19 de outubro de 2006

Frango frito com especiarias




Esta receita de frango - exótica, aromática e crocante - não é tão calórica como parece, já que antes de ser frita, a carne é previamente cozida, o que limita muito a asbsorpção de óleo.

Ingredientes para 4 pessoas

- 1 frango cortado em 8 pedaços
- 1 cebola cortada em metades
- 1 folha de louro
- 10 grãos inteiros de pimenta preta
- 200 g de farinha
- 1 colher (chá) de caril em pó
- 1 colher (chá) de nóz-moscada em pó
- 1 colher (chá) de piri-piri em pó
- 1 colher (café) de pimenta preta
- sal
- 0,5 dl de óleo
- molho de iogurte ou maionese

Preparação

Colocar os pedaços de frango num tacho, com a cebola, a folha de louro e os grãos de pimenta inteiros. Cobrir com água e temperar com sal. Levar a cozer por 30 minutos após a água começar a ferver. Escorrer* os pedaços de frango e reservar.

Colocar a farinha, todas as especiarias e um pouquinho de sal num saquinho de plástico. Fechar e sacudir muito bem para misturar. Inserir os pedaços de frango cozido no saco, fechar e sacudir de novo. Verificar que os pedaços de frango estão uniformemente cobertos de farinha com especiarias.

Aquecer o óleo. Fritar os pedaços de frango no óleo até ficarem bem dourados e estaladiços. Escorrer sobre papel absorvente e servir de seguida, com o molho de iogurte (ou a maionese). Acompanhar com curgetes indianas ou legumes em papelote.

* Filtrar o caldo com um passador de rede fina e conservar no frigorífico para a preparação de outra receita que necessite de caldo de aves.

2 comentários:

  1. ola elvira,
    nunca experimentei misturar especiarias na farinha para panar o frango, mas parece bom! ja está na minha lista!

    ResponderEliminar
  2. Elvira, essa receita esta inspiradora. gostei do processo de cozinhar o frango antes de fritar. quero fazer qualquer dia! beijos,

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !