23 de julho de 2010

Supremos de frango com molho de estragão



Um prato muito típico da culinária tradicional francesa, tão simples quanto delicado e saboroso. O estragão - uma erva fina muito usada em França - é aqui insubstituível para dar o seu toque fresco e levemente anisado ao molho de natas e mostarda. Costumo ter sempre estragão num cantinho do meu jardim, mas também se arranja com alguma facilidade na secção das frutas e legumes frescos da maioria dos hipermercados nacionais (inclusivamente no Modelo de Angra do Heroísmo).

Ingredientes para 4 pessoas
  • 4 peitos de frango sem pele nem ossos
  • sal & pimenta moída no momento
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1/4 chávena* de vinho branco seco
  • 1/2 chávena de natas para culinária
  • 2 colheres (sopa) de mostarda à antiga com grãos**
  • 1 colher (sopa) de estragão fresco, picado
* 1 chávena (xícara) -> 1 cup = um volume de 240 ml
** ou de mostarda de Dijon

Preparação

Temperar os peitos de frango com sal e pimenta.

Aquecer o azeite numa frigideira ampla. Juntar os peitos de frango e deixar dourar em lume médio-forte por aproximadamente 10-12 minutos, virando à meio do tempo.

Retirar os peitos de frango da frigideira e coloca-los num prato. Cobrir com alumínio alimentar e reservar num local aquecido.

Adicionar o vinho branco à gordura da frigideira, raspando o fundo com uma colher de pau ou uma espátula para descolar os sucos da carne. Levar a ferver e deixar reduzir para metade.

Incorporar as natas, a mostarda e o estragão picado, mexendo com uma vara de arames. Cozinhar por aproximadamente 2 minutos, sem parar de mexer. Juntar o líquido que se foi acumulando no prato dos peitos de frango e envolver.

Fatiar finamente os peitos de frango e distribuir estes pelos pratos previamente aquecidos. Regar com o molho de estragão e servir de imediato, acompanhando com massa, arroz ou batatas fritas.

Fonte : receita adaptada do livro Everyday Food * Great Food Fast, de Martha Stewart - Clarkson Potter Publishers (E.U.A.)

Pimenta : Pimenta do reino
Natas : Creme de leite

5 comentários:

  1. Frango e estragão é de facto uma boa combinação. Deve ter ficado com um sabor excelente.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. A combinação de frango com estragão deve ser maravilhosa :)

    Bjs e bom fds...

    ResponderEliminar
  3. Que delícia, tenho que experimentar. Frango é da carne que mais comemos lá em casa e receitas diferentes e simples como esta são sempre benvindas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Tenho estragão num vaso mas não está com muito boa cara! Ainda nem o usei, não lhe conheço o sabor. Estes supremos estão sublimes :)

    ResponderEliminar
  5. nunxa experimentei estragao mas ando a tentar começar a experimentar novas ervinhas
    esta uma delicia este frango
    beijinhos

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !