9. Começa mesmo a apetecer só comidinhas frescas...Elvira esta salada além de fresca, é uma tentação não precisa de mais nada a acompanhar, Adorei a sugestão.

    Bjinho!

    ResponderEliminar
  10. Bela sugestão! de abrir o apetite!
    Bjs :)

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !