6 de março de 2008

Croque-monsieur à provençal



Uma versão mediterrânica do croque-monsieur, a célebre tosta mista gaulesa que inspirou a nossa francesinha nacional...

Ingredientes para 2 unidades

- 4 fatias de pão de forma com sementes
- 200 g de fatias finas de queijo gruyère ou emmental
- 200 g de fatias finas de presunto
- 100 g de molho bechamel
- 2 tomates picados (sem peles nem sementes)
- 2 dentes de alho picados finamente
- 1 colher (chá) de mangericão seco
- manteiga q.b.
- 1 pitada de noz-moscada moída
- sal & pimenta
- queijo gruyère ou emmental ralado em fios q.b.

Preparação

Pré-aquecer o forno a 220ºC. Preparar o molho bechamel como explicado aqui. Reservar.

Derreter um pouco de manteiga numa frigideira. Juntar os tomates picados e o alho. Temperar com sal e pimenta. Cozinhar em lume médio até o molho ficar apurado.

Incorporar o molho bechamel. Polvilhar com o mangericão seco e a noz-moscada. Rectificar os temperos. Envolver muito bem e reservar.

Torrar ligeiramente as fatias de pão e barrar com manteiga de ambos os lados. Colocar duas fatias de pão numa assadeira. Cobrir com as fatias de queijo e as fatias de presunto. Fechar com as fatias de pão restantes.

Regar as sandes com o molho reservado. Polvilhar com um pouco de queijo ralado e levar ao forno a 220ºC até gratinar. Retirar do forno e servir de imediato, acompanhando com salada de alface.

Ver também : Croque-madame

Tosta mista : Tostex - Sandes : Sanduíche
Presunto : Presunto defumado, proschiutto
Pimenta : Pimenta do reino

17 comentários:

  1. Eu tinha duvidas se esse sanduiche era com bechamel, mas vindo a receita de voce , agora tenho certeza que sim, Esta com uma cara deliciosa, dá vontade de fazer um agora mesmo
    beijos

    ResponderEliminar
  2. Este novo bistrot esta muito giro, parabéns....
    o croque monsieur tb, e eu adoro...
    Até +

    ResponderEliminar
  3. ANDO DOIDA PARA FAZER CROQUE MONSIEUR, MAS TEM FALTADO TEMPO...
    O SEU FICOU LINDÃO!!!
    bJS

    ResponderEliminar
  4. Uma receita feita para mim :)
    Adoro isto!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Qq dia tenho uma coisinha má!!! cada vez que visito este blog é uma receita melhor que a outra.... isto não se faz ao meu coraçãozito!!! adorei e nem preciso dizer que devia estar maravilhoso....

    bjcas

    ResponderEliminar
  6. Eu quero um!!! Eu quero um!!! Eu quero um!!! Beijocas fofas

    ResponderEliminar
  7. uma delícia, de certo! adorei esta versão, com os tomatinhos e tal!
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  8. Comeria um agora pro meu jantar. Delicia!

    ResponderEliminar
  9. Algum tempo atrás vi a chef americana Rachel Ray dar esta sugestão. Achei deliciosa, mas nunca tive a idéia de realmente fazê-la.
    Agora vendo a sua sugestão, acho que vou experimentar, pois é simples e deve ser mesmo uma delícia! Eu adoro sanduíches!
    Beijocas!

    ResponderEliminar
  10. Elvira ,que coisa deliciosa, sou fã desse tipo d ecomida e essa está.. hummmm , irresistivel... beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Que delicia!

    Beijocas e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  12. Adoro estes sanduíches quentes para o lanche do final do dia.
    Bjs!

    ResponderEliminar
  13. Que gostoso, Elvira! Adorei o toque de ervas... Bjs

    ResponderEliminar
  14. gosto do monsieur e gosto da madame... mas para mim nada bate as nossas francesinhas... lol
    beijocas

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !