8 de janeiro de 2011

Caldo asiático com almôndegas e verduras



Não. Não desisti do blogue. Só que os dois últimos meses de 2010 foram bastante preenchidos, deixando-me pouco tempo para hobbies. E como passei as festas fora de casa, pouco ou nada cozinhei. Só me resta desejar a todos os meus queridos visitantes um ano novo lindo e feliz, repleto de coisas boas - e não só das que se comem. E reabrir o bistrot com uma sopa chinesa daquelas que eu tanto gosto, cheia de aromas e sabores exóticos.

Ingredientes para 6 pessoas
  • 1,5 l de caldo de galinha
  • 6 cogumelos shiitake secos
  • 150 g de couve chinesa cortada em tiras finas
  • 1 boa mão cheia de folhas de espinafres inteiras
  • 6 cebolos* (cebolas de rama, spring onions...), fatiados finamente
  • 2-3 colheres (sopa) de molho de soja
Almôndegas
  • 225 g de carne de porco magra, picada
  • 25 g de folhas de espinafres, picadas finamente
  • 2 cebolos picados finamente
  • 1 dente de alho picado finamente
  • 1 boa pitada de pó de 5 especiarias chinês
  • 1 colher (sopa) de molho de soja
* na falta destes, uma quantidade equivalente de alhos-franceses pequenos, finos e tenros

Preparação

Demolhar os cogumelos por 20 minutos numa tigela, com um pouco de caldo quente. Escorrer os cogumelos - reservar o caldo - e descartar os pés duros. Cortar os cogumelos em tiras finas e reservar.

Preparar as almôndegas, colocando a carne picada, os cebolos picados, os espinafres e o alho numa tigela grande. Temperar com o pó de 5 especiarias e o molho de soja. Misturar muito bem com o auxílio de um garfo.

Formar 24 almôndegas, enrolando pequenas porções do preparado entre as palmas das mãos. Reservar as almôndegas sobre um prato húmido, no frigorífico.

Levar o caldo restante - assim como o caldo que serviu para demolhar os cogumelos - a ferver num tacho grande. Baixar o lume para médio e juntar as tiras de cogumelos.

Colocar as almôndegas num cesto próprio para cozinhar ao vapor de tamanho adequado ao do tacho. Dispor o cesto por cima do tacho e cobrir. Cozinhar por 10-12 minutos, ou até as almôndegas se apresentarem cozidas. Retirar o cesto e reserva-lo sobre um prato.

Adicionar os cebolos fatiados, as tiras de couve e as folhas de espinafres ao caldo. Cozinhar por mais 3-4 minutos. Temperar com o molho de soja.

Dividir as almôndegas por tigelas ou pratos fundos. Cobrir com a sopa e servir de imediato.

Fonte : receita adaptada do livro Soup Bowl - Ed. Love Food * Parragon Books (E.U.A.)

Cebolo, cebola de rama : Cebolinha verde - Molho de soja : Shoyu - Carne picada : Carne moída - Alho-francês : Alho-porró - Frigorífico : Geladeira

4 comentários:

  1. Querida Elvira:
    Um ano muito feliz cheio cheio de coisas boas!....
    Um beijo
    Babette

    ResponderEliminar
  2. Sou fã de sabores orientais, este caldo deve ser muito saboroso :)

    ResponderEliminar
  3. Cara Elvira, boa inspiração chinesa mas não se pode confiar sempre na net. Melhor é qualquer bom livro de cozinha chinesa que diz que a mistura de cinco especiarias é de 4 estrelas de anis, 2 colheres de chá de semente de funcho, 12 cravinhos, 4 paus de canela e 2 colheres de chá de malagueta vermelha muito picante em pó.

    ResponderEliminar
  4. hum que bela maneira de abrir o ano
    com uam sopa bem boa!!!
    beijocas

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !