22 de julho de 2010

Salada de atum com batata, pimento e ovo



Estamos a viver um Verão muito quente, nos Açores. E a humidade atlântica ainda reforça mais a sensação de calor. Tanto que, ultimamente, as nossas refeições têm sido praticamente sempre compostas por saladas frescas e variadas como esta, suficientemente completa e nutritiva para servir de prato principal.

Ingredientes para 4 pessoas
  • 750 g de batatas com a pele
  • 1 pimento verde
  • 2 latas pequenas de atum em azeite (+/- 240 g)
  • 8 ovos de codorniz cozidos*
  • 1 colher (chá) de cebolinho picado
  • folhas inteiras de 1/2 alface
  • sal
Molho
  • 1 gema de ovo cozido
  • sumo de 1 limão
  • 1 iogurte natural
  • sal & pimenta moída no momento
  • salsa fresca picada q.b
* ou 2 ovos de galinha cozidos e cortados em gomos. Usei uns deliciosos ovos de codorniz "de curtume" - conservados em vinagre, à moda açoriana

Preparação

Lavar e escovar muito bem as batatas com a pele em água fria corrente. Levar a cozer em água temperada de sal até as batatas se apresentarem cozidas mas ainda firmes (+/- 20 minutos).

Escorrer as batatas e deixa-las arrefecer por completo. Descascar as batatas e corta-las também em cubos pequenos. Reservar

Entretanto, lavar, secar e arranjar o pimento, removendo as sementes e as partes brancas. Cortar o pimento em cubos pequenos e reservar.

Escorrer muito bem o atum, reservando o azeite. Desfiar o atum com o auxílio de um garfo.

Colocar os cubos de pimento numa tigela grande, juntamente com os cubos de batata, o atum desfiado e o cebolinho picado. Envolver delicadamente.

À parte, misturar o azeite reservado com a gema de ovo previamente esfarelada, o iogurte, o sumo de limão, salsa picada à gosto, sal e pimenta. Bater até o molho ficar bem ligado e homogéneo.

Juntar o molho à tigela da salada e misturar delicadamente até todos os ingredientes ficarem revestidos de tempero.

Forrar um prato de servir com as folhas de alface e sobrepor o preparado anterior. Guarnecer com os ovos de codorniz cortados em metades e reservar a salada no frigorífico até ao momento de servir.

Pimento : Pimentão - Codorniz : Codorna - Sumo : Suco - Pimenta : Pimenta do reino - Arrefecer : Esfriar - Frigorífico : Geladeira

6 comentários:

  1. É uma delícia, nesta altura é o que sabe melhor.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Esta saladinha, está com óptimo aspecto. Boa ideia para o almoço :)

    ResponderEliminar
  3. tb aqui por Trás-os-Montes o caloe temsido e continua insuportável........tb estou na tua onda: SALADAS e mais SALADAS.Está com óptimo aspecto
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Aqui também tem estado quente e dão mais subida de temperatura para o fim de semana. As saladas é o que mais tem apetecido :)

    ResponderEliminar
  5. Eu cá adoro saladas! O que seria de nós sem as saladas?
    Sabes, nunca provei ovos de codorniz!
    Bejinhos.

    ResponderEliminar
  6. tao boa esta salada
    tenho que expoerimentar mais uma para variar
    beijinhos

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !