19 de junho de 2007

Papos de Anjo de Trás-os-Montes



Esta receita maravilhosa foi-me enviada pela Malu, uma amiga querida que vive no Porto desde a infância mas que nasceu em Chaves. Os papos de anjo à moda de Trás-os-Montes, (diferentes daqueles do Porto e de Amarante: gemas com amêndoas e açúcar envoltas em folhas de obreia), são, citando a Malu, o "ovo de Colombo da doçaria portuguesa": com três ingredientes simples - ovos, açúcar e água, consegue-se um doce divinal...!

Ingredientes para 4-5 pessoas

Calda

- 1 l de água
- 500 g de açúcar
- 1 pau de canela
- 1 tira de casca de limão

Papos de anjo

- 9 gemas
- 2 claras
- manteiga e farinha para untar

Preparação

Colocar a água, o açúcar, o pau de canela e a casca de limão num tacho. Levar a ferver, mexendo com uma vara de arames. Deixar fervilhar por aproximadamente 30 minutos, mexendo sempre. A calda não deve virar caramelo.

Pré-aquecer o forno a 220ºC. Untar forminhas para queques ou muffins com manteiga e polvilhar ligeiramente com farinha. Reservar.

Bater as gemas por 30 minutos na batedeira eléctrica.

Bater as claras em castelo firme. Incorporar delicadamente as claras às gemas batidas.

Encher as forminhas até ao meio com o preparado de ovos. Levar ao forno por 15 minutos, a 220ºC. Os papos de anjo devem crescer e ficar fofos, mas não húmidos.

Deixar amornar fora do forno e desenformar delicadamente. Picar várias vezes a base dos papos de anjo com um palito ou um alfinete.

Mergulhar os papos de anjo na calda. Colocá-los em taças e regar com um pouquinho de calda. Servir os papos de anjo frios, acompanhando com vinho do Porto.

Claras em castelo : Claras em neve
Tacho : Panela

13 comentários:

  1. Bem, que delícia... Nunca fiz papos de anjo, mas estou com vontade de experimentar!

    ResponderEliminar
  2. Continuo a dizer que este blog e todos os que têm o teu nome ou aprovação fazem escola.
    Excelente como sempre!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Elvira, você acredita que eu nunca comi papos de anjo? Que aparência deliciosa, amiga!

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Não conhecia esta delicia transmontana vou pô-la já em pratica.

    ahaaaaa afinal não fui a única a cair na ratoeira do IKEA.
    Aqui na Belg :temos o mesmo prob:

    ResponderEliminar
  6. Na minha família os papos de anjo têm longa tradição. Não sabia que eram de T-o-M. Ficaram comum óptimo aspecto!

    ResponderEliminar
  7. Elvira, Tras-os-montes eh a terra dos meus antepassados paternos. Adoraria comer esses doces... hmmm :-) beijos,

    ResponderEliminar
  8. Elvira tambem faço minhas as palavras da amiga Fezoca gostaria de provar esses doces.um beijo Natércia...

    ResponderEliminar
  9. São de facto muito bons. Há um restaurante aqui que os faz numa forma do tamanho de um bolo normal (22, 23 cm?) e o serve às fatias tal e qual ensopadas na calda.

    ResponderEliminar
  10. Olá Elvira, tudo bem?

    Vim retribuir a visita e ver as novidades.

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  11. Elvira nunca provei, mas os seus são uma tentação á nossa vista, é pena não puder tirar um iol, beijinhos.

    ResponderEliminar
  12. O nome do doce está correto, isso não parece ter sido inventado por gente, está mais para algo angelical. Fiquei com água na boca.

    ResponderEliminar
  13. Olá Elvira,
    vim conhecer seu espaço!!!
    Nossa, eu nunca tinha visto este docê, olha que fiquei com muita vontade de experimentar. Adicionei seu link no meu cantinho, depois passa por lá.
    Abraços.

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !