Esta bonita empada surgiu da necessidade de reciclar o equivalente de um frango inteiro que me sobrou de um churrasco. Além de rápida de confeccionar - se usarmos massa quebrada pronta, é deliciosa.
Ingredientes para 6 pessoas
- 2 discos de massa quebrada, caseira ou de compra
- 1 colher (sopa) de pão ralado
- 1 frango pequeno, assado ou grelhado
- 2 cebolas médias, picadas finamente
- 2 dentes de alho, picados finamente
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1/2 pimento vermelho, picado finamente
- 1 tomate grande e maduro, picado, sem pele nem sementes
- 2 colheres (sopa) de salsa fresca picada
- 100 ml de vinho branco seco
- 100 ml de natas
- 1 gema de ovo
- sal & pimenta moída no momento
Preparação
Eliminar a pele e os ossos do frango. Desfiar grosseiramente a carne e reservar.
Aquecer o azeite numa caçarola de saltear ampla. Refogar a cebola e o alho picados até alourarem muito ligeiramente. Envolver o pimento picado e o frango desfiado. Refogar mais um pouco.
Adicionar o tomate picado e misturar. Regar com o vinho branco e cozinhar até evaporar. Envolver as natas. Temperar com sal e pimenta. Retirar a caçarola do lume e polvilhar com a salsa picada. Reservar.
Pré-aquecer o forno a 190ºC.
Forrar uma tarteira com papel vegetal e depois com um dos discos de massa quebrada, deixando as bordas caírem para fora da tarteira. Polvilhar o fundo da massa com o pão ralado.
Preencher com o preparado de frango e dobrar as bordas da massa por cima do recheio. Humedecer ligeiramente as bordas com um pouco de água.
Cobrir com o disco de massa restante, pressionando ligeiramente em toda a volta com as pontas dos dedos para fazer aderir. Aparar o excedente de massa.
Pincelar a superfície da massa com a gema de ovo batida. Abrir um pequeno orifício no centro da empada e introduzir uma chaminé de papel vegetal ou de alumínio alimentar.
Levar ao forno - a 190ºC - por aproximadamente 35-40 minutos, ou até a massa se apresentar firme e dourada.
Retirar a empada do forno e deixar repousar por 10 minutos antes de desenformar. Remover a chaminé e cortar a empada em fatias. Servir a empada quente, morna ou fria com salada de folhas a acompanhar.
Fonte : receita ligeiramente adaptada da revista Mulher Moderna na Cozinha nº22 (Portugal)
Empada : Empadão - Pão ralado : Farinha de rosca - Pimento : Pimentão - Natas : Creme de leite - Pimenta : Pimenta do reino - Tarteira : Forma para torta - Papel vegetal : Papel manteiga
Que bela empada amiga, ficou mesmo ao meu gosto...bjokitass
ResponderEliminarOra aí está o meu jantar!!! Parece de propósito!!! Vinha à net procurar exactamente uma coisa assim e lembrei-me de vir espreitar aqui primeiro... Obrigada por partilhares e bom domingo!! :))
ResponderEliminarQué delicia de empanada, con una buena cantidad de pollo asado.
ResponderEliminarBesos.
Olá
ResponderEliminarEstá com aspecto divinal esta empada.
Beijinhos