12 de outubro de 2010

Sopa Juliana



A sopa juliana é um clássico português do qual nunca me canso. É daqueles pratos reconfortantes que sabem a comida da avó. Foi esta sopa colorida e vitaminada que escolhi apresentar no quadro do Festival das Sopas organizado no blogue da minha querida vizinha terceirense Manuela, o Delícias & Companhia.

Ingredientes para 4 pessoas
  • 500 g de batatas descascadas
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 cebolas cortadas em pedaços
  • 1/4 de alho-francês, cortado em rodelas finas
  • 3 cenouras descascadas
  • 1 curgete arranjada, com a pele
  • 200 g de feijão-verde arranjado
  • 100 g de abóbora descascada e cortada em pedaços
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • sal & pimenta moída no momento
Preparação

Cortar metade do feijão-verde em pedaços e a outra metade em tiras finas (em juliana). Cortar duas das cenouras em pedaços e cortar a restante em juliana. Cortar também metade da curgete em pedaços e o restante em juliana. Reservar todos os legumes cortados em juliana.

Colocar os pedaços de batata, de feijão-verde, de curgete, de cenoura, de cebola e de abóbora numa panela, assim como o alho picado e as rodelas de alho-francês.

Cobrir com 1,2 l de água - ou de caldo de legumes - e levar a ferver. Baixar o lume e cobrir com uma tampa. Cozinhar em lume brando até os legumes se apresentarem cozidos e tenros.

Retirar a sopa do lume e triturar com uma varinha mágica ou um liquidificador até obter um puré homogéneo. Se a sopa parecer muito espessa, acrescentar um pouco de água e envolver.

Voltar a colocar a sopa ao lume e levar a ferver em lume médio. Temperar com sal. Juntar a juliana de feijão-verde, cenoura e curgete. Cozinhar por mais 5-7 minutos, em lume médio.

Retirar a sopa do lume e regar com o azeite. Envolver e rectificar o tempero. Polvilhar com pimenta moída no momento e servir de seguida.

Fonte : receita adaptada da revista Mulher Moderna na Cozinha nº17 (Portugal)

Alho-francês : Alho-porró - Curgete : Abobrinha - Feijão-verde : Vagem - Pimenta : Pimenta do reino - Varinha mágica : Mixer

7 comentários:

  1. Adoro sopas... e com este tempo mais fresco, sabe sempre bem uma sopinha bem quentinha! A tua está muito apetitosa. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que sopinha de conforto tão boa, ideal para este maravilhoso Outono! bjs

    ResponderEliminar
  3. Obrigada Elvira pela tua participação no Festival com esta sopa clássica, mas sempre deliciosa :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Que bela memoria de infancia recreas-te neste post. Muito obrigada, mesmo. Esta sopa e dos melhores classicos da cozinha portuguesa!

    um grande beijinho e continua o teu blog ja devia ser livro :) AMO de paixao!

    ResponderEliminar
  5. e umas das sopas que adoro
    e sempre boa e ninguem se queixa

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !