6 de maio de 2009

Pulled Pork



O "pulled pork" é uma especialidade típica do sul dos Estados Unidos feita com carne de porco assada no churrasco ou na panela, desfiada e servida em pães de hambúrgueres. Descobri a receita no blog da nossa querida Mariana - que agradeço. Desde então, fiquei com imensa vontade de testa-la. O que fiz há umas semanas atrás. O resultado ficou simplesmente fantástico, com a carne a derreter na boca, envolta num molho espesso e aromático, ao mesmo tempo doce e picante... Divinal! A preparação do pulled pork não tem nada de complicado, mas requer um pouco de tempo pela frente se, como eu, não usar panela de pressão. Mas o resultado gustativo vale a pena e, como a receita rende bastante, será possível congelar as sobras para outra refeição.

Ingredientes para 6-8 pessoas

- 700 g de carne de porco para assar, limpa de gorduras (perna, lombo ou cachaço)
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 folha de louro
- 1 cebola picada finamente
- 2 dentes de alho picados finamente
- 250 ml de ketchup
- 2 colheres (sopa) de açúcar mascavado ou amarelo
- 2 colheres (sopa) de molho inglês
- 2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
- 1/2 colher (sopa) de mostarda de Dijon
- 1 colher (chá) de malagueta seca moída
- 1 colher (chá) de sal
- 250 ml de água
- 6-8 pães para hambúrgueres

Preparação

Aquecer o azeite numa panela e dourar o pedaço de carne inteiro, de todos os lados. Juntar a cebola, os alhos e a folha de louro. Refogar até a cebola ficar macia.

À parte, misturar o ketchup com o molho inglês, o vinagre, a mostarda, a malagueta, o sal e metade da água. Juntar a mistura à carne.

Cobrir com uma tampa e cozinhar em lume brando por 2h00-2h15, adicionando pequenas quantidades de água de vez em quando para o molho não secar [no final, o molho deve apresentar-se espesso, cremoso e brilhante].

Remover a folha de louro da panela. Retirar o pedaço de carne e desfiar grosseiramente. Voltar a colocar a carne desfiada no molho e envolver.

Abrir os pães e torra-los muito ligeiramente debaixo do grelhador do forno. Distribuir a carne pela parte inferior dos pães e fechar. Servir de imediato, com batatas assadas com ervas à americana, pickles doces de pepino e tomates-cereja.

Ver também : Sloppy Joes Gourmet / Frango louco

Fonte : receita adaptada do blog Caos na Cozinha

12 comentários:

  1. Deve ser mesmo uma delícia... esses molhos espessos deixam-me com água na boca!

    ResponderEliminar
  2. Hmmm, que agora deste-me vontade de repetir a receita! Só a fiz duas vezes, sempre com resultados fantásticos e imensa carne, a dar para várias refeições.
    Acho que é uma receita super versátil. Pode usar-se para rechear uma torta, empadas, empadão, sei lá, um sem fim de ideias. E é tão boa! :)

    Beijo grande * e obrigada pelo carinho
    Mariana

    ResponderEliminar
  3. Hoje estou relembrando várias receitas que me deixaram com vontade de correr para a cozinha. Essa é uma delas :-) Ficou muito apetitoso, Elvira!

    Beijos!

    ResponderEliminar
  4. Elvira, que delícia de receita!
    Estas carnes cozidas por várias horas me encantam...hum!
    Ainda são 10h da manhã e já estou com água na boca!
    Um beijo!

    ResponderEliminar
  5. Elvira querida, deletei meu antigo blog, mas estou retornando com este novo, cheia de saudade!! Sua cozinha continua e está a cada dia mais maravilhosa... como gosto do seu cantinho, das receitas, do capricho com que vc as prepara... sou sua fã!
    Beijo grande,

    Mari

    ResponderEliminar
  6. Esta receita realmente é de dar a'gua na boca! Uma ótima pedida para que é apreciador de bons sanduíches.
    Ainda não comi aqui nos EUA, mas já muito em revistas.
    No Brasil fazem algo semelhante, se não me engano, chamam de Carne Louca ou algo assim. É que não é tradicional do meu estado, dai eu nem conhecia até algum tempo atrás.
    Bjs :0

    ResponderEliminar
  7. Deve ser de chorar por mais, com o pão bem cheio de molho. Nem fica a parecer "sandwich" e, vistas bem as coisas, até pode dispensar o pão e passar a prato!

    ResponderEliminar
  8. Que maravilha!!! Cozinhar em fogo brando por muito tempo deixa mesmo a carne à derreter na boca. E este tempero então...já anotado.Bjs

    ResponderEliminar
  9. Aqui está uma receita que eu vou ter que experimentar. Parece muito apetitosa...e achoq ue é uma daquelas receitas que todos devemos fazer/provar pelo menos uma vez na vida. :D
    Beijinhos.
    Susana B.

    ResponderEliminar
  10. Carne de porco como raramente, mas é uma delícia, principalmente com todos esses temperos.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  11. hum tao bom, deve ficar super tenrinha esta carne.
    beijinhos

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !