12 de junho de 2009

Moreia frita com arroz de açafrão



Nunca tinha provado moreia antes de viver nos Açores, apesar de esta também ser bastante consumida no sul de Portugal continental. Não é um peixe consensual: há quem adore e há quem deteste. O seu aspecto - que se aparenta ao de uma cobra de grande dimensão, não é dos mais atractivos, mas não me incomoda, pois também não acho que um peixe-espada preto, um tamboril ou um polvo sejam do mais sexy em termos de aparência e, no entanto, têm muito saída. Não posso dizer que a moreia faz parte dos meus peixes favoritos, mas também não desgosto. Para que fique a melhor possível - por causa da sua carne bastante gorda, tem de fritar até ficar bem seca, senão torna-se um pouco enjoativa. Aqui vai uma receita tradicional açoriana para tirar o melhor partido deste monstro das profundezas...

Ingredientes para 4 pessoas

- 4 postas de moreia
- 200 ml de vinho branco seco
- 2 colheres (sopa) de vinagre
- 2 dentes de alho esmagados
- 1 folha de louro partida em pedaços
- 4-6 grãos de pimenta da Jamaica, pisados
- 1 colher (chá) de orégãos secos
- sal grosso
- farinha de milho amarela q.b.
- óleo vegetal q.b.
- cunhas de limão

Acompanhamento

- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 cebola pequena, picada finamente
- 1 dente de alho, picado finamente
- 2 chávenas* de arroz agulha
- 1 colher (sopa) de salsa picada
- 1 colher (café) de açafrão em pó
- 4 chávenas de caldo de galinha quente
- sal & pimenta moída no momento

* 1 chávena (xícara) = 1 boião (pote) de iogurte [1 cup = +/- 250 ml]

Preparação

Num prato grande e fundo, misturar muito bem o vinho branco com o vinagre, o louro, os alhos esmagados, a pimenta da Jamaica, os orégãos e sal grosso à gosto.

Juntar as postas de peixe e envolver. Cobrir com filme transparente e deixar repousar no frigorífico de um dia para o outro.

Preparar o acompanhamento : derreter a manteiga. Refogar a cebola e o alho até alourar ligeiramente. Juntar o arroz e mexer durante 1 minutos. Polvilhar com a salsa picada e o açafrão. Envolver e regar com o caldo. Temperar com sal e pimenta. Levar a ferver e baixar o lume. Cobrir com uma tampa e cozinhar em lume brando por 15 minutos, ou até o arroz absorver o líquido.

Entretanto, escorrer as postas de peixe e seca-las ligeiramente com papel absorvente. Passar as postas de peixe por farinha de milho.

Aquecer bastante óleo numa frigideira e juntar as postas de peixe, com a pele virada para baixo. Deixar fritar até a pele se apresentar bem firme e estaladiça. Virar delicadamente as postas de peixe e deixar fritar até ficarem firmes e douradas.

Escorrer sobre papel absorvente e transferir para uma travessa. Juntar o arroz e guarnecer com cunhas de limão. Servir de imediato.

Fonte : receita adaptada do livro O Peixe na Cozinha Açoriana, de Augusto Gomes (Angra do Heroísmo, Portugal)

Orégão : Orégano - Pimenta : Pimenta do reino - Frigorífico : Geladeira - Papel absorvente : Papel toalha

7 comentários:

  1. Eu sou um grande amador de moreia frita como se come em toda a costa Alentejana, um petisco raro que só é bom entre Maio e Outubro quando as moreias estão (ainda) mais gordas.
    Para fazê-la é necessária uma semi-seca prévia, ao sol, durante um dia inteiro ou até dois se o sol não estiver muito forte, aberta e esticada numa cana como se fosse polvo a secar. Depois é frita em lume baixo de modo a transformar toda aquela gordura numa espécie de torresmo estaladiço... o céu!

    ResponderEliminar
  2. Pois eu pertenço ao grupo dos adeptos da moreia frita... deve ser a minha costela açoriana! ;-)

    bjs

    ResponderEliminar
  3. Elvira nem sabes o que eu gosto de moreia frita. Lá em Milfontes quando eu vivia no Alentejo o meu pai apanhava e colocava a secar era tão giro melhor ainda são tão boas. Um beijinho...

    ResponderEliminar
  4. Apesar de viver nos Açores hoa cerca de 10 anos, ainda não comi moreia frita! já a vi em alguns restaurantes e no mercado, mas ainda não tive curiosidade, parece-me ser um peixe muito gordo.
    Mas não vou embora sem provar, pelo menos!

    ResponderEliminar
  5. Aqui não é nosso costume. Gosto de descobrir o que se come por esse mundo afora.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  6. Jamais passou pela minha cabeça que a Moréia pudesse servir como alimento! Aqui no máximo que vemos e nos aquários....e olhe lá!
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Assim no prato já não se nota o aspecto de cobra feia :) Não sei se gosto mas gostava até de provar!

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !