Uma empada rica e saborosa para aproveitar sobras de frango cozinhado de uma forma deliciosa...
Ingredientes para 6 pessoas
Massa
- 500 g de farinha de trigo
- 2 ovos
- 250 g de margarina vegetal fria, cortada em pedacinhos
- 1 boa pitada de sal fino
- 100 ml de natas espessas
- 1 gema de ovo para pincelar
- margarina para untar
- farinha para polvilhar
- 1 colher (sopa) de pão ralado
Recheio
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 cebola pequena, picada finamente
- 2 tomates de conserva, escorridos e picados
- 300 g de frango assado ou grelhado, desfiado
- 1/4 chávena* de azeitonas pretas, descaroçadas e cortadas em rodelas
- sal & pimenta preta moída no momento
- 1 colher (sopa) de salsa fresca, picada
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo
- 1/2 chávena de leite
* 1 chávena (xícara) = um volume de 250 ml
Preparação
Preparar a massa, colocando a farinha, os ovos, os pedaços de margarina, o sal e as natas no copo de uma batedeira. Amassar até o preparado formar uma bola que se despega das paredes do copo.
Separar 2/3 da massa e formar uma bola. Formar outra bola com a massa restante. Embrulhar ambas separadamente em filme transparente e reservar no frigorífico durante 20-25 minutos.
Entretanto, aquecer o azeite numa caçarola ampla e refogar a cebola picada por 2-3 minutos. Juntar os tomates picados e refogar por mais 5 minutos em lume médio, mexendo de vez em quando.
Adicionar o frango desfiado, as rodelas de azeitona e a salsa picada. Temperar com sal e pimenta. Envolver e cozinhar durante mais 5 minutos em lume médio-baixo, mexendo de tempos a outros.
Dissolver a farinha no leite e regar o preparado com a mistura. Mexer constantemente até engrossar. Rectificar os temperos e retirar a caçarola do lume. Deixar amornar.
Pré-aquecer o forno a 175ºC. Untar uma tarteira de fundo amovível com manteiga e forrar com uma folha de papel vegetal.
Com a bola de massa maior, forrar a base da forma, esticando a massa com as mãos e pressionando para que esta adira. Picar o fundo da massa com os dentes de um garfo e polvilhar com o pão ralado.
Estender a bola de massa restante com um roloda massa sobre a bancada ligeiramente polvilhada de farinha, formando um disco. Enrolar o disco de massa à volta do rolo e reservar.
Transferir o recheio para a caixa de massa. Molhar ligeiramente as bordas da massa com a ponta dos dedos húmidos. Desenrolar o disco de massa mais pequeno sobre o recheio de maneira a fechar a empada, pressionando em toda a volta com a ponta dos dedos ou os dentes de um garfo.
Abrir um buraco no centro da massa e introduzir uma pequena chaminé de papel vegetal ou de alumínio alimentar. Levar ao meio do forno por 20-25 minutos, a 175ºC.
Retirar a empada do forno e pincelar com a gema de ovo previamente batida. Voltar a colocar a empada no forno e aumentar a temperatura para 200ºC. Deixar dourar por mais 10-15 minutos.
Retirar a empada do forno e deixar repousar durante 10-15 minutos antes de desenformar e fatiar. Servir a empada quente, morna ou fria, com salada de folhas a acompanhar.
Fonte : receita adaptada da publicação Receitas & Delícias * Receitas com Frango (Brasil)
Natas : creme de leite - Frigorífico : Geladeira - Papel vegetal : Papel manteiga - Pão ralado : Farinha de rosca - Mediterrânico(a) : Mediterrâneo(a) - Tarteira : Forma redonda para torta - Empada : Empadão, torta
Gostei muito desta empada, a massa está com um aspecto maravilhoso e o recheio deve ser uma delícia!
ResponderEliminarBeijinhos
Ficou linda Elvira, super douradinha e muito apetecível. O recheio parece-me muito bem, mas a receita da massa é de facto o ponto chave, podendo ser adaptada ao que quisermos :)
ResponderEliminarOlá
ResponderEliminarGostei muito desta sugestão! Está com uma aspecto fantástico.
Beijinhos
Essa empada deve ser bem gulosa :) Ficou linda!
ResponderEliminarQue rica empada!! Essa massa está uma maravilha, tão tentadora com essa cor douradinha!! E gostei do recheio, excelente para aproveitamento de sobras e com uma combinação de ingredientes deliciosa:)
ResponderEliminarBeijinhos
A tua empada ficou perfeita!Com um dourado encantador! Até dá pena parti-la, mas há que desvendar o recheio, que imagino deva ser outra preciosidade.
ResponderEliminarBeijinhos
Patrícia
Já copiei a receita e testarei, preciso perder o medo de fazer empadas ;)
ResponderEliminarBeijos
Ni (http://nicozinha.blogspot.com/)
Empada de frango... bom de se comer a qualquer hora! =) A tua ficou linda! beijinho
ResponderEliminarconcordo com as "receitas ao desafio", esta empada até dá pena partir! tem um aspecto divinal, confortante... e as fotros estão excelentes! um abraço,Diana
ResponderEliminarTão tostadinha que até faz cobiça!
ResponderEliminar