22 de maio de 2006

Daube de vaca



A culinária do Sul de França é muito parecida com a nossa. A "daube" é um suculento estufado de carne de vaca à moda antiga, cuja receita encontrei num livro que me ofereceu a minha mãe sobre cozinha francesa tradicional.

Ingredientes para 6 pessoas

- 1,2 kg de carne de vaca cortada em cubos
- 1 cebola grande picada
- 1 haste de aipo cortada em pedaços
- 1 cenoura cortada em cubinhos
- 6 hastes de salsa
- 1 folha de louro
- 50 cl de vinho tinto
- azeite
- 1 colher (sopa) de farinha
- 1/4 de raspa de laranja finamente ralada
- 10 grãos de pimenta preta
- sal grosso
- caldo de legumes

Preparação

Na véspera, misturar os cubos de carne com a cebola picada, os pedaços de aipo, os cubinhos de cenoura, a salsa, o louro, os grãos de pimenta e um pouco de sal. Regar com o vinho tinto e com um fio de azeite. Cobrir com uma folha de película aderente e levar a marinar no frigorífico por 24 horas.

Passado o tempo, escorrer a carne, reservando a marinada. Aquecer um pouco de azeite numa panela de barro e juntar os cubos de carne. Dourar de todos os lados em lume forte até o líquido evaporar (mais ou menos por 20 minutos).

Polvilhar com a farinha e misturar muito bem. Juntar a marinada reservada e completar com caldo de legumes (ou água) até cobrir a carne. Cobrir com uma tampa e cozinhar em lume brando por 2h30-3h00. Mexer de vez em quando, juntanto um pouco de água se for necessário durante a cozedura.

30 minutos antes do final de cozedura, juntar a raspa de laranja e rectificar os temperos. Servir na própria panela, acompanhando com massa.

1 comentário:

  1. Parabens pelo seu blog Elvira. Gostei e vou indicar no meu: http://vicenteadeodato.blogspot.com

    O que mais gostei foi que suas receitas tem fotos e os links que voc~e nos indica. Show de bola! Continue assim!

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !