26 de abril de 2006

Quiche de frango com curgete



Quem é que não gosta de quiche...? Esta é realmente muito boa, servida quente ou fria. O meu marido, o João, tratou da massa e eu preparei o recheio.

Ingredientes para 4 pessoas

Massa

- 250 g de farinha
- 125 g de manteiga amolecida
- 1 dl de água

Recheio

- 2 peitos de frango (ou 2 bifes de peru) sem peles nem ossos
- 2 dentes de alho picados
- 1 cebola pequena picada
- 1 curgete pequena
- 4 tomates cereja
- 1 colher (sopa) de azeite
- 4 ovos
- 1 dl de natas
- sal & pimenta
- queijo ralado q.b.

Preparação

Untar uma forma para tarte com manteiga.

Preparar a massa: misturar muito bem a farinha e a manteiga, amassando com as mãos, até obter uma massa granulada. Juntar um pouco de água e uma pitada de sal fino. Amassar até que o preparado fique macio. Juntar mais um pouquinho de água se for necessário. Fazer uma bola com a massa e deixar repousar na parte congeladora do frigorífico por 20-30 minutos.

Estender a massa com o auxílio de um rolo na bancada polvilhada com farinha. Forrar a forma com a massa e reservar. Pré-aquecer o forno a 180ºC.

Cortar a curgete em cubinhos e os tomates cereja em metades. Cortar os peitos de frango em quadradinhos ou em tiras.

Alourar os pedaços de frango de todos os lados, no azeite quente, com o alho e a cebola. Juntar os cubinhos de curgete e as metades de tomate. Temperar com sal e pimenta.

Bater os ovos com as natas, com o auxílio de um garfo. Juntar o preparado de frango e legumes. Misturar. Verter sobre a massa e polvilhar com um pouco de queijo ralado. Cozinhar no forno, a 180ºC, por 40-45 minutos. Servir a quiche morna ou fria, com salada de alface.

1 comentário:

Tempere à gosto !