7 de fevereiro de 2008

Piza-pita à Marinara



Esta é uma maneira rápida e muito boa de preparar pizas individuais num ápice naqueles dias onde o tempo e/ou a paciência faltam para preparar massa caseira. Basta ter à mão uns pães pita e já está...! E o pão pita chega a ser superior en qualidade aos discos de massa prontos que se encontram à venda nos supermercados... A marinara é um simples molho de tomate cru. Ao contrário do que sugere o nome, uma piza à Marinara não leva peixe. Só que, com o passar do tempo, começou a ser enriquecida aos poucos com anchovas e azeitonas... De qualquer forma, é muito boa.

Ingredientes para 4 pessoas

- azeite q.b.
- 4 pães pita individuais (usei pão pita integral)
- 2 tomates grandes e maduros picados grosseiramente (sem pele nem sementes)
- sal
- orégãos picados q.b.
- 8 colheres (sopa) de queijo mozzarella ralado grosseiramente
- 1 latinha de filetes de anchovas em salmora
- 4 azeitonas pretas

Preparação

Retirar o tabuleiro do forno e untá-lo com azeite. Reservar. Pré-aquecer o forno a 200ºC.

Pincelar a superfície dos pães pita com azeite e colocar estes sobre o tabuleiro. Distribuir os tomates picados pelos pães. Temperar com um pouquinho de sal e orégãos picados à gosto. Polvilhar cada piza com duas colheres de queijo mozzarella ralado.

Lavar os filetes de anchovas sob água fria corrente. Escorrer e secar. Distribuir os filetes de anchovas pelas pizas, formando estrelas.

Decorar cada piza com uma azeitona e levar ao forno por 20-25 minutos, a 200ºC. Retirar as pizas do forno e servir de imediato.

Ver também : Piza grega / Pissaladière


Orégãos : Orégano

9 comentários:

Tempere à gosto !