21 de fevereiro de 2012

Empada de frango mediterrânica


Uma empada rica e saborosa para aproveitar sobras de frango cozinhado de uma forma deliciosa...

Ingredientes para 6 pessoas

Massa

  • 500 g de farinha de trigo
  • 2 ovos
  • 250 g de margarina vegetal fria, cortada em pedacinhos
  • 1 boa pitada de sal fino
  • 100 ml de natas espessas
  • 1 gema de ovo para pincelar
  • margarina para untar
  • farinha para polvilhar
  • 1 colher (sopa) de pão ralado

Recheio

  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1 cebola pequena, picada finamente
  • 2 tomates de conserva, escorridos e picados
  •  300 g de frango assado ou grelhado, desfiado
  • 1/4 chávena* de azeitonas pretas, descaroçadas e cortadas em rodelas
  • sal & pimenta preta moída no momento
  • 1 colher (sopa) de salsa fresca, picada
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • 1/2 chávena de leite

* 1 chávena (xícara) = um volume de 250 ml




Preparação

Preparar a massa, colocando a farinha, os ovos, os pedaços de margarina, o sal e as natas no copo de uma batedeira. Amassar até o preparado formar uma bola que se despega das paredes do copo.

Separar 2/3 da massa e formar uma bola. Formar outra bola com a massa restante. Embrulhar ambas separadamente em filme transparente e reservar no frigorífico durante 20-25 minutos.

Entretanto, aquecer o azeite numa caçarola ampla e refogar a cebola picada por 2-3 minutos. Juntar os tomates picados e refogar por mais 5 minutos em lume médio, mexendo de vez em quando.

Adicionar o frango desfiado, as rodelas de azeitona e a salsa picada. Temperar com sal e pimenta. Envolver e cozinhar durante mais 5 minutos em lume médio-baixo, mexendo de tempos a outros.

Dissolver a farinha no leite e regar o preparado com a mistura. Mexer constantemente até engrossar. Rectificar os temperos e retirar a caçarola do lume. Deixar amornar.

Pré-aquecer o forno a 175ºC. Untar uma tarteira de fundo amovível com manteiga e forrar com uma folha de papel vegetal.

Com a bola de massa maior, forrar a base da forma, esticando a massa com as mãos e pressionando para que esta adira. Picar o fundo da massa com os dentes de um garfo e polvilhar com o pão ralado.

Estender a bola de massa restante com um roloda massa sobre a bancada ligeiramente polvilhada de farinha, formando um disco. Enrolar o disco de massa à volta do rolo e reservar.

Transferir o recheio para a caixa de massa. Molhar ligeiramente as bordas da massa com a ponta dos dedos húmidos. Desenrolar o disco de massa mais pequeno sobre o recheio de maneira a fechar a empada, pressionando em toda a volta com a ponta dos dedos ou os dentes de um garfo.

Abrir um buraco no centro da massa e introduzir uma pequena chaminé de papel vegetal ou de alumínio alimentar. Levar ao meio do forno por 20-25 minutos, a 175ºC.

Retirar a empada do forno e pincelar com a gema de ovo previamente batida. Voltar a colocar a empada no forno e aumentar a temperatura para 200ºC. Deixar dourar por mais 10-15 minutos.

Retirar a empada do forno e deixar repousar durante 10-15 minutos antes de desenformar e fatiar. Servir a empada quente, morna ou fria, com salada de folhas a acompanhar.

Fonte : receita adaptada da publicação Receitas & Delícias * Receitas com Frango (Brasil)

Natas : creme de leite - Frigorífico : Geladeira - Papel vegetal : Papel manteiga - Pão ralado : Farinha de rosca - Mediterrânico(a) : Mediterrâneo(a) - Tarteira : Forma redonda para torta - Empada : Empadão, torta

10 comentários:

  1. Gostei muito desta empada, a massa está com um aspecto maravilhoso e o recheio deve ser uma delícia!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ficou linda Elvira, super douradinha e muito apetecível. O recheio parece-me muito bem, mas a receita da massa é de facto o ponto chave, podendo ser adaptada ao que quisermos :)

    ResponderEliminar
  3. Olá

    Gostei muito desta sugestão! Está com uma aspecto fantástico.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Essa empada deve ser bem gulosa :) Ficou linda!

    ResponderEliminar
  5. Que rica empada!! Essa massa está uma maravilha, tão tentadora com essa cor douradinha!! E gostei do recheio, excelente para aproveitamento de sobras e com uma combinação de ingredientes deliciosa:)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. A tua empada ficou perfeita!Com um dourado encantador! Até dá pena parti-la, mas há que desvendar o recheio, que imagino deva ser outra preciosidade.
    Beijinhos
    Patrícia

    ResponderEliminar
  7. Já copiei a receita e testarei, preciso perder o medo de fazer empadas ;)
    Beijos
    Ni (http://nicozinha.blogspot.com/)

    ResponderEliminar
  8. Empada de frango... bom de se comer a qualquer hora! =) A tua ficou linda! beijinho

    ResponderEliminar
  9. concordo com as "receitas ao desafio", esta empada até dá pena partir! tem um aspecto divinal, confortante... e as fotros estão excelentes! um abraço,Diana

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !