6 de fevereiro de 2009

Lombos de salmão com crosta de pesto



Esta receita não pode ser mais simples, todavia fica extremamente saborosa. A textura é muito agradável, assim como o paladar. Até o meu marido - que não morre de amores por pesto, gostou imenso.

Ingredientes para 4 pessoas

- 2 chávenas* de migalhas frescas de pão
- 1/2 chávena de molho pesto clássico
- sal & pimenta
- 4 lombos de salmão sem pele nem espinhas

* 1 chávena (xícara) = 1 boião (pote) de iogurte (1 cup = 250 ml)

Preparação

Pré-aquecer o forno a 200ºC. Forrar uma assadeira com papel vegetal e reservar.

Misturar muito bem as migalhas de pão com o molho pesto. Reservar.

Temperar o peixe com sal e pimenta. Distribuir o preparado de pesto por cima dos lombos de salmão, pressionando bem com as pontas dos dedos.

Colocar os lombos de peixe na assadeira e levar ao forno por 15-20 minutos, ou até obter o grau de cozedura desejado.

Retirar do forno e servir de seguida, acompangando com legumes cozidos à gosto.

Nota : receita adaptada da revista Blue Cooking - Outubro 2008

Pimenta : Pimenta do reino
Papel vegetal : Papel manteiga

16 comentários:

  1. huim elvira ate eu ia adorara esta maravilha.
    esta muito bonito.
    bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Estou com filés de pescada imaginando o que iria fazer....achei!!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Elvira, acomo sempre as tuas receitas fazem-me ficar com água na boca!!! Já estava com saudades do teu cantinho!! Beijocas fofas

    ResponderEliminar
  4. Gostei imenso!
    Deve ficar com um sabor muito especial... tenho de experimentar!

    ResponderEliminar
  5. Olá Elvira,
    Um receita a experimentar, até porque tenho um frasco de pesto guardado na despensa, que o meu marido também não é grande apreciador.
    O aspecto é delicioso!
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Eu gostei muito da receita, bem pratica, mesmo á minha medida.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Uhnn Elvira! Tenho um Salmão no congelador, acho que já sei o que fazer com ele ;)

    bjos

    ResponderEliminar
  8. Mas fica com uma cara ótima!
    Parece crocante.
    Kisss^^

    ResponderEliminar
  9. Adoro pesto.
    Este salmão ficou com um aspecto delicioso.
    Feliz fim de semana x

    ResponderEliminar
  10. delicioso!
    já experimentei e é uma belíssima alternativa ao sabroso salmão grelhado.

    :)

    ResponderEliminar
  11. que coincidência engraçada: o meu marido também não morre de amores por pesto.
    Será que ele vai gostar?
    Bem... se ele não gostar eu como a parte dele... rsrsrs

    ResponderEliminar
  12. adorei a receit..fico imaginando o sabor..salmão é tudo de bom..e..com ^sse pesto..ficou demais..bjus

    ResponderEliminar
  13. Esta receita me conquistou, uma combinação que vou experimentar.
    Bjs!

    ResponderEliminar
  14. Cara Elvira, hoje fiz esta receita para o almoço - a ideia era fazer os teus lombinhos de porco com mostarda, mas ontem o marido abriu um frasco de pesto, por engano, e fui obrigada a alterar o menú.
    Gostámos imenso - o marido gostou do sabor, eu confesso que gostei ainda mais da simplicidade! Havemos de repetir em breve. Obrigada pelas maravilhosas receitas.

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !