18 de junho de 2007

Cafetaria Ikea : fujam !



Tive a péssima ideia de ir às compras à célebre loja sueca de Alfragide durante um fim de semana... Bem, não preciso contar, porque todos sabem: voltas e mais voltas no parque de estacionamento para encontrar lugar, nós todos aos empurrões lá dentro, garotos berrantes a saltar em cima dos sofás e dos colchões expostos... A rotina habitual de um Sábado na loja Ikea, mais concorrida que o bairro lisboeta de Alfama em tempos de Santos Populares...!

Às 21h30, ainda não tínhamos saído de lá e como precisávamos de mais uma hora e meia para regressar à nossa província, resolvemos jantar na cafetaria da loja, que prometia um fantástico menu tipicamente sueco por pouco mais de 5 €/pessoa... Começou mal: a cafetaria estava apinhada e só cheirava à fritos. Uns empregados visivelmente aborrecidos e bocejantes despejaram uns pretensos kottebulars no meu prato. O meu marido escolheu rösti de salmão.

Dentro do meu prato constavam 10 almôndegas - fritas - com um triste aspecto, tipo comida enlatada para animais, banhadas num molho industrial mal diluído e acompanhadas por batatas fritas queimadas e moles. A "coisa" que o meu marido tentou comer ainda me pareceu pior. Notava-se que o tal salmão não passava de um tipo estranho de delícias do mar e que os legumes de cores suspeitas que o acompanhavam tinham saído recentemente de uma lata duvidosa... Eu pensava que a minha pior experiência culinária tinha sido uma sanduíche oleosa de pão baguette mole com merguez e batata frita comida num estádio durante um jogo do PSG, nos arredores de Paris, mas afinal, existe muito pior ainda...

O meu conselho: vá ao McDonald's que, gorduras por gorduras, fica muito melhor servido com o mesmo orçamento. Se eu fosse embaixadora da Suécia em Portugal, mandava fechar a cafetaria da loja Ikea por razões de ultraje ao bom nome da gastronómia sueca genuína!

Também aconselho que evitem a lojinha de produtos alimentares: vendem lá salmão marinado sueco de viveiro rasca muito mais caro que um bom salmão fumado escocês selvagem. É uma roubalheira autêntica! E por ter experimentado alguns, garanto que os produtos que vendem não são grande pistola, tirando os chocolates D'aim e um ou dois pacotes de bolachas.

Uma experiência para não repetir.

Nota : e parece que não sou a única... Ler artigo de Lourenço Viegas.

12 comentários:

  1. Ola Elvira,

    Tenho eu mais sorte pois quando vou ao Ikea vou durante a semana e ao final do dia. Tenho a loja toda so para mim :-). Tenho tambem sorte pois embora a comida e os empregados nao sejam do melhor nao sao tao maus como ai em Portugal.Mas concordo com o que diz e acrescento que pagar para ser mal servido e comer porcaria mais vale passar fome. Ja agora gostava de lhe por uma questao.
    Se enganada nao estou ha ja algum tempo mostrou uma forma para fazer hamburgueres. Foi mesmo a Elvira ou estou toda baralhada?Se foi, onde e que a comprou? E que eu nao moro no pais e aqui onde estou nao a consigo encontrar. Alguem da minha familia vai brevemente a Portugal e pode ser que eu tivesse sorte. E que os meus hamburgueres saem sempre um bocado tortos :-)))). Muito agradecida desde ja.

    Aprendiza de Cozinheira

    ResponderEliminar
  2. não existe coisa pior do que esperar por um bom serviço de umbom lugar e no final nada ser tão bom assim! bjos

    ResponderEliminar
  3. Está coberta de razão em relação à comida do IKea. É de vómitos...

    ResponderEliminar
  4. Querida Elvira,
    Estava a ler este teu post e pensava com os meus botões: excelente, mais uma vez.
    Na realidade, eu também sou da tua opinião e quando opto pelo fast food (raramente, e sempre como último recurso) vou ao McDonald's pois sempre é bem melhor do que os outros. É mais limpo, somos sempre bem atendidos e estou como dizes... gordura por gordura, ao menos que não nos inflame a alma!
    Mai nada!
    Adorei e este teu post deveria ser publicado num jornal de grande tiragem.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Aprendiza de Cozinheira: garanto que a cafetaria da loja Ikea onde eu costumava ir em Paris não era melhor. Aquilo vem tudo de suécia congelado ou enlatado. Depois, os empregados só aquecem ou fritam...

    Não tenho forma para hambúrgueres, mas são fáceis de encontrar no El Corte Inglés de Lisboa ou do Porto.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. eu comi duas vezes na lanchonete da Ikea. uma foi breakfast, pois cheguei la de manha cedo, e a outra foi almoco, que fiz com a minha nora num dia que fomos la gastar nossas patacas e comprar muitas coisas! :-) nas duas vezes a comida estava normal. nao eh uma comida gourmet, mas tambem nao se aproxima da descricao da gororoba que voces comeram.. que pena que nao ha um controle geralizado de qualidade. li que o dono da Ikea eh o homem mais rico do mundo... ele precisa preservar essa sua posicao no podium, neh? beijao! :-)

    ResponderEliminar
  7. Bem, posso assinar por baixo!
    Comi lá uma vez e a única coisa que não posso reclamar é que não estava cheio porque fui durante a semana e fomos comer cedo que os putos tinham fome (comeram a sopa que devia ser enlatada, mas ...)
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Assino em baixo: a comida é péssima! A única coisa que escapou das duas vezes que lá tive mesmo de comer foi uma tarte de Daim, e mesmo essa...
    Já relativamente à lojinha tenho melhor impressão. Comprámos lá umas bolachas suecas de aveia e chocolate deliciosas! Não estive lá muito tempo porque só a vi no fim e já estava de rastos, portanto não sei quanto ao resto... Mas as bolachas valeram cada migalha! :)

    ResponderEliminar
  9. Quanto ao "restaurante" do IKEA tenho precisamente a mesma opinião, a comida tem péssima qualidade e mau aspecto, até o atendimento é insatisfatório. Não recomendo Mac Donalds para refeição rápida e barata porque não rejeito comida de má qualidade em que parece que estou a comer um pedaço de cartão no meio de uma espécie de pão aromatizado ahah Mal por mal antes uma visita à pans and company ou companhia das sandes. Ainda melhor ir num instante ao supermercado ao lado comprar sandes em triângulos, que são feitas e embaladas no dia, muito boas e realmente baratas.

    ResponderEliminar
  10. errata:
    *Não recomendo Mac Donalds para refeição rápida e barata porque rejeito comida de má qualidade

    ResponderEliminar
  11. Primeiro preciso dizer que adorei o seu blog! Cada receita...deliciosa!

    Cheguei por aqui pelo blog da Fer, O Chucrute.

    Minha experiência na cafeteria da Ikea não foi tão ruim, foi normal. Eu já almocei lá umas duas vezes e a diferença é que pelo menos na loja onde vou eles servem o bolinho de carne com batata assada, aquela batata de casca rosa (desculpe, sou péssima com nomes). Também não achei a carne tão gordurosa assim e olha que em casa nós não fazemos fritura... uma pena que o controle de qualidade seja diferente de lugar para lugar...e que você tenha tido uma péssima experiência.

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  12. Boa noite!

    Eu felizmente nunca tive nenhuma má experiência na Ikea. Adoro ir lá jantar ou almoçar mas, sem dúvida, que por vezes aquilo está um bocado cheio. Mas melhor que o McDonald+s e de certeza! :)

    Parabéns pelo blog e ja agora visita o meu: cafechiado.wordpress.com

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !