13 de março de 2010

Carne guisada à espanhola



A marinada demorada confere a esta simples carne guisada um aroma delicioso e intenso. Um prato bem comfort food, ideal para combater os últimos dias frios da estação...

Ingredientes para 4-6 pessoas

- 800 g de carne de novilho para guisar, cortada em cubos
- farinha q.b.
- sal & pimenta moída no momento
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 colher (sopa) de açúcar

Marinada

- 750 ml de vinho tinto
- 1 cebola cortada em gomos finos
- 1 pau de aipo cortado em cubos pequenos
- 1 cenoura grande cortada em rodelas
- 1 dente de alho esmagado
- 2 cravos-da-Índia
- 2-3 grãos de pimenta da Jamaica
- 3 folhas de louro

Preparação

Colocar os cubos de carne numa tigela grande. Juntar os gomos de cebola, os cubos de aipo, as rodelas de cenoura, o alho esmagado, os cravinhos, a pimenta da Jamaica e as folhas de louro.

Envolver muito bem e regar com o vinho. Cobrir a tigela com filme transparente e reservar no frigorífico durante 24 horas.

Escorrer a carne e seca-la com papel absorvente, reservando a marinada. Colocar um pouquinho de farinha num saco de plástico - tipo saco de congelação - e temperar com pimenta. Juntar os pedaços de carne e fechar hermeticamente o saco. Sacudir até a carne se apresentar integralmente revestida de farinha.

Aquecer o azeite juntamente com a manteiga numa panela. Adicionar os pedaços de carne e deixar dourar de todos os lados, mexendo com frequência.

Escorrer os vegetais da marinada, reservando o líquido. Juntar os vegetais à carne e envolver. Cozinhar em lume brando por 6-8 minutos.

Filtrar o líquido da marinada com o auxílio de um passador de rede fina. Regar o preparado de carne e vegetais com o mesmo e levar a ferver. Temperar com sal, pimenta e o açúcar.

Baixar o lume e cobrir com uma tampa. Cozinhar em lume brando por 2h15-2h30, ou até a carne se apresentar bem tenra e cozida, mexendo de vez em quando. Rectificar os temperos.

Retirar os pedaços de carne com uma escumadeira e reservar. Aumentar ligeiramente o lume e deixar reduzir um pouco até o molho se apresentar brilhante, espesso e bem apurado. Voltar a colocar os pedaços de carne na panela e envolver.

Deixar repousar por 5 minutos fora do lume, com a panela tampada. Servir de seguida, acompanhando com puré de batata caseiro, arroz branco ou massa fresca tipo tagliatelle.

Ver também : Daube de vaca

Novilho : Boi - Pimenta : Pimenta do reino - Aipo : Salsão - Frigorífico : Geladeira - Massa : Macarrão

8 comentários:

  1. Está com uma cor e textura fantásticas!...
    Um bom fds
    Beijinhos da babette

    ResponderEliminar
  2. Adorei, esta carne deve ficar com um sabor fantástico. Adoro estas carnes que vão cozendo bem devagar e que levam o seu tempo até ficarem no ponto. Maravilhosa.

    ResponderEliminar
  3. Gostei imenso da receita, deve ficar muito saborosa... :) Acho que tenho de ir comprar uma carninha para guisar :) Beijinhos e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  4. bem e confort a 100€ e um prato optimo para fazer naqueles fim de semana de preguiça em que pouco nos temos de preocupar com o tacho ao lume.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Adoro esse tipo de carne, ficam bem saborosas, vou testar!!
    bjs
    Maura

    ResponderEliminar
  6. que óptimo aspecto...e de paladar deve ser de comer e chorar por mais...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Ficou com uma textura fantástica.
    Excelente receita x

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !