17 de março de 2008

St Patrick's Day : uma viagem pela Irlanda...

Cruz de estilo celta em Moate

Hoje é dia de S. Patrício, padroeiro da Irlanda, uma festa comemorada em todos os locais do mundo onde vivem Irlandeses ou descendentes destes. Desejo no entanto um dia feliz à todos os Irlandeses. E aproveito para homenageá-los, partilhando aqui algumas imagens de umas mini-férias lindas que passei na República de Irlanda no mês de Novembro passado.


Chegamos à capital, Dublin, já da parte da tarde. É uma cidade pequenina com aquele charme típico e sombrio dos países do Norte da Europa. Para quem estava a chegar como nós de Portugal, fazia um frio de rachar ! O céu apresentava aquela cor cinza tão frequente por lá...

Fábrica da cerveja Guinness em Dublin

Não nos demoramos muito por Dublin. A Irlanda é um país belo, mas as cidades principais - nem sequer a capital chega a ser tão grande como Leiria - não são o seu ponto forte. Tendem a uma certa austeridade cinzenta e oferecem poucos museus, monumentos, etc.


Dirigimos-nos para Clifden, uma pequena vila da mítica região de Connemara, considerada a mais bela de Irlanda, onde tínhamos alugado um quarto num Bed & Breakfast encantador, o Seamist House.


Após uma boa noite de sono num quarto confortável e bonito, tomamos um pequeno almoço magnífico preparado e servido pelos simpáticos donos da casa. Pão preto irlandês, ovos perfeitamente escalfados, compotas... Tudo fresquíssimo, caseiro e delicioso.


Clifden é uma localidade pequena e tranquila, com muito charme. Fica situada à beira mar, no meio de pastagens verdejantes, com as montanhas do Connemara em pano de fundo... Muitos Irlandeses e estrangeiros escolhem Clifden como destino de férias.


Conta pouco mais de 2000 habitantes, mas teve em tempos os seus momentos de glória pois foi lá que o célebre italiano Guglielmo Marconi instalou a primeira estação de telégrafo sem fios do mundo. Em 1908, Jack Philipps, operador rádio do tristemente célebre paquete Titanic, juntou-se à estação onde trabalhou por três anos. Também foi lá que aterrou um dos primeiros voos transatlânticos, em Junho de 1919.


A região de Connemara - condado de Galway - é conhecida pelas sua paisagens fascinantes de montanhas imponentes mirando-se nas águas límpidas de numerosos lagos. De vez em quando, no meio daquela natureza deslumbrante, descobrem-se alguns monumentos fabulosos, como este mosteiro de arquitectura rendada...


Se as cidades irlandesas não me conquistaram, pelo contrário adorei as pequenas aldeias e o campo, ex-libris daquele país lindo e intensamente verde.


A Irlanda é um dos mais pequenos países de Europa pela superfície, mas parece imenso quando o visitamos de automóvel, pois as estradas estreitas e em mau estado não permitam grandes velocidades...


Mas o que importa o facto das estradas irlandesas relembrarem as portuguesas de trinta anos atrás...? Nada, pois permitem passeios vagarosos que nos fazem desfrutar tranquilamente de paisagens de cortar a respiração...


Não gosto de comparar coisas diferentes, mas a Irlanda relembrou-me uma versão gigante das belíssimas ilhas portuguesas dos Açores. A mesma serenidade, os mesmos tons de verdes, a presença omnipresente do oceano, as brumas poéticas, as vacas a pastarem pelos penhascos... Lindo, simplesmente.

Pub em Limerick

E depois, à noite, há os famosos pubs com as suas fachadas pintadas tão típicas. Os Irlandeses jantam cedo, geralmente em casa, pelas 18h00, e depois têm por hábito de ir beber cerveja - muita, ou whisky com os amigos naqueles locais escuros e aconchegantes onde se ouve música celta ao vivo e se conversa pela noite dentro.

Lowry's Pub em Clifden

A cerveja mais consumida é a famosa Guinness, claro, uma preta com muita personalidade. Nem sei como é que conseguem beber tanta pois os preços são exagerados. Uma imperial (25 cl) custa 4 € ! Também se pode tomar refeições e petiscar nos pubs. A comida irlandesa é bem cara (não vi nenhum prato que custasse menos de 10 €; aliás, habitualmente, os Irlandeses só comem uma tigela de sopa acompanhada com muito pão preto e manteiga ao almoço) e francamente, não é nada de especial...


Como a Irlanda é uma ilha, eu pensava que iria comer peixe e frutos do mar excelentes. Mas enganei-me, pois quase toda a pesca se destina à exportação... Vêem-se de vez em quando uns mexilhões ou umas postas de bacalhau fritas (fish'n'chips), uns camarões pequenos (e infelizmente enlatados...), mais raramente os lavagantes que esperava... Nada de estupendo, no entanto. E como o clima é relativamente frio e húmido, os vegetais locais também não primam pela diversidade: pastinaca, cenoura, batata, alho-francês, nabo e sobretudo couve de repolho são os que dominam a culinária irlandesa.


Em Irlanda come-se sobretudo carne, sendo a de ovelha - excelente, aliás - a mais comum. Entra na composição do Irish stew, um guisado considerado como o prato nacional irlandês. Os patos gansos também são bastante apreciados (a gordura dos patos é muitas vezes usada no lugar do óleo), assim como a carne de vaca.


Além de darem carne muito boa, as vacas servem para a fabricação de queijos maravilhosos e diversificados, sendo os mais conhecidos o stilton e o cheddar.


Já referi que a comida irlandesa não me agradou muito... O melhor mesmo, lá, é fazer refeições somente compostas de queijos e/ou de salmão fumado. E os Irlandeses têm um dos melhores salmões selvagens do mundo, sem dúvida.


E para acompanhar, há sempre aquele pão preto nutritivo, o Irish soda bread, muito bom barrado com a manteiga local, super cremosa e saborosa...


A Irlanda é sem dúvida um país que vale a pena visitar. Happy St Patrick's Day !

19 comentários:

  1. Lindas as fotos e fiquei a conhecer mais um pouco a Irlanda!!!

    Bjs
    Maria

    ResponderEliminar
  2. Adorei viajar com você, fiquei aqui imaginando os queijos e manteigas...
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  3. Elvira,
    que delícia conhecer a Irlanda através da lente da sua câmera!
    Belas fotos e texto.
    Bjs, lindona.

    ResponderEliminar
  4. Belas fotos, Elvira! E parabéns pelo novo visual do Cozinhas do Mundo, gostei muito!

    ResponderEliminar
  5. Já visitei Dublin e achei uma cidade muito degradada. Mas a avaliar pelas outras fotos, fico com pena de não ter conhecido mais... Aproveito a oportunidade para dar os parabéns pq este blog é uma delícia :)

    ResponderEliminar
  6. Elvira, vc me despertou o desejo de conhecer a Irlanda! Suas fotos estão lindíssimas! Obrigada por compartilhar! Bjs

    ResponderEliminar
  7. Boas dicas bem a calhaar, devemos ir em abril para lá, com estas indicações fica mais gostoso

    ResponderEliminar
  8. As paisagens são, mesmo, de tirar o fôlego. Várias de suas fotos parecem pinturas!

    Beijos!

    ResponderEliminar
  9. Obrigada por esta viagem, adorei!

    bjs

    ResponderEliminar
  10. Há imagens que me fizeram imenso lembrar os Açores. Vê lá tu que tenho uma amiga a viver em Cork e ainda não me decidi a fazer-lhe uma visita...depois de ler esta tua "crónica de viagem" fiquei cheia de vontade de lá ir.

    bjs

    ResponderEliminar
  11. Adorei a sua viagem! Lindas fotos e a narrção impecável.
    Para mim foi muito informativco, pois ainda não tive a oportunidade de visitar a Irlanda.
    Também gosto muito do Irish Soda Bread. É gostoso mesmo.
    Aqui nos EUA a Guinness servida nos Pubs também é bastante cara. Uma pena, pois eu que não sou de beber álcool, acho deliciosa.
    Grande abraço!

    ResponderEliminar
  12. Lindas fotos!
    Como é bom viajar e conhecer lugares novos.Adorei conhecer um pouco da irlanda atavés do seu blog
    e parabéns pelo novo visual do Cozinhas do mundo.
    Bjs!

    Feliz Pascoa!
    ** **_________________________________
    _**   **______________________________
    _**   **        *****   HARNONIA______
    _**   **       **   ****   AMOR_______
    _**  **       *   **   **   SAÚDE_____
    __**  *      *  ** ***  **   PAZ______
    ___**  *    *  **     **  *   UNIÃO___
    ____** ** ** **         **   CARINHO__
        **   **  **   COMPREENSÃO_________
    ___*           *   FELICIDADE_________
    __*             *   E MUITAS OUTRAS___
    _*     0   0     *   COISAS BOAS______
    _*   /   @       *   QUE VOCÊ_________
    _*    __/... __/   *   MERECE!!!______
    ___*    |_|_|    *____________________
    _____**     **   AHHH... CLARO!!!!!!!!
    ______ *****__________________________
      E CHOCOLATES TAMBEM, NÉ?!?!?!?!

    Feliz Páscoa!

    ResponderEliminar
  13. Elvira adorei ficar a conhecer um pouco da Irlanda, achei as paisagens tão bonitas que fiquei com vontade de conhecer um dia. As fotos estão magníficas e o texto super bem escrito.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Elvira, adorei as tuas fotos e as tuas explicações. Uma das minhas viagem de sonho é ir para estas paragens, Irlanda e Reino Unido. Não sei porquê mas tenho um fascinio por estes países. Estou a planear com umas amigas começar para o ano estas viagens, porque não se consegue ver tudo de uma só vez.
    Beijocas fofas

    ResponderEliminar
  15. Ah este post não poderia ter vindo em melhor altura, Elvira! No momento discutimos o destino das férias de verão, então agora é que estou mesmo confusa, rsssss...
    Bjss

    ResponderEliminar
  16. Se eu já tinha vontade de ir à Irlanda, agora então... suas fotos são belíssimas!

    ResponderEliminar
  17. Elvira, estou preparando uma apresentação sobre a Irlanda, seus povos, sua cultura, suas comidas. Já visitei vários sites, já vi várias fotos mas nenhuma tão bela quanto as suas. Você me autoriza a colocá-las em minha apresentação? É para um trabalho no meu curso de Letras. Meu e-mail é ori_geral@ yahoo. com. br. Obrigado, e parabéns pelo belo blog!

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !